Enriquecimento ambiental: como proporcionar estímulos saudáveis para os pets

0
131
Enriquecimento ambiental como proporcionar estímulos saudáveis para os pets
Enriquecimento ambiental como proporcionar estímulos saudáveis para os pets
5/5 - (2 votes)

Enriquecimento ambiental: como proporcionar estímulos saudáveis para os pets

Entenda por que o seu pet precisa dos estímulos corretos para manter o bem-estar físico e mental

Os tutores de animais de estimação têm muitas dúvidas em relação às boas práticas voltadas para a prevenção de doenças. Investir na alimentação adequada, oferecer um bebedouro pet e realizar visitas periódicas ao veterinário são alguns dos cuidados indispensáveis recomendados.

Além disso, tão importante quanto o cuidado fisiológico é a promoção da saúde mental dos animais de estimação. Muitos tutores têm uma rotina agitada que envolve trabalho, família e estudos. Você já parou para se perguntar como fica o animal de estimação dentro dessa rotina?

Os animais, sejam eles cães, gatos ou bichos de outras espécies, precisam da companhia dos tutores. Sabemos que as pessoas podem não ter tanto tempo disponível para os animais, assim, para garantir a saúde mental dos bichinhos, é recomendado promover o que chamamos de enriquecimento ambiental.

O que é o enriquecimento ambiental?

A expressão “enriquecimento ambiental” é usada para se referir à criação de um ambiente dinâmico e interativo que proporcione ao animal de estimação desafios físicos e mentais similares ao que ele encontraria na natureza.

Esse conceito começou a ser utilizado por veterinários e biólogos em zoológicos de todo o mundo a partir da década de 1970. Desde então, foram desenvolvidos diversos estudos científicos sobre o tema, que tem comprovado como o enriquecimento ambiental é benéfico para a saúde física e mental não só de animais silvestres, mas também de animais de produção e animais domésticos.

Qual a importância de promover o enriquecimento ambiental?

Promover o enriquecimento ambiental ajuda a melhorar a qualidade de vida dos animais de estimação porque oferece a eles a oportunidade de utilizar o corpo e a mente, expressando o comportamento natural da sua espécie.

Em outras palavras, com esse enriquecimento, é oferecido ao animal de estimação a oportunidade de expressar o seu comportamento, interagindo, correndo, caçando e brincando.

Na prática, além de ajudar a combater a obesidade e melhorar a saúde física de uma forma geral, o enriquecimento é um mecanismo de combate aos problemas de saúde mental, já que o animal se mantém ativo e entretido mesmo sem a presença dos tutores. Conheça os principais benefícios:

  • auxilia o gasto de energia física;

  • ajuda na manutenção da saúde mental;

  • promove a conexão com os instintos do animal;

  • favorece o desenvolvimento da inteligência e das habilidades motoras;

  • reduz a agressividade;

  • reduz a hiperatividade;

  • reduz o medo de pessoas e objetos;

  • ajuda a melhorar a confiança e o bem-estar do animal.

Como fazer o enriquecimento ambiental?

Quando falamos em enriquecimento ambiental, estamos falando basicamente em transformar o ambiente do animal em um local interativo, dinâmico e complexo. O local deve estimular e proporcionar desafios mentais e físicos similares ao que ele encontraria se estivesse na natureza.

Provavelmente você já ouviu falar na “gatificação” da casa. Essa prática consiste na criação de espaços, colocação de móveis e brinquedos para que os gatos tenham condições de interagir com esse ambiente. Esse é um exemplo de prática de enriquecimento ambiental voltada para os felinos.

Entre as inúmeras possibilidades, você deve pensar nas necessidades e nas particularidades específicas do seu pet. Os jogos, por exemplo, são uma excelente alternativa para entreter e estimular o raciocínio dos pets. Existem jogos tanto para cães quanto para gatos.

Geralmente, os brinquedos têm espaço reservado para colocar ração ou petisco. Isso estimula o interesse do animal, que vai procurar um meio de obter aquela recompensa.

Os tutores podem espalhar esses brinquedos por diferentes cômodos da casa. Além disso, não esqueça que alguns animais, como os cães, devem ser levados para passear e socializar com outros animais.

Em caso de dúvidas sobre como implementar as melhores práticas de enriquecimento ambiental, converse com o veterinário, ele poderá oferecer ideias e sugestões que se encaixam na sua realidade e nas necessidades do seu animalzinho.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here