Entenda como planejar e melhorar sua alimentação com marmitas

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Entenda como planejar e melhorar sua alimentação com marmitas
Entenda como planejar e melhorar sua alimentação com marmitas
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Entenda como planejar e melhorar sua alimentação com marmitas

Confira as principais dicas para ter uma alimentação saudável dentro da rotina corrida

 

Manter as refei√ß√Ķes planejadas e organizadas √© uma a√ß√£o que deixa o dia a dia mais pr√°tico e saud√°vel. Conciliar a rotina corrida com uma alimenta√ß√£o saud√°vel nem sempre √© f√°cil, mas montando marmitas para a semana fica bem mais tranquilo. Ainda mais quando temos ajuda de facilitadores como marmitas funcionais, fritadeira el√©trica e um card√°pio pronto.

 

Na correria do dia a dia, com trabalho, estudo, casa, boletos, fam√≠lia e vida social, muitas vezes recorremos a alimentos j√° prontos e industrializados, para ter uma refei√ß√£o mais r√°pida e pr√°tica. O problema √© que estes itens geralmente s√£o cheios de a√ß√ļcares e gordura saturada, fazendo mal para nosso corpo e para nossa sa√ļde.

 

Para ajudar na sua rotina alimentar e manter uma dieta mais balanceada e com todos os nutrientes necessários, aprenda a planejar a alimentação da sua semana. Continue a leitura para conferir as dicas que separamos para você.

1.  Escolha um dia da semana para preparar as marmitas

Defina um dia da sua semana para planejar e montar as marmitas dos próximos dias. Geralmente, as pessoas escolhem o domingo, por ser um dia mais livre e menos cansativo, mas fica à sua escolha, da forma que encaixe melhor na sua rotina.

 

No dia escolhido, olhe o card√°pio, pegue todos os itens necess√°rios e comece a produ√ß√£o. Separe algumas horas para esse processo, coloque sua m√ļsica preferida para tocar e v√° com paci√™ncia. Sabemos que demora, mas vale a pena, pois depois disso, voc√™ n√£o precisar√° cozinhar durante o resto da semana.

2.  Planeje um cardápio

O corpo humano precisa de uma grande variedade de nutrientes: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Por isso, quando for fazer o cardápio pense em alimentos que se complementam para levar tudo que você precisa diariamente.

 

Opte por pratos coloridos, cheios de vegetais e legumes, além de proteínas diferenciadas. Prepare seu cardápio com antecedência, para poder comprar todos os ingredientes e não esquecer de nada. Ah, e claro, lembre-se de inovar nos pratos, para não enjoar.

3.  Prefira alimentos mais naturais

A alimenta√ß√£o saud√°vel √© baseada, principalmente, em produtos naturais. Como falado anteriormente, itens processados e industrializados fazem mal √† sa√ļde e devem ser evitados.

 

Por isso, quando for montar suas marmitas saud√°veis, pense em produtos naturais, que sejam, preferencialmente, livres de fertilizantes, agrot√≥xicos e que n√£o sejam transg√™nicos. Prefira itens org√Ęnicos e comida real, como verduras, legumes e frutas.

4.¬† N√£o foque s√≥ nas grandes refei√ß√Ķes

Outro ponto importante da alimenta√ß√£o saud√°vel √© n√£o focar nas marmitas s√≥ nas grandes refei√ß√Ķes, ou seja, almo√ßo e janta. Pense tamb√©m naqueles lanchinhos, os famosos snacks, nos momentos em que beliscamos ao longo do dia.

 

Por isso, fa√ßa tamb√©m alguns lanchinhos saud√°veis e que possam ser guardados e armazenados nas suas marmitas. Algumas op√ß√Ķes podem ser barras de cereal naturais, frutas desidratadas, castanhas e amendoim, biscoitos caseiros saud√°veis e at√© um chocolate meio amargo 70%.

5.  Facilite o dia a dia

Para gastar menos tempo e deixar o dia do preparo da comida mais prático e rápido, invista em itens que vão facilitar o processo. Pense em eletrodomésticos que preparam os alimentos mais rápido, como a fritadeira elétrica, que cozinha e frita sem óleo, ou ainda o forninho elétrico, que é mais rápido que o forno tradicional.

 

Al√©m disso, opte por marmitas de qualidade, que armazenem bem os alimentos e garantam que eles estejam frescos ao longo do dia. Para finalizar, escolha boas op√ß√Ķes de potinhos, que separem a salada do resto da comida, que sejam espa√ßosos e tenham bons lacres.

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