O que é a metodologia Future Thinking?

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 O que é a metodologia Future Thinking?

As metodologias adotadas pelas empresas impactam diretamente nos resultados obtidos. O Future Thinking é uma das mais recentes, visando prever possibilidades futuras e ter mais assertividade. Conheça!

 

Nas √ļltimas d√©cadas, o desenvolvimento tecnol√≥gico modificou muito a vida cotidiana das pessoas e no interior das empresas. A ado√ß√£o de novos h√°bitos a partir da populariza√ß√£o das redes sociais e a digitaliza√ß√£o de in√ļmeros processos, al√©m da cria√ß√£o de novas ferramentas, softwares e metodologias se tornaram cada vez mais comuns.

 

A busca por tomar decis√Ķes de modo assertivo, j√° que elas podem provocar preju√≠zos ou faturamentos milion√°rios, √© uma necessidade cada vez mais forte nas empresas de diferentes segmentos. Assim como antecipar tend√™ncias para criar produtos e estrat√©gias inovadoras para os consumidores.

 

Nos √ļltimos anos, a metodologia do Future Thinking tem ganhado cada vez mais destaque, especialmente para as empresas preocupadas com a sustentabilidade. Confira mais como ela funciona e quais impactos podem ter nos resultados das companhias.

 

O que é

O Future Thinking √© uma metodologia interdisciplinar que explora tend√™ncias e hip√≥teses de modo a antecipar as possibilidades de futuro. Trata-se de considerar criticamente para tomar as melhores decis√Ķes e realizar as a√ß√Ķes mais adequadas no presente.

 

Esse conceito ganhou for√ßa nas √ļltimas duas d√©cadas, especialmente a partir de avan√ßos tecnol√≥gicos e da necessidade de desenvolver uma gest√£o apoiada por recursos de m√©todos estat√≠sticos, interpreta√ß√£o de dados e an√°lise preditiva.

 

Como funciona

O Future Thinking funciona a partir de algumas etapas. A primeira delas é fazer uma pergunta para guiar as atividades da equipe e estabelecer um prazo para respondê-la.

 

Essa pergunta vai servir como guia para determinar o objetivo a ser alcançado. E determinar um prazo ajuda a equipe a organizar a divisão do trabalho de forma integrada e contínua.

 

A pr√≥xima etapa √© revisar o cen√°rio atual em busca de respostas. Isso pode ser realizado a partir de fontes de not√≠cias, organiza√ß√Ķes estat√≠sticas em levantar estat√≠sticas, dados e fazer an√°lises sobre cen√°rios futuros poss√≠veis. Vale buscar pesquisas e estudos para embasar as decis√Ķes.

 

Em seguida, é preciso traçar as possibilidades e uma variedade de resultados. Para isso, é necessário pensar em possíveis cenários futuros e criar diferentes narrativas sobre qual é o futuro esperado, o melhor e o pior futuro possível, quais riscos podem ser minimizados e como.

 

Por fim, a √ļltima etapa √© pensar nos resultados, analisando se as solu√ß√Ķes existentes hoje atendem aos objetivos definidos para o futuro e as alternativas para obter o resultado desejado. A ideia √© que, embora seja imposs√≠vel prever o futuro totalmente com uma total precis√£o, √© fundamental tomar decis√Ķes baseadas em dados e an√°lises bem levantados.

 

Vantagens

Entre os benefícios do Future Thinking, podem-se citar a capacidade de antecipar tendências, antever cenários e criar estratégias para aproveitar as probabilidades consideradas atraentes para o negócio e antecipar as possíveis adversidades e crises para criar estratégias eficazes e rápidas para geri-las.

 

Outra vantagem dessa metodologia é a possibilidade de sair à frente dos concorrentes. Isso implica criar experiências a partir de determinadas trajetórias, considerando as experiências de compra anteriores dos consumidores e reconhecendo quais são as necessidades e expectativas deles para criar produtos e serviços inovadores para satisfazê-las.

 

Outro benef√≠cio √© estar preparado para poss√≠veis problemas e n√£o ser pego de surpresa em momentos de imprevistos ou crises. A pandemia evidenciou isso de maneira muito evidente: empresas que resistiram √† possibilidade de expandir a sua atua√ß√£o no mundo virtual foram ainda mais prejudicadas em compara√ß√£o aos neg√≥cios que j√° haviam aderido a essa tend√™ncia, desenvolvido o seu e-commerce e criado estrat√©gias para engajar o p√ļblico em ambientes digitais.

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