Principais tipos de laranja produzidos no Brasil

0
6
Principais tipos de laranja produzidos no Brasil
5/5 - (2 votes)

Principais tipos de laranja produzidos no Brasil

O país produz uma grande variedade da fruta

 

Publicidade

O Brasil é o principal produtor e exportador de laranja no mundo, sendo o responsável por cultivar três de cada quatro frutas que circulam no planeta. Além de desempenhar um papel fundamental na balança comercial nacional, a laranja também está bastante presente na dieta do brasileiro, sendo consumida in natura, em sucos, saladas, entre outros.

 

Mas você sabe quais são os principais tipos produzidos no país? E quais são as diferenças que cada uma das variedades apresenta? O texto abaixo traz os principais tipos para que você possa entender tudo sobre eles.

Laranja-pera

Essa laranja é uma das mais queridas pelos brasileiros, caracterizada por ter poucas sementes, é ligeiramente alongada, pequena e tem uma casca lisa e esverdeada. Ela é produzida durante todo o ano, tendo uma pequena redução durante o inverno e, como é normal em outras frutas secas, conta com elevado teor de vitamina C, nutriente importante para o reparo celular e crescimento ósseo em crianças e adolescentes.

 

Entre os tipos de laranja, ela é a mais indicada para consumir in natura ou preparar sucos. Ela também é uma boa pedida para fazer parte da salada de frutas e até mesmo como um tira gosto para acompanhar a tradicional feijoada, um dos pratos típicos mais famosos do Brasil.

Laranja-lima

Entre as diferentes variedades de laranja, esse é o tipo menos ácido da fruta. Ela é maior do que a laranja-pera e apresenta uma casca lisa e alaranjada ou amarelada, além de ter um sabor mais adocicado. A safra deste tipo de laranja é mais forte durante o inverno e a primavera.

 

Justamente por ter um sabor mais doce, esse é o tipo que é normalmente apresentado para as crianças primeiro, sendo mais facilmente aceito para fazer parte da dieta alimentar. Com isso, elas consomem desde cedo uma opção saudável e nutritiva de lanche.

Laranja-natal

Outra variação que é muito produzida e consumida no Brasil é a laranja-natal, apresentando uma cor predominantemente amarela e aspecto oval. No Brasil, a sua produção é feita durante o segundo semestre, período do ano que é mais quente e chuvoso.

 

A fruta oferece um suco abundante, doce e na cor amarelo vivo. H√° v√°rios produtores que optam pela t√©cnica de cruzamento de mudas, que resulta em vers√Ķes h√≠bridas como a laranja piralima e laranja-pera natal. Assim, elas apresentam caracter√≠sticas intermedi√°rias, como sabor e concentra√ß√£o de polpa.

Laranja Hamlin

J√° este tipo costuma ser cultivado entre as esta√ß√Ķes do outono e inverno. Ela √© uma variedade que tem poucos a√ß√ļcares, alto teor de fibras e baixa concentra√ß√£o de suco na polpa. A sua casca √© mais fina que as demais e a colora√ß√£o √© amarelada, al√©m de apresentar um sabor √°cido.

 

Por outro lado, esse √© um tipo que tem um crescimento mais r√°pido do que os demais e ainda ocorre em um per√≠odo de entressafra se comparado aos demais. Com isso, ela se tornou uma das op√ß√Ķes mais utilizadas pela ind√ļstria na produ√ß√£o de sucos org√Ęnicos naturais concentrados.

Laranja Bahia

Também popularmente conhecida como baianinha, este é um tipo que tem cor laranja, casca grossa e que é considerada uma das frutas típicas do outono. A sua identificação é bem fácil, pois ela apresenta uma saliência na casca (em alguns lugares, conhecido como umbigo), o que a torna diferente das demais.

 

Com um sabor ácido adocicado, ela também é uma boa opção para fazer suco. O seu uso na culinária pode ser ainda mais abrangente, visto que não apresenta sementes em sua variedade.

Laranja-da-terra

Por fim, há também a laranja-da-terra, uma variedade que tem uma casca verde enrugada e lembra uma tangerina ou mexerica. Na culinária, ela é utilizada para fazer sucos e, por ter um sabor mais amargo, costuma ser utilizada para a produção de compotas e geleias caseiras.

 

Ela também é um tipo que tem uso medicinal. Entre os usos terapêuticos associados a ela, destaca-se o seu caráter expectorante.

Publicidade

Deixe seu coment√°rio:

Por favor digite seu coment√°rio!
Por favor, digite seu nome aqui