6 melhores espécies de aves para ter em casa
As aves dão vida para o seu lar e prometem ser uma ótima companhia
Cães e gatos são os animais domésticos mais conhecidos e visados, mas nem sempre são a primeira escolha. Seja pela questão do tempo passado em casa, seja por proibições no local em que vive, há quem prefira as aves como animais de estimação.
Elas vivem bem em gaiolas e viveiros, ocupando pouco espaço na casa ou no apartamento. De qualquer forma, precisam de atenção e cuidados por parte dos proprietários, como qualquer outro pet. Mas quais seriam as melhores espécies para ter em casa?
1. Periquito
Dócil e apaixonado por crianças, o periquito é uma ave liberada para se criar em casa sem a necessidade de autorização do IBAMA. Fácil de manusear, gosta bastante de pular pelos cantos, e é importante manter a gaiola sempre limpa.
Pode ficar solto pela casa, mas precisa de um local para dormir e se refugiar durante a noite, então, a gaiola é indispensável. Por serem sociáveis, não se sentem bem caso fiquem muito tempo sozinhos, por isso tenha mais de um se você passa pouco tempo em casa. A média de vida de um periquito é de 10 anos.
2. Papagaio
O papagaio é uma ave silvestre liberada pelo Ibama que faz bastante sucesso por sua inteligência e por repetir algumas frases. É bastante tagarela e precisa de uma gaiola grande e espaçosa para viver bem.
Essa ave não gosta de ficar sozinha e é apaixonada por socializar. Então, seu cantinho precisa ficar em um local de bastante movimento na casa. Você também pode instalar alguns brinquedos para pássaros para ajudar seu pet a se manter entretido. A expectativa de vida do papagaio é de, em média, 60 anos.
3. Canário
Uma ave pequena e bastante popular entre os apaixonados por pássaros devido a seu canto. É encontrada em diversas cores e todos os canários são considerados domésticos, assim é possível adquirir um sem se preocupar em estar infringindo alguma lei.
Gostam bastante da companhia dos seres humanos, tanto que recebem seus tutores com um canto alegre. Não é indicado para quem gosta de manusear o pet; ao contrário, deve ficar sempre na gaiola. A alimentação é à base de frutas e ele vive uma média de 5 anos.
4. Calopsita
Dócil, calma e fiel: as três palavras que melhor descrevem a calopsita. Inteligente e muito curiosa, essa ave encanta as pessoas com sua crista colorida e seu blush natural.
Se treinada, pode aprender frases e assobiar. Como é bastante sociável, você pode criá-la solta, mas precisa tomar cuidado com possíveis fugas. Ração de boa qualidade, como por exemplo ração extrusada, frutas e legumes são suficientes para sua alimentação e a espécie vive em média 20 anos.
5. Cacatua
Divertida e inteligente, é uma ave para quem gosta da sensação de sempre ter pessoas em casa, afinal, a cacatua é barulhenta. Assim como os papagaios, está liberada pelo Ibama, mas precisa ter registro de que veio de um criadouro legalizado.
Pode ser adestrada e criada solta, inclusive porque consegue segurar objetos e até abrir a gaiola. Sua personalidade é forte e sua crista é usada para demonstrar se está feliz ou triste. Vive uma média de 40 anos e se alimenta de ração, vegetais e sementes.
6. Diamante de Gould
Uma ave dócil e amável, é encontrada em até 7 cores diferentes e chama a atenção de crianças e adultos. Apesar de ser encantador, não gosta de ficar sozinho, para ele é importante conviver com outra ave da mesma espécie.
Por gostarem bastante de socializar, deixam o ambiente mais alegre e animado, no entanto, precisam de espaço para voar e de uma dieta balanceada com uma mistura de sementes. A expectativa de vida dessa ave é, em média, de 10 anos.