Bondinho Pão de Açúcar participa da Hora do Planeta em alerta sobre aquecimento global
No dia 24 de março, das 20h30 às 21h30, milhares de cidades e monumentos ao redor do mundo apagarão suas luzes para chamar a atenção da sociedade sobre a urgência em combater o aquecimento global. O Bondinho Pão de Açúcar, cartão-postal que representa o Rio de Janeiro internacionalmente, participará mais uma vez da Hora do Planeta, ação lançada pela ONG WWF.
As mudanças climáticas colocam em risco de extinção espécies de plantas e animais nas áreas mais naturais do mundo, caso as emissões de carbono continuem a subir. A Amazônia, por exemplo, pode perder 69% das suas espécies de plantas até a virada do século. O dado foi publicado pela revista Climatic Change, a alguns dias da Hora do Planeta.
Por conta dessa realidade, o Bondinho Pão de Açúcar tem se dedicado em projetos de conservação ambiental. Além de participar da Hora do Planeta, a empresa adota 40mil m² de áreas verdes da unidade de conservação do Pão de Açúcar, dentre elas a Trilha do Morro da Urca e a Pista Cláudio Coutinho – áreas da Mata Atlântica, de grande valor socioambiental.
“Empresas e cidadãos devem ser atuantes em prol da conservação ambiental. A natureza tem nos mostrado que essa é uma causa urgente. Estamos baseados em uma área de conservação e entendemos a importância de cuidar e devolver à natureza todo o bem que ela nos traz” afirma Roberta Pena, engenheira ambiental do Bondinho.
Através de práticas sustentáveis, o ponto turístico transforma seus resíduos sólidos em matéria prima e adubo e utiliza sistema regenerativo de energia no seu transporte e energia renovável no complexo turístico.
“Tocamos diversos projetos ambientais, como Educa Bondinho, programa de educação ambiental que recebe por ano mais de 10 mil alunos e professores todos os anos. Dar visibilidade a esse tema é papel de todos nós.” explica Roberta.
Fonte: Felipe Teixeira FSB Comunicação