Benefícios de substituir o açúcar refinado por mel em suas receitas

0
181
Benefícios de substituir o açúcar refinado por mel em suas receitas
Benefícios de substituir o açúcar refinado por mel em suas receitas
Avaliação:

Benefícios de substituir o açúcar refinado por mel em suas receitas

Substituição pode ser muito benéfica ao corpo, melhorando saúde intestinal e reforçando o sistema imunológico

 

Todo mundo sabe que o mel é um alimento naturalmente docinho e que é bem-vindo em diversas ocasiões. Seja para passar em uma torrada no café da manhã ou estar presente no chá ao final da tarde, ele se torna um ingrediente essencial para tornar o dia a dia mais gostoso e doce.

 

Entretanto, o que muitos podem não se dar conta é na possibilidade do mel, considerado um dos doces saudáveis, estar ainda mais presente na rotina e na dieta das pessoas. Isso é possível ao substituir as receitas que levam açúcar refinado por ele, sendo essa uma troca que proporciona mais nutrição ao corpo e é capaz de melhorar a saúde do indivíduo de diversas formas.

 

Isso sem contar que bolos e pães, por exemplo, ficam mais fofos e frescos por mais tempo quando se utiliza mel na receita, além de não ressecarem. No texto abaixo, entenda melhor quais são os benefícios do mel para a saúde no geral e nas precauções que devem ser tomadas para não colocar esses benefícios em risco.

Benefícios do mel para a saúde

A escolha do mel em detrimento do açúcar é benéfica para a saúde de diversas maneiras. Uma dessas vantagens é o aumento da imunidade, já que o mel é rico em agentes antioxidantes, além de vitaminas A, do complexo B e C e também minerais como potássio e cálcio. A existência desses nutrientes ajuda a proteger o sistema imunológico do organismo, diminuindo consideravelmente as chances da pessoa contrair doenças como resfriados, gripes e outras enfermidades.

 

Inclusive, o mel tem um efeito expectorante que ajuda no tratamento de vias aéreas, ajudando o sistema respiratório do corpo a ser mais saudável. Esse alimento tem uma ação antibactericida que é fundamental para se livrar de tosses e no combate de outras doenças crônicas, tais como asma e bronquite. O seu consumo também ajuda a pessoa a descongestionar a via nasal.

 

O mel também ajuda na saúde intestinal do corpo, melhorando a prisão de ventre. Isso acontece porque o açúcar presente no mel é frutose, sendo que essa característica faz com que ele auxilie no trânsito intestinal. Com isso, caso a pessoa sofra com prisão de ventre e outros problemas intestinais, a inserção do mel na dieta pode ser muito benéfica.

 

Por isso mesmo, vale citar que o mel auxilia na digestão como um todo. Ele é um alimento reconhecido por apresentar uma função chamada de prebiótica, que colabora para o crescimento da microbiota intestinal. Além de melhorar o bem-estar do intestino, essa característica faz com que se aumente a absorção de nutrientes do corpo, tornando-o ainda mais saudável.

Precauções ao colocar mel em suas receitas

Apesar das qualidades listadas no texto, a recomendação dos nutricionistas é que se tome precauções com essa substituição, sendo necessária parcimônia no consumo do mel. Um dos motivos é que, apesar de ser mais nutritivo que o açúcar, o mel também pode contribuir para o ganho de peso, já que é doce e tem quase as mesmas calorias do açúcar.

 

Pelo mesmo motivo, a recomendação médica é que as pessoas diabéticas evitem o consumo do mel, já que a quantidade de açúcar presente nele faz com que se eleve a quantidade de glicemia no sangue. Assim, para preservar o bem-estar dessas pessoas, esse açúcar é um dos carboidratos que precisam ser evitados.

 

Outro público que não deve consumir receitas que levem mel são crianças menores de 1 ano de idade. Isso porque o sistema digestivo delas ainda não está completamente desenvolvido e maduro para esse consumo, o que pode causar problemas de saúde nelas.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here