Dia Internacional da Mulher: Teatro Maria Clara Machado oferece programação em homenagem

0
348
Avaliação:

Dia Internacional da Mulher: Teatro Maria Clara Machado oferece programação em homenagem

Foto: Site Prefeitura Rio

Conforme informações do SITE DA PREFEITURA RIO, o mês da mulher ganhou uma programação inteiramente especial no Teatro Maria Clara Machado, com produções feitas e apresentadas por elas e, em março, o espaço recebe oito espetáculos e uma oficina de yoga, na Mostra Mulheres em Cena.

Diretor artístico do Teatro Maria Clara Machado e curador da Mostra Mulheres em Cena, Antonio Gilberto ressalta a importância desta programação. “No momento em que nós estamos, com tantas questões relacionadas às mulheres em pauta, acho fundamental que se comemore esse Dia Internacional da Mulher e, como a nossa área é artística, temos que comemorar fazendo arte”, diz ele.

Além das apresentações, no dia 8 de março, às 16h, será realizada a mesa redonda Mulheres e Violência, com participação da subsecretária Rachel Valença, a cineasta Eunice Gutman e a autora de teatro, roteirista e atriz, Renata Di Carmo. A entrada é gratuita.

No primeiro dia, a mostra recebe a estreia nacional da peça “Mujeres de Arena”. O texto mexicano, que já foi apresentado em três continentes, relata casos de feminicídio e desaparecimento de mulheres com números atualizados e imagens das vítimas. “Já começamos com um tiro no peito, porque as pessoas fingem que isso não existe”, afirma a diretora e atriz, Rosite Val.

Criadora do “Cheiro de manga”, Laura de Castro ressalta a importância do destaque à causa feminina. “A gente se sente confiante fazendo parte desta rede, unidas umas às outras”, afirma ele, apontando uma brecha na área. “Ainda há poucas mulheres atuando na técnica”.

PROGRAMAÇÃO

MUJERES DE ARENA

7 e 8 de março, às 21h

É um grito de denúncia contra os feminicídios e os desaparecimentos de mulheres que ocorrem no Brasil e na América do Sul.

Texto: Antonio Cerezo Contreras, Marisela Ortiz, Denise Dresser, Malú Garcia Andrade, María Hope Eugenia Muñoz, Servando Pineda Jaimes e Juna Ríos Cantú; 

Dramaturgia: Humberto Robles;

Figurino: Carol Bianque; Direção e atuação: Rosite Val.

SILÊNCIOS CLAROS

9, 10 e 11 de março, às 20h

Quatro contos de Clarice Lispector (O Grande Passeio, Uma Tarde Plena, A Fuga e Uma Galinha), sem adaptações, reunidos num espetáculo com leitura dinâmica.

Textos: Clarice Lispector; Cenografia: Jorge Roriz; Figurino: Kiara Bianca; Direção: Fernando

Philbert; Atuação: Ester Jablonski.

PEÇA DE CÂMARA PARA 1 ATRIZ E 4 PERSONAGENS

14 e 15 de março, às 21h

O espetáculo apresenta os dramas de três mulheres que vivem sob o mesmo teto e o reencontro com o homem que está ligado a todas elas.

Texto: Maria do Rosário de Assumpção Braga; Direção e atuação: Duaia Assumpção.

UMA CIRANDA PARA MULHERES REBELDES

17 de março às 21h e 18 de março às 20h

Criado coletivamente a partir de uma pesquisa sobre a vida de quatro mulheres que estiveram envolvidas com a Revolução Russa de 1917.

Texto: Adriana Maia, Ana Achcar, Anna Wiltgnen e Dadá Maia; Cenografia: Adriana ferreira;

Figurino: Flávio Souza; Elenco: Adriana Maia, Ana Achcar, Anna Wiltgnen e Dadá Maia.

UM ATO

21 e 22 de março, às 21h

A peça é composta de pequenas histórias e poemas, dos autores e poetas que constroem um caminho de pensamento sobre as violências que temos vivido.

Texto: Affonso Romano de Sant’anna, Eduardo Galeano, Paulo Leminski, Mario Quintana, Viviane Mosé e Wislawa Szymborska. Cenografia: André Palatnic; Figurino: Ronald Teixeira. Atuação: Marcia do Valle.

EU É NÓS

23 e 24 de março, às 21h e 25 de março às 20h

A obra surgiu a partir da palavra “desamparo” encontrada no livro “Quem pensas tu que eu sou?”, de Abrão Slavutzky. Processo colaborativo: Abrão Slavutzky, Leonardo Netto e Suzana Saldanha; Dramaturgia: Suzana Saldanha; Direção: Luis Artur Nunes; Atuação: Suzana Saldanha.

CHEIRO DE MANGA

Com dança, teatro, canto e música, tem o objetivo de mostrar a pluralidade da arte.

28 e 29 de março às 21h

Criação e interpretação: Laura de Castro; Trilha sonora original: Eduardo Rezende.

O CHEIRO DA FEIJOADA

O monólogo musical mostra a memória de uma lavadeira, preta velha centenária, que conta a história do prato enquanto canta samba, xotes e funk.

30 e 31 de março, às 21h e 1o de abril às 20h

Texto: Thomas Bakk; Cenografia: Iléa Ferraz; Figurino: Thaís Delgado; Direção e atuação: Iléa Ferraz.

YOGA DANCE PARA MULHERES (OFICINA)

24 e 31 de março às 14h

Aula e vivências da filosofia do Sagrado Feminino.

Facilitadora: Mariah Mariana

SERVIÇO

Teatro Maria Clara Machado (Avenida Padre Leonel Franca 240, Gávea)

Telefone: 2274-7722

Ingressos (peças e oficina): R$ 40

Horário de funcionamento da bilheteria: terça a sábado, das 14h às 21h; domingo às 14h às 20h.

Pagamento em dinheiro.

 

Fonte: http://prefeitura.rio/web/guest/exibeconteudo?id=7717773

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here