Saiba mais sobre autobronzeadores para deixar a sua pele da cor do verão
Sim! É possível que seu corpo fique bronzeado sem o sol. Entenda mais!
Autobronzeadores são cosméticos que deixam a sua pele bronzeada sem ficar exposta ao sol. Se você acha suspeita a ideia, a boa notícia é que os produtos são seguros e não causam riscos à saúde quando usados corretamente. São, inclusive, menos nocivos que o sol, uma vez que não provocam envelhecimento ou câncer de pele.
Outra vantagem dos autobronzeadores é que eles não saem com a transpiração e nem no banho ou mergulho. A cor sai da pele com a descamação natural das células de forma gradual. Se você gostou da ideia e quer saber mais sobre o assunto, continue lendo e conheça o autobronzeamento.
O que são autobronzeadores?
Os autobronzeadores existem em forma de creme, loção, espuma ou gel com uma substância chamada dihidroxiacetona (DHA).
Essa substância vai deixar a sua pele mais escura, com cor de bronzeamento natural, por meio de uma reação química nas células mais superficiais da epiderme, que formam a melanoidina (pigmento responsável pelo bronzeamento).
Sua fórmula é atóxica e não cancerígena, portanto, não precisa ter medo. Você pode adquirir a cor do verão mesmo sem o sol tranquilamente. Mas atente-se aos cuidados quando for utilizar o produto. Veja mais a seguir.
Quais os cuidados necessários ao utilizar autobronzeadores?
Faça um teste antes
Primeiramente, você precisa fazer um teste antes de utilizar o produto. Para isso, passe uma pequena quantidade em um lugar escondido do corpo para ver se vai dar alguma alergia e se a cor que o produto deu à sua pele é a que você deseja.
Lave bem o seu corpo antes de utilizar o produto
Você também vai precisar, durante o banho, lavar todo o seu corpo com uma bucha vegetal, antes de passar o autobronzeador. Isso vai remover as células mortas e aumentar a durabilidade do produto, além de deixá-lo mais uniforme na sua pele.
Passe protetor solar
Outro cuidado importantíssimo que você precisa ter é cuidar da sua pele ao ser exposta ao sol, pois o produto não tem efeito protetor e tampouco garante resistência ao sol. Sendo assim, utilize sempre protetor solar.
Contraindicações e cuidados especiais
Tome cuidado também para não inalar o produto ou aplicá-lo nas membranas mucosas (olhos e nariz). Os autobronzeadores não são recomendados para crianças e nem para pessoas alérgicas a seus componentes. As grávidas devem atentar-se à maior probabilidade de alergias.
Como utilizar os autobronzeadores?
Como citado acima, primeiramente lave o seu corpo e seque-o muito bem. Depois, tire todas as bijuterias e acessórios e coloque uma luva para não sujar suas mãos e unhas. Não utilize nenhum creme além do autobronzeador.
Se preferir, você também pode colocar biquíni ou sunga para ficar com aquela famosa marquinha. Escolha peças velhas, pois pode sujar a sua roupa de banho durante a aplicação. Utilize uma pequena quantidade de produto e passe-o fazendo movimentos circulares pelo corpo.
Agora vamos ao passo a passo da aplicação:
1 — Comece passando, espalhando muito bem, nas pernas e no bumbum. Evite múltiplas passagens, e os pés e joelhos devem receber menos produto (a região é ressecada e fica mais escura que em outras partes do corpo).
2 — Passe nos braços, até às mãos, barriga e peito. Coloque menos produto nas axilas e cotovelo para não ficar mais escuro.
3 — Peça ajuda para alguém passar o produto nas costas e em toda a região do pescoço.
4 – Para passar no rosto, primeiramente coloque o produto nas mãos e espalhe-o. Passe-o delicadamente sobre a testa, maçã do rosto, dorso do nariz, queixo e orelhas.
5 – Após isso, tire as luvas e passe o autobronzeador nas mãos.
6 – Espere secar de 15 a 30 minutos. Não coloque roupa durante esse período.
Após a aplicação:
Geralmente, o efeito de autobronzeamento começa a aparecer três horas depois e somente após 24 horas a sua pele fica com a cor totalmente bronzeada. É indicado tomar banho e praticar exercícios físicos oito horas após a aplicação. Em média, seu efeito dura uma semana.