Maneiras criativas de incluir mais vegetais na sua alimentação

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Maneiras criativas de incluir mais vegetais na sua alimentação
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Maneiras criativas de incluir mais vegetais na sua alimentação

 

Você gosta de vegetais, mas não os insere na sua dieta rotineira? Veja algumas maneiras simples de fazer isso

 

√Č dif√≠cil quem n√£o saiba que uma alimenta√ß√£o saud√°vel e nutritiva inclui vegetais de maneira abundante, desde frutas a saladas e legumes. Contudo, muita gente pode ter dificuldades de incluir esses tipos de alimentos em sua rotina, mas existem v√°rias possibilidades para fazer isso.

 

O ideal √© comer 3 a 5 por√ß√Ķes de frutas e 4 a 6 por√ß√Ķes de legumes e verduras por dia. Os sucos vegetais s√£o um exemplo de praticidade e podem melhorar a sua sa√ļde, fazendo parte do seu dia a dia. Al√©m disso, √© poss√≠vel apostar em sopas, pur√™s, pizzas, vegetais assados, entre outros exemplos. Veja mais detalhes a seguir!

Espiralizar vegetais

 

Muita gente não consome mais vegetais, pois vê a tarefa de picá-los e cortá-los como trabalhosa. Se você é uma delas, tenha um espiralizador na cozinha. Tal equipamento é prático e excelente para cortar legumes, frutas de modo rápido e simples.

 

Esse dispositivo √© estrat√©gico para agilizar ainda mais o preparo das refei√ß√Ķes. Esse fator √© muito importante no cotidiano, j√° que √© preciso organizar e inserir a tarefa de cozinhar na rotina. Com o espiralizador, voc√™ pode transformar vegetais, como cenoura e batata-doce, em macarr√£o de vegetais.

Sucos naturais

Preparar sucos naturais com diferentes frutas é uma ótima maneira de começar o dia. Eles te ajudam a manter o corpo hidratado, já que são ricos em água, além de conter muitas fibras, vitaminas e minerais.

 

Pessoas que tomam sucos naturais regularmente geralmente apresentam um bom funcionamento do corpo, al√©m de unhas, cabelos e peles mais fortalecidas e n√≠veis controlados de glicemia e colesterol. √Č poss√≠vel preparar sucos s√≥ com frutas e combin√°-las entre si (como laranja com mam√£o) ou mistur√°-las com alguns vegetais (como abacaxi, hortel√£ e gengibre). Use a sua criatividade!

Vegetais assados

 

Vegetais assados s√£o outra op√ß√£o interessante e muito saud√°vel para incluir mais vegetais em sua alimenta√ß√£o. Ab√≥boras, piment√Ķes, br√≥colis, cenouras e abobrinhas s√£o apenas alguns exemplos.

 

Eles podem vir sozinhos ou acompanhando carnes, como peixes variados. Dependendo do prato escolhido, também é possível incluir ingredientes como alcaparras e cogumelos. Não se esqueça do azeite de oliva e de ervas!

Sopas, purês e molhos

 

Sopas são uma refeição bastante leve e saudável, especialmente aquelas ricas em vegetais. Lentilha, couve, abóbora, batata e tomates são alguns exemplos de vegetais bastante comuns em deliciosas receitas de sopas.

 

Outra opção simples e saudável de fazer são os purês. Embora a batata-inglesa seja o ingrediente mais popular quando o assunto é purê, existem outros vegetais que podem ser utilizados, como abóbora e couve-flor, além da batata-doce.

 

Por fim, √© poss√≠vel deixar os molhos que voc√™ usa em sopas, guisados e macarr√Ķes mais encorpados e saud√°veis ao acrescentar vegetais. Al√©m de proporcionar mais sabor, fazer isso deixa os molhos mais saud√°veis e nutritivos.

Saladas, snacks e wraps

 

Preparar saladas pode ser algo simples, criativo e divertido. Existe uma variedade enorme de folhas e ingredientes que você pode acrescentar para preparar uma salada nutritiva, colorida e deliciosa. Como frutas (manga, kiwi, abacaxi), queijos, azeitonas, nozes e flores comestíveis.

 

Outro toque especial para incluir vegetais na sua alimentação é preparar wraps com folhas de alface ou de couve. Essa pode ser uma opção mais leve e saudável para embalar seus recheios favoritos. Também é possível cortar alguns dos seus vegetais favoritos no formato de palitos e mergulhá-los em molhos saudáveis, como iogurte com ervas e guacamole.

 

√Č essencial lembrar que a variedade √© a chave essencial para uma alimenta√ß√£o saud√°vel. Aposte em diferentes m√©todos de preparo, sabores e composi√ß√Ķes para descobrir as combina√ß√Ķes de vegetais de que voc√™ mais gosta!

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