Como funciona peeling químico para tratar a pele?

0
149
5/5 - (2 votos)

Como funciona peeling químico para tratar a pele?

Saiba quais são os benefícios desse tratamento estético, para quem é indicado e quais cuidados devem ser tomados antes e depois de sua realização.

Na busca pela renovação da pele, para deixá-la mais saudável e bonita, um tratamento estético que vem fazendo sucesso é o peeling químico. Se você faz parte do time de pessoas que já ouviu falar sobre essa técnica, mas ainda não sabe muito bem como ela funciona, confira abaixo como o procedimento pode ajudar na sua rotina de cuidados com a pele.

O que é peeling químico?

O peeling químico é um tipo de tratamento estético realizado a partir da aplicação de produtos ácidos sobre a pele. Com essa técnica, é possível fazer a retirada das camadas mais danificadas, promovendo o crescimento de uma nova camada na região.

Essa descamação acelera o processo de renovação celular da pele, resultando em uma aparência muito mais uniforme e saudável, com aspecto de nova.

Indicações

Por ser responsável pela renovação da pele, o peeling químico é indicado principalmente para quem busca a eliminação de manchas, rugas e linhas de expressão.

Recomendado tanto para homens quanto para mulheres, o tratamento estético também aumenta a elasticidade da pele, além de auxiliar no tratamento de acne e na diminuição de pintas e cicatrizes, por exemplo.

Tipos de peeling químico

O peeling químico pode ser feito na pele das regiões do rosto, mãos e pescoço. Ele pode ser realizado de três formas diferentes, cada uma de acordo com o objetivo do tratamento e as necessidades da pele. Confira abaixo mais detalhes.

  • Peeling químico superficial: remove apenas a camada mais superficial da pele, conhecida como epiderme, e é indicado principalmente para o clareamento ou remoção de manchas, marcas de acne e rugas suaves. Algumas das substâncias usadas são ácido retinóico, ácido glicólico, ácido tricloroacético e ácido salicílico;
  • peeling químico médio: técnica utilizada para o tratamento de acne e rugas mais profundas, agindo nas camadas externa e média da pele. Também auxilia na melhora de cicatrizes superficiais, pele fotoenvelhecida, sulcos suaves a moderados e alguns casos de hiperpigmentação. As principais substâncias usadas no peeling químico médio são o ácido glicólico com ácido tricloroacético, em combinação;
  • peeling químico profundo: neste caso, o tratamento remove as camadas mais profundas da pele, trazendo resultados excelentes para casos de danos causados pelo sol, rugas faciais profundas, manchas e lesões pré-cancerígenas. A fórmula mais usada no peeling químico profundo é o fenol, e pode ser que seja necessária a aplicação de anestesia local ou sedação.

Principais benefícios

O tratamento com peeling químico costuma já apresentar resultados na pele do paciente logo após a primeira sessão. Além de gerar o rejuvenescimento facial e tratamento de marcas e manchas, a técnica também auxilia a eliminar rugas e linhas de expressão.

Outros benefícios gerados pelo peeling químico são a redução da oleosidade e aumento na produção de colágeno, além de atuar na prevenção de cravos e espinhas e na melhora da aparência da pele.

Cuidados antes do peeling químico

Por se tratar de um procedimento estético que pode atingir até mesmo camadas mais profundas da pele, é fundamental que o paciente tome alguns cuidados antes de iniciar o peeling químico.

Em primeiro lugar, é fundamental se assegurar de que o tratamento será realizado por um profissional qualificado e experiente. Além disso, sempre o informe sobre qualquer risco de gravidez, uso de anticoncepcionais e históricos familiares relacionados às condições de pele.

Cuidados pós-procedimento

Os cuidados também devem ser estendidos ao período após a realização do peeling químico. Evitar exposição ao sol e reforçar o uso de filtro solar, até mesmo em dias nublados, são precauções fundamentais.

O uso de cremes cicatrizantes e calmantes para a pele também é indicado, além da aplicação de água termal na região tratada. Além disso, é importante que não seja feita a retirada das casquinhas, evitando que manchas se formem. Elas devem cair naturalmente durante o período de cicatrização.

 

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here