Passeio no Corcovado até o Cristo Redentor

0
255
Passeio no Corcovado até o Cristo Redentor
Passeio no Corcovado até o Cristo Redentor
5/5 - (2 votos)

Passeio no Corcovado até o Cristo Redentor

Conheça uma das Sete Maravilhas do Mundo, em solo carioca

O principal ponto turístico do Rio de Janeiro também é uma das Sete Maravilhas do Mundo. O Cristo Redentor fica no conhecido Morro do Corcovado e é o maior símbolo da cidade, além de ser um dos pontos mais procurados pelos turistas.

O Cristo Redentor é o cartão-postal da Cidade Maravilhosa. Sempre que o Rio é mostrado em filmes, novelas e séries, os vídeos passam pelo Cristo de braços abertos sob a Guanabara, como já dizia a canção de Tom Jobim. Foi inaugurado em 12 de outubro de 1931, logo, completou nove décadas no ano passado (2021).

Ao todo, são 38 metros de altura, sendo 30 de estátua e oito de pedestal. Além disso, o Cristo Redentor pesa mais de 1140 toneladas e recebe quase dois milhões de visitantes anualmente, gerando uma média de 1.5 bilhão de reais por ano.

Como visitar o Cristo Redentor?

Para chegar ao Morro do Corcovado, onde a estátua se encontra, há três formas. A primeira é através do tradicional “Trenzinho do Corcovado”, que conta com um trajeto de 20 minutos, subindo a montanha através da floresta local. É um caminho muito agradável, que deixa no pé do Cristo e vale muito a pena para quem vai pela primeira vez.

A segunda maneira é através da van oficial do local. É uma opção mais prática e o ingresso pode ser adquirido na hora ou através do site. A van sai de quatro locais específicos, Copacabana, Largo do Machado, Barra da Tijuca e Paineiras, e deixa também bem pertinho da estátua.

A última opção é ir de carro, seja próprio, táxi ou uber, mas não é o mais indicado. Não há estacionamento no Centro de Visitantes, logo, é necessário para o carro na estrada, longe da entrada do Cristo. De estacionamento para lá, são pelo menos dez minutos de caminhada na ladeira.

Vale lembrar que a visitação do Cristo Redentor é das 8h às 19h, todos os dias. Os ingressos custam por volta de R$ 100, em alta temporada e R$ 80, em baixa. Residentes no Rio de Janeiro têm descontos, assim como menores de 11 anos e maiores de 60. Os bilhetes já cobrem o valor dos transportes oficiais no Corcovado, como as vans e o trem.

Morro do Corcovado: além do Cristo

Para os visitantes mais corajosos, o passeio ao ponto turístico mais conhecido da cidade pode ser ainda mais interessante. O Morro do Corcovado conta com diversas trilhas para subir ao Cristo e para curtir a natureza, mergulhar em cachoeiras e se exercitar.

Todo o morro é composto por Mata Atlântica nativa e faz parte do Parque Nacional da Tijuca. A trilha mais conhecida começa no Parque Lage, que fica no Jardim Botânico, e vai até o monumento. É uma caminhada de cerca de duas horas e considerada de nível médio. Lembrando que, para subir ao Cristo Redentor, mesmo por caminhada, é preciso ter o ingresso.

É uma ótima opção para conhecer o ponto turístico mais afundo, por uma perspectiva mais natural e ecológica. Durante o caminho, é possível se deparar com paisagens lindas, cachoeiras refrescantes, além de plantas e animais tropicais.

Mas, apesar de ser uma trilha bem sinalizada e conhecida, é um desafio para quem não está acostumado a fazer exercícios como esse. Por isso, além de preparo físico, o indicado é que o caminho seja acompanhado de um guia credenciado, que conheça a região e saiba os melhores caminhos.

Independentemente se você vai de van, de trem, carro ou a pé, o Cristo Redentor e todo o caminho que leva até ele são impressionantes e a vista de cima, de toda a Cidade Maravilhosa, é de tirar o fôlego. Com certeza, esse é um destino que tem que estar em todo roteiro de viagem a solo carioca.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here