Tabela Fipe: entenda os preços para compra ou venda da sua moto

0
142
Tabela Fipe_ entenda os preços para compra ou venda da sua moto
5/5 - (2 votes)

Tabela Fipe: entenda os preços para compra ou venda da sua moto

Não sabe se vai pagar ou vender sua moto por um valor justo? Então venha entender onde encontrar a média de preços de motos a partir da tabela Fipe

Se vocĂȘ quer comprar ou vender uma moto, precisa saber se o valor que estĂĄ sendo anunciado Ă© realmente justo para o modelo e estado atual do veĂ­culo.

Para isso, vocĂȘ precisa começar a entender melhor o preço de motos para identificar quando ela estĂĄ com valores muito acima ou abaixo da mĂ©dia.

Quem nunca vendeu ou comprou uma moto pode ficar na dĂșvida de qual Ă© o valor mĂ©dio dela e assim acabar caindo em golpes facilmente.

No entanto, saber o valor médio de motos novas, seminovas e usadas é muito simples: basta consultar a tabela Fipe.

Neste artigo, vocĂȘ entenderĂĄ melhor sobre o que Ă© essa tabela, como utilizĂĄ-la ao comprar sua moto e quais critĂ©rios vocĂȘ precisa considerar na hora de comprar.

O que Ă© a tabela Fipe?

Basicamente, a tabela Fipe é uma ferramenta que indica o valor de carros, motos e caminhÔes que são vendidos no Brasil.

Assim, o valor desses automĂłveis, sendo eles novos, seminovos ou usados, Ă© adicionado na tabela de forma mensal para que o pĂșblico tenha uma noção do valor de venda daquele item.

No entanto, apesar da tabela ser utilizada para definir o valor dos automĂłveis, Ă© comum encontrar os mesmos modelos sendo vendidos por valores diferentes do que foi colocado na tabela.

Mas, essa Ă© uma movimentação normal do mercado, jĂĄ que geralmente o valor de um item a venda pode aumentar ou diminuir conforme o interesse do pĂșblico nele.

No entanto, Ă© interessante estar atento Ă  tabela Fipe no momento de comprar ou vender a sua moto, pois ela pode mostrar a vocĂȘ se o negĂłcio que vai fechar Ă© bom ou ruim.

Como a tabela ajuda na compra ou venda de motos?

A tabela Fipe oferece um valor médio de automóveis usados ou novos, o que ajuda a dar uma noção melhor do valor daquele item no mercado.

Dessa forma, ao conhecĂȘ-lo, vocĂȘ consegue ter um aliado na hora de vender ou comprar motos, o que te ajuda em diversos pontos, como os descritos a seguir.

Evita cair em golpes

Motos com valores muito abaixo do mercado podem ser uma grande tentação para aqueles que buscam economizar. Mas, na maioria das vezes, elas podem esconder problemas que vĂŁo dar mais dor de cabeça e fazer vocĂȘ gastar mais dinheiro.

Assim, ao acompanhar os valores da tabela Fipe e ter uma noção melhor do valor da moto que vocĂȘ deseja comprar, Ă© possĂ­vel se livrar de possĂ­veis golpistas e comprar uma moto que tenha qualidade.

Protege contra preços altos

Os golpes nĂŁo ficam restritos somente Ă s motos de valor abaixo do mercado. Aquelas que tĂȘm um valor de venda muito exorbitante podem indicar que o vendedor estĂĄ tentando ganhar a mais com a venda.

Dessa forma, ao saber a mĂ©dia de preço, vocĂȘ conseguirĂĄ ter mais liberdade para questionar o valor e pedir descontos sobre a moto.

Ajuda a definir o valor de venda

Agora, para quem procura vender uma moto, observar a tabela Fipe pode ajudar a definir um valor justo de venda, que nĂŁo seja nem abaixo, nem acima do mercado.

Ao fazer isso, vocĂȘ consegue passar mais confiança para o comprador, que nĂŁo acharĂĄ que pode cair em um golpe ou pagar um valor muito alto na moto.

Permite que vocĂȘ negocie melhor

Por fim, para os perfis de compra e venda, acompanhar a tabela Fipe tambĂ©m ajuda no momento de negociar o valor da moto com mais inteligĂȘncia.

Ao saber o valor médio daquela moto, é possível chegar em um acordo com preços mais justos para os dois lados.

Quais critérios analisar ao comprar ou vender uma moto?

Além da tabela Fipe, é fundamental se atentar a algumas características da moto que podem passar despercebidas no momento de comprar e de vender.

Essas caracterĂ­sticas tambĂ©m ajudam a definir o valor de uma moto e podem dizer se vocĂȘ estĂĄ comprando ou vendendo por um preço justo.

Para isso, é interessante avaliar os seguintes critérios:

  • Quantidade de quilĂŽmetros rodados;

  • Checar a temperatura do motor;

  • Buscar se atentar a ruĂ­dos quando ela estiver ligada;

  • Verificar se tem fumaça saindo do escapamento.

AlĂ©m disso, Ă© importante que vocĂȘ veja a moto pessoalmente em um local com bastante iluminação natural para averiguar o estado da pintura, pedais, punho, e outros elementos da moto.

Também é fundamental fazer um test-drive para analisar o funcionamento dos comandos, e pode ser interessante fazer uma vistoria cautelar para verificar de cima a baixo se a moto possui algum problema.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here