Além do churrasco: 8 receitas surpreendentes para fazer na grelha

0
119
Além do churrasco_ 8 receitas surpreendentes para fazer na grelha
Além do churrasco_ 8 receitas surpreendentes para fazer na grelha
5/5 - (2 votes)

Além do churrasco: 8 receitas surpreendentes para fazer na grelha

Desvende novos sabores usando sua churrasqueira

 

O churrasco Ă© parte da cultura culinĂĄria brasileira. Alguns estados, como o Rio Grande do Sul, sĂŁo tĂŁo fĂŁs de carnes, que sĂŁo conhecidos pela popularidade do seu churrasco, sendo um sĂ­mbolo do povo da regiĂŁo.

Entretanto, além das carnes, as grelhas para churrasco podem ajudar no preparo de muitos outros alimentos, com receitas inusitadas e saborosas. Inclusive, os churrascos podem ser mais democråticos, com opçÔes veganas e vegetarianas.

O gosto da brasa pode acentuar texturas e até modificar a forma como encaramos alguns pratos, dando novos aromas e possibilidades de consumo.

A seguir, indicamos algumas receitas para que vocĂȘ se aventure e dĂȘ um novo significado para a sua grelha.

1. Abacaxi com canela

Para essa receita, vocĂȘ precisarĂĄ de: 1 abacaxi; 1 xĂ­cara de açĂșcar cristal; 1 xĂ­cara de canela moĂ­da.

Corte o abacaxi em rodelas e reserve. Misture o açĂșcar e a canela, depois passe o abacaxi nessa mistura.

Apesar do doce do abacaxi, o açĂșcar Ă© importante para caramelizar a fruta. VĂĄ virando a rodela aos poucos atĂ© que fique dourado.

2. Cebola na brasa

VocĂȘ precisarĂĄ de cebolas inteiras e temperos a gosto.

Coloque as cebolas em um espeto e posicione-o a 40 centímetros do fogo. Deixe que asse até que as cascas comecem a ficar pretas. Retire as cascas, corte a cebola e tempere como preferir. Esse prato serve tanto de entrada quanto de acompanhamento para carnes e saladas.

3. Abobrinha

Os ingredientes para esse prato sĂŁo abobrinhas, suco de limĂŁo, azeite de oliva, sal e ervas finas.

Corte as abobrinhas em fatias. Besunte-as no limĂŁo, em seguida o azeite e os temperos de sua escolha. Garanta que os dois lados receberĂŁo essa mistura.

Coloque as fatias de abobrinhas na grelha e vå virando aos poucos, até que fiquem douradas e macias.

4. Banana da terra

A banana da terra é usada para compor muitos pratos, além de ser o ingrediente principal em diversas receitas.

Para o churrasco, cozinhe por 5 minutos a banana a fogo médio, com casca. Pegue as bananas e corte-as em fatias na vertical. Pincele óleo de coco, se quiser que fiquem mais douradas, mas não é essencial.

Deixe que asse na grelha até que mostre sinais de que estå assada. Finalize com canela.

Elas podem ser servidas com doce de leite ou sorvete, funcionando como uma Ăłtima sobremesa.

5. AbĂłbora japonesa

Apesar da casca dura, a abĂłbora japonesa fica deliciosa se assada na brasa.

Corte a abóbora em triùngulos. Pincele azeite de oliva nelas e salpique sal a gosto. Coloque os pedaços na grelha até que fiquem macios e dourados.

Caso a abĂłbora esteja muito dura, vocĂȘ pode cozinhĂĄ-la um pouco antes de cortar, mas cuidado para que nĂŁo fique muito mole.

6. Batata

Com casca, fure superficialmente a batata. Salpique sal e acrescente alecrim fresco. Enrole-as em papel alumĂ­nio e leve para o fundo da churrasqueira.

Atenção, para que as batatas não queimem, coloque-as na lateral da churrasqueira e não em cima da brasa. Deixe que asse por aproximadamente 40 minutos. Vå furando com um garfo para saber quando estiver macia.

7. Mandioca

Corte as mandiocas em pedaços pequenos a médios. Coloque-os em uma forma, acrescente ågua até metade do recipiente e sal e cubra com papel alumínio.

Leve a forma para a churrasqueira e deixe cozinhar por aproximadamente 60 minutos. Retire o papel alumínio e coloque os pedaços de mandioca diretamente na grelha.

Vå virando aos poucos e deixe assar até que fiquem douradas.

8. Peixe na folha de bananeira

Essa é uma exótica opção com carne branca para aqueles que não consomem carne bovina ou suína.

Encontre folhas de bananeira, limpe-as e reserve-as.

Escolha o peixe de sua preferĂȘncia. É mais recomendado que seja de ĂĄgua doce, como o pacu. Limpe-o e faça um corte em sua barriga.

Regue-o com uma mistura de suco de limĂŁo (tahiti ou siciliano), sal, azeite, alho e cebola ralados, junto com os demais condimentos que preferir. Garanta que o tempero esteja bem espalhado ao longo do peixe.

Faça uma farofa e deixe-a Ășmida com azeite de oliva ou azeite de dendĂȘ e recheie o peixe. ApĂłs recheĂĄ-lo, sele-o com ervas e azeite e envolva-o na folha de bananeira untada. Amarre com tiras da prĂłpria folha de bananeira.

Leve-o para a grelha e deixe assar por aproximadamente 90 minutos. Deixe uma fresta na folha de bananeira para acompanhar o cozimento. Quando estiver macio, retire da brasa.

 

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here