Como fazer a manutenção correta da carenagem da moto

0
233
Como fazer uma correta manutenção da carenagem da moto
Como fazer uma correta manutenção da carenagem da moto
5/5 - (2 votes)

Como fazer a manutenção correta da carenagem da moto

Cuidados envolvendo a carenagem da motocicleta envolvem limpeza e retirada de arranhões.

A carenagem das motocicletas é um conjunto de peças que desempenham um papel estético e de proteção ao veículo. O seu principal objetivo é reduzir a resistência do ar, garantindo que a moto tenha melhor desempenho ao transitar em cidades e estradas.

Dependendo dos modelos, a carenagem pode ser frontal, lateral, traseira ou completa. Além de embelezar a moto, ela também será a responsável por proteger as peças internas da sujeira, insetos e da entrada de água, sobretudo durante a chuva. Essa proteção também será importante em caso de acidentes, garantindo que as peças internas não sejam profundamente danificadas.

Portanto, realizar a manutenção apropriada dela é importante para que a sua moto fique em bom estado por mais tempo. No texto abaixo, confira algumas recomendações do que deve ser feito para garantir esse objetivo.

Como limpar a carenagem da moto?

Geralmente, as motocicletas apresentam uma carenagem feita de fibra de vidro ou fibra de carbono e plástico. Por causa disso, fazer uma limpeza regular é uma maneira não apenas de garantir que as peças fiquem em um bom estado de conservação, mas também para deixar a moto limpa e brilhante.

Felizmente, fazer a limpeza adequada da carenagem não é uma tarefa complicada. De uma forma geral, tudo que o proprietário precisa é de uma mangueira ou balde com água, esponja e pano macio, além de um produto de limpeza adequado.

O processo inicia-se molhando toda a moto com água. Depois, deve-se utilizar um produto de limpeza indicado para essa tarefa ao longo de toda a carenagem, distribuído uniformemente. Esfregue a carenagem com esponja ou um pano macio, para remover a sujeira acumulada. Por fim, enxágue a moto novamente para retirar o produto e a sujeira presentes na carenagem.

Como tirar arranhões do plástico da moto?

Se a carenagem de plástico da sua moto foi danificada, saiba que a revitalização é possível, removendo riscos do para-lama e painéis laterais, além de outras partes da carenagem. Para fazer isso, o primeiro passo é limpar a região arranhada e deixar secar.

Depois, aqueça o local utilizando um secador de cabelo, usando uma lixa fina em seguida. Repita esse processo repetidas vezes, alternando entre o aquecimento e lixamento das regiões arranhadas. Esse processo irá cobrir os arranhões, tornando-os invisíveis

Há ainda outras possibilidades para a revitalização. Os riscos podem ser removidos com o uso de removedor de plástico ou aplicação de um polidor de metal multiuso. No caso dos arranhões superficiais, é possível esfregar uma leve camada de cera no arranhão, o que resolverá o problema. Também é uma possibilidade o uso de tinta plástica específica.

Envelopamento de moto

Uma das possibilidades que os donos de moto podem recorrer é ao chamado envelopamento — ou adesivagem — do veículo. Esse procedimento é uma forma que permite tanto proteger a pintura original do veículo quanto personalizar a motocicleta, deixando-a mais próximo do seu gosto ou mesmo uniformizando a frota de uma empresa, por exemplo.

Esse processo tem a vantagem de preservar a pintura original, ser feito de forma rápida e simples e também por não ser uma modificação definitiva. Além de conferir um visual exclusivo e atraente para a motocicleta, o envelopamento também protege a lataria contra agressões diversas, sendo mais uma forma de preservar a integridade do veículo.

Dessa forma, a maneira correta de garantir o bom estado da moto é realizar esse procedimento com empresas especializadas nesse tipo de serviço. Procure por indicações de locais que façam a adesivagem com qualidade e tenham um acabamento impecável, para deixar a sua moto ainda mais bonita.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here