Entenda como a tecnologia pode facilitar a maternidade
A tecnologia pode se tornar uma grande aliada em atividades simples do dia a dia, desde o cuidado com o bebê até o de crianças maiores
A cada geração o comportamento em relação à tecnologia muda. Se para os pais da década de 90 a internet ainda era uma novidade, para quem tem filhos agora o celular já é um elemento indispensável.
E com tanta tecnologia apresentada o tempo todo, será que ela pode facilitar a maternidade? Seja ao criar um quarto de bebê inteligente ou a organizar a rotina, a resposta para a pergunta é sim. Entenda mais sobre esse assunto!
Oportunidade de aprender com outras mães
Se antes as dúvidas eram tiradas com pessoas da família, agora, quando acontece algo diferente, você pode encontrar apoio em outras mães em qualquer parte do mundo.
Há casos em que seu bebê ou criança mais velha tem comportamentos fora do padrão vivido pelas outras crianças da família. De repente, em uma conversa rápida na rede social, você já encontra outra mãe na mesma situação e sabe como proceder ou se existem motivos para se preocupar.
Monitorar onde a criança está
Este é um dos principais benefícios para as mães. No caso dos bebês, é possível monitorar o sono, se o pequeno está dormindo ou acordou e está quietinho no berço.
Agora, para as mães de crianças maiores e que já se viram sozinhas, a oportunidade é de monitorar onde estão ou se tudo vai bem em casa. Só é preciso tomar cuidado para não ser invasiva.
Uso de aplicativos de lembrete
Os apps de lembretes são úteis tanto na rotina de trabalho home office quanto em outras atividades da casa. Você pode usá-los para lembrar da próxima consulta no pediatra, das próximas vacinas ou do passeio da escola.
Também é indicado usar nas atividades rotineiras da mãe, como hora de tirar um tempo para si, de tomar um remédio e até de ir dormir.
Apoio dos buscadores para dúvidas das crianças
As crianças são curiosas por natureza e chega aquela fase em que elas vão perguntar sobre um determinado assunto e vão querer saber mais sobre ele. No lugar de respostas evasivas ou de dizer que ela ainda não tem idade, você conta com a ajuda dos buscadores.
Basta ligar o computador ou pegar o celular e fazer uma pesquisa rápida: “como falar sobre o assunto X com uma criança de até 7 anos”. Inclusive, a dica é útil para trabalhar temas que você não domina tão bem, mas seu pequeno já tem curiosidade em aprender.
Diversificação das brincadeiras
Como anda sua criatividade para as brincadeiras? É provável que você conheça algumas que fizeram parte da sua infância, mas dá para inovar facilmente graças à tecnologia.
Além de permitir que a criança assista a filmes e desenhos animados no tablet ou celular, você pode buscar no Google brincadeiras que ajudem a entreter o pequeno, seja em casa ou em viagens.
Fotos para guardar a qualquer momento
Esse é um dos benefícios mais gostosos que a tecnologia entregou para as mamães. Se no passado, na época das câmeras analógicas, era preciso estudar momentos para tirar as fotos, agora, é só estar com o celular na mão.
Isso significa que você terá variadas recordações e tudo o que precisa é ter um local para guardar essas fotos digitais, seja na nuvem, seja em pendrives e HDs externos.
Organização da rotina da mãe e da criança
Os pequenos precisam de uma rotina organizada para se sentirem tranquilos. Então, mesmo que você tenha um bebê, é indicado determinar horários para dormir, brincar e se alimentar.
A ideia é conciliar a sua agenda com a da criança e a tecnologia consegue fazer isso com praticidade. Inclusive, por meio dos aplicativos, a mãe pode até mandar lembretes para filhos mais velhos sobre atividades agendadas, como uma ida ao dentista ou uma aula de inglês.