O que é a metodologia Future Thinking?
As metodologias adotadas pelas empresas impactam diretamente nos resultados obtidos. O Future Thinking é uma das mais recentes, visando prever possibilidades futuras e ter mais assertividade. Conheça!
Nas últimas décadas, o desenvolvimento tecnológico modificou muito a vida cotidiana das pessoas e no interior das empresas. A adoção de novos hábitos a partir da popularização das redes sociais e a digitalização de inúmeros processos, além da criação de novas ferramentas, softwares e metodologias se tornaram cada vez mais comuns.
A busca por tomar decisões de modo assertivo, já que elas podem provocar prejuízos ou faturamentos milionários, é uma necessidade cada vez mais forte nas empresas de diferentes segmentos. Assim como antecipar tendências para criar produtos e estratégias inovadoras para os consumidores.
Nos últimos anos, a metodologia do Future Thinking tem ganhado cada vez mais destaque, especialmente para as empresas preocupadas com a sustentabilidade. Confira mais como ela funciona e quais impactos podem ter nos resultados das companhias.
O que é
O Future Thinking é uma metodologia interdisciplinar que explora tendências e hipóteses de modo a antecipar as possibilidades de futuro. Trata-se de considerar criticamente para tomar as melhores decisões e realizar as ações mais adequadas no presente.
Esse conceito ganhou força nas últimas duas décadas, especialmente a partir de avanços tecnológicos e da necessidade de desenvolver uma gestão apoiada por recursos de métodos estatísticos, interpretação de dados e análise preditiva.
Como funciona
O Future Thinking funciona a partir de algumas etapas. A primeira delas é fazer uma pergunta para guiar as atividades da equipe e estabelecer um prazo para respondê-la.
Essa pergunta vai servir como guia para determinar o objetivo a ser alcançado. E determinar um prazo ajuda a equipe a organizar a divisão do trabalho de forma integrada e contínua.
A próxima etapa é revisar o cenário atual em busca de respostas. Isso pode ser realizado a partir de fontes de notícias, organizações estatísticas em levantar estatísticas, dados e fazer análises sobre cenários futuros possíveis. Vale buscar pesquisas e estudos para embasar as decisões.
Em seguida, é preciso traçar as possibilidades e uma variedade de resultados. Para isso, é necessário pensar em possíveis cenários futuros e criar diferentes narrativas sobre qual é o futuro esperado, o melhor e o pior futuro possível, quais riscos podem ser minimizados e como.
Por fim, a última etapa é pensar nos resultados, analisando se as soluções existentes hoje atendem aos objetivos definidos para o futuro e as alternativas para obter o resultado desejado. A ideia é que, embora seja impossível prever o futuro totalmente com uma total precisão, é fundamental tomar decisões baseadas em dados e análises bem levantados.
Vantagens
Entre os benefícios do Future Thinking, podem-se citar a capacidade de antecipar tendências, antever cenários e criar estratégias para aproveitar as probabilidades consideradas atraentes para o negócio e antecipar as possíveis adversidades e crises para criar estratégias eficazes e rápidas para geri-las.
Outra vantagem dessa metodologia é a possibilidade de sair à frente dos concorrentes. Isso implica criar experiências a partir de determinadas trajetórias, considerando as experiências de compra anteriores dos consumidores e reconhecendo quais são as necessidades e expectativas deles para criar produtos e serviços inovadores para satisfazê-las.
Outro benefício é estar preparado para possíveis problemas e não ser pego de surpresa em momentos de imprevistos ou crises. A pandemia evidenciou isso de maneira muito evidente: empresas que resistiram à possibilidade de expandir a sua atuação no mundo virtual foram ainda mais prejudicadas em comparação aos negócios que já haviam aderido a essa tendência, desenvolvido o seu e-commerce e criado estratégias para engajar o público em ambientes digitais.