Como garantir a segurança de casas lotéricas?

0
118
Como garantir a seguranca de casas lotéricas
Avaliação:

Como garantir a segurança de casas lotéricas?

Saiba o que é preciso avaliar para garantir a segurança de funcionários e clientes nesses estabelecimentos

 

Um dos comércios que mais movimenta dinheiro vivo diariamente são as casas lotéricas. Clientes as utilizam para pagar contas, fazer depósitos, transferências e sacar dinheiro. Por causa do grande volume de movimentação, esses estabelecimentos acabam concentrando uma grande quantidade de dinheiro, o que demanda cuidados redobrados para se proteger de tentativas de assalto.

 

Contudo, uma das dúvidas sobre como abrir uma lotérica que os interessados têm é: como garantir a segurança nelas? Quais atitudes precisam ser adotadas? Neste texto, conheça as principais medidas protetivas para garantir isso.

O que avaliar ao montar a segurança de casas lotéricas?

Existem alguns pontos cruciais quando o assunto é a segurança em casas lotéricas. Quem é responsável por administrar uma precisa avaliar essas questões, garantindo, assim, a segurança tanto dos funcionários quanto dos clientes.

 

A blindagem é um desses aspectos. É imprescindível instalar vidros blindados, pois eles garantem a proteção dos funcionários em casos de tentativas de assalto a mão armada, evitando também furtos. Desde que as lotéricas passaram a adotar vidros blindados, o número de furtos nesses locais caiu consideravelmente.

 

Outra ferramenta muito útil para a proteção das lotéricas são os alarmes, mas é fundamental que os funcionários saibam utilizá-los de forma correta. Quem trabalha na lotérica precisa sempre verificar se o alarme está ativado e, caso ele toque em momentos inadequados, é importante trocá-los para outro mais preciso. Uma boa dica é considerar a instalação de alarmes silenciosos, o que permite que os funcionários acionem a polícia e empresas próximas sem que os infratores sejam alertados.

 

A importância das câmeras de segurança

Câmeras de segurança também são aliadas importantes. O ideal é encontrar os pontos certos para colocá-las, sendo que elas devem estar em posições de difícil visualização, para que infratores não a danifiquem em caso de tentativa de furto. Outro ponto-chave é que a imagem das câmeras deve ser visível apenas para o controlador delas, não estando aberta para o público.

 

Inclusive, é importante colocar aqueles clássicos avisos de “Você está sendo filmado”. Essa é uma atitude simples, mas que faz diferença, pois ajuda a diminuir a ação de possíveis criminosos que ficam intimidados ao saberem que estão sendo monitorados.

 

Além da gravação em vídeo, outro recurso que pode e deve ser utilizado é a gravação de áudio. Esse sistema deve ser muito difícil de ser acessado, evitando que as fitas com as gravações sejam destruídas. Dessa forma, caso a lotérica seja invadida e as câmeras sejam destruídas, ainda haverá a gravação em áudio que pode ajudar na identificação dos infratores.

 

Outro ponto de atenção necessário diz respeito à disposição dos guichês. Não é uma boa ideia colocá-los próximos à entrada, já que isso facilita furtos. Em vez disso, eles devem ficar recuados em relação à entrada, o que faz com que os operadores de caixa tenham boa visão do estabelecimento. Inclusive, é importante instruí-los para que o caixa não coloque muitos bilhetes no vidro, pois isso cria pontos cegos e impede acompanhar o movimento dentro da lotérica.

 

Por fim, além do estabelecimento em si, também é importante estar atento à parte da frente da lotérica. O lotérico precisa ter uma visão ampla da segurança e considerar o entorno do estabelecimento. Por exemplo, a parte de frente da loteria não deve ter árvores mal podadas ou outros objetos que bloqueiem a visão, uma vez que isso dificulta a vigilância natural da lotérica.

 

Além disso, é importante estar atento a possíveis terrenos baldios no entorno, pois esses são possíveis pontos onde infratores podem se esconder. Caso exista um lugar assim, o ideal é realizar um contato com o proprietário ou o serviço público para dar uma finalidade para aquele ambiente.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here