BenefĂ­cios de substituir o açĂșcar refinado por mel em suas receitas

0
145
BenefĂ­cios de substituir o açĂșcar refinado por mel em suas receitas
BenefĂ­cios de substituir o açĂșcar refinado por mel em suas receitas
Avaliação:

BenefĂ­cios de substituir o açĂșcar refinado por mel em suas receitas

Substituição pode ser muito benĂ©fica ao corpo, melhorando saĂșde intestinal e reforçando o sistema imunolĂłgico

 

Todo mundo sabe que o mel é um alimento naturalmente docinho e que é bem-vindo em diversas ocasiÔes. Seja para passar em uma torrada no café da manhã ou estar presente no chå ao final da tarde, ele se torna um ingrediente essencial para tornar o dia a dia mais gostoso e doce.

 

Entretanto, o que muitos podem nĂŁo se dar conta Ă© na possibilidade do mel, considerado um dos doces saudĂĄveis, estar ainda mais presente na rotina e na dieta das pessoas. Isso Ă© possĂ­vel ao substituir as receitas que levam açĂșcar refinado por ele, sendo essa uma troca que proporciona mais nutrição ao corpo e Ă© capaz de melhorar a saĂșde do indivĂ­duo de diversas formas.

 

Isso sem contar que bolos e pĂŁes, por exemplo, ficam mais fofos e frescos por mais tempo quando se utiliza mel na receita, alĂ©m de nĂŁo ressecarem. No texto abaixo, entenda melhor quais sĂŁo os benefĂ­cios do mel para a saĂșde no geral e nas precauçÔes que devem ser tomadas para nĂŁo colocar esses benefĂ­cios em risco.

BenefĂ­cios do mel para a saĂșde

A escolha do mel em detrimento do açĂșcar Ă© benĂ©fica para a saĂșde de diversas maneiras. Uma dessas vantagens Ă© o aumento da imunidade, jĂĄ que o mel Ă© rico em agentes antioxidantes, alĂ©m de vitaminas A, do complexo B e C e tambĂ©m minerais como potĂĄssio e cĂĄlcio. A existĂȘncia desses nutrientes ajuda a proteger o sistema imunolĂłgico do organismo, diminuindo consideravelmente as chances da pessoa contrair doenças como resfriados, gripes e outras enfermidades.

 

Inclusive, o mel tem um efeito expectorante que ajuda no tratamento de vias aéreas, ajudando o sistema respiratório do corpo a ser mais saudåvel. Esse alimento tem uma ação antibactericida que é fundamental para se livrar de tosses e no combate de outras doenças crÎnicas, tais como asma e bronquite. O seu consumo também ajuda a pessoa a descongestionar a via nasal.

 

O mel tambĂ©m ajuda na saĂșde intestinal do corpo, melhorando a prisĂŁo de ventre. Isso acontece porque o açĂșcar presente no mel Ă© frutose, sendo que essa caracterĂ­stica faz com que ele auxilie no trĂąnsito intestinal. Com isso, caso a pessoa sofra com prisĂŁo de ventre e outros problemas intestinais, a inserção do mel na dieta pode ser muito benĂ©fica.

 

Por isso mesmo, vale citar que o mel auxilia na digestão como um todo. Ele é um alimento reconhecido por apresentar uma função chamada de prebiótica, que colabora para o crescimento da microbiota intestinal. Além de melhorar o bem-estar do intestino, essa característica faz com que se aumente a absorção de nutrientes do corpo, tornando-o ainda mais saudåvel.

PrecauçÔes ao colocar mel em suas receitas

Apesar das qualidades listadas no texto, a recomendação dos nutricionistas Ă© que se tome precauçÔes com essa substituição, sendo necessĂĄria parcimĂŽnia no consumo do mel. Um dos motivos Ă© que, apesar de ser mais nutritivo que o açĂșcar, o mel tambĂ©m pode contribuir para o ganho de peso, jĂĄ que Ă© doce e tem quase as mesmas calorias do açĂșcar.

 

Pelo mesmo motivo, a recomendação mĂ©dica Ă© que as pessoas diabĂ©ticas evitem o consumo do mel, jĂĄ que a quantidade de açĂșcar presente nele faz com que se eleve a quantidade de glicemia no sangue. Assim, para preservar o bem-estar dessas pessoas, esse açĂșcar Ă© um dos carboidratos que precisam ser evitados.

 

Outro pĂșblico que nĂŁo deve consumir receitas que levem mel sĂŁo crianças menores de 1 ano de idade. Isso porque o sistema digestivo delas ainda nĂŁo estĂĄ completamente desenvolvido e maduro para esse consumo, o que pode causar problemas de saĂșde nelas.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here