Bicicleta elétrica: recorde de unidades comercializadas de e-bikes em 2021

0
82
Bicicleta elétrica: recorde de unidades comercializadas de e-bikes em 2021
5/5 - (1 vote)

Bicicleta elétrica: recorde de unidades comercializadas de e-bikes em 2021

No Brasil, mais de 40 mil bicicletas elétricas foram comercializadas em 2021

As bicicletas elétricas, ou e-bikes, estão em uma crescente pelo mundo afora. Elas estão cada vez mais populares e não somente para fazer exercício, mas também como meio de transporte, de lazer e até mesmo de turismo. Além disso, alugar bicicletas elétricas tem se tornado um hábito comum entre as pessoas.

 

O n√ļmero de e-bikes ao redor do mundo tem crescido ao longo dos anos, principalmente desde a chegada da pandemia. Segundo um levantamento da Associa√ß√£o da Ind√ļstria da Bicicleta, a ZIV, na Alemanha, por exemplo, em 2021 mais de 40% das bicicletas contabilizadas foram do modelo el√©trico, um aumento de 11% em compara√ß√£o com o ano anterior.

 

J√° na Espanha, as vendas das e-bikes em 2021 bateram recorde. A Associa√ß√£o de Marcas e Bicicletas da Espanha (AMBE) mostrou que o n√ļmero de e-bikes aumentou mais de 5% em rela√ß√£o a 2021, ou seja, um volume de mais de 220 mil bicicletas el√©tricas no pa√≠s.

 

J√° no Brasil, os dados s√£o um pouco menores, mas, ainda assim, em crescimento. Em 2021, foram comercializadas mais de 40 mil bicicletas el√©tricas, criando uma movimenta√ß√£o financeira de quase R$ 290 milh√Ķes, um aumento de mais de 50% se comparado a 2020.

Panorama geral do mercado de e-bikes no Brasil

Um estudo recente da Associa√ß√£o Brasileira do Setor de Bicicletas, a Alian√ßa Bike, mostrou que os n√ļmeros deram um salto no ano passado. Somente em outubro de 2021 foram produzidas mais de 5200 unidades, tornando-se o m√™s de maior pico do ano.

 

Os dados também se aplicam ao mercado de montagem e manutenção das bicicletas elétricas. Em 2021, as empresas que trabalham com importação e montagem das e-bikes representaram mais de 60% do mercado no Brasil, um crescimento de 35% em comparação com 2020.

 

Segundo o coordenador do grupo de trabalho de Bicicletas El√©tricas da Alian√ßa Bike, Felipe Pra√ßa, os resultados informados s√£o muito importantes e animadores para o setor. ‚ÄúEconomicamente pode ser estrat√©gico para o Brasil incentivar o uso de bicicletas el√©tricas, criando divisas importantes para o crescimento do pa√≠s. Acredito que as el√©tricas representar√£o a maior fatia do mercado de bicicletas nos pr√≥ximos 10 anos‚ÄĚ, afirma Pra√ßa.

 

As expectativas para este ano s√£o igualmente animadoras. Espera-se que o mercado brasileiro tenha uma alta de, pelo menos, 22%, chegando a quase 50 mil unidades de e-bikes.

Por que as e-bikes têm crescido tanto?

As bicicletas el√©tricas t√™m diversos benef√≠cios, tanto para quem usa quanto para a sociedade e para o meio ambiente, de forma geral. Por isso, o investimento nelas e nas empresas relacionadas ao setor t√™m crescido tanto nos √ļltimos anos.

 

Falando de valores, as e-bikes s√£o mais em conta do que os carros, sejam eles el√©tricos ou n√£o. Al√©m disso, n√£o h√° a necessidade de pagar taxas, como impostos, estacionamento e combust√≠veis. O aumento do uso das bikes tamb√©m ajuda a diminuir o tr√Ęnsito, sendo uma √≥tima ferramenta para a mobilidade urbana. Por isso, ela se tornou uma das queridinhas tamb√©m no quesito transporte.

 

Outra vantagem é relacionada à sustentabilidade. Ao utilizar as bicicletas elétricas, evitamos o uso de automóveis e, com isso, minimizamos o consumo de combustíveis fósseis e a emissão do dióxido de carbono, ajudando a proteger e cuidar do meio ambiente.

 

Para finalizar, as bicicletas el√©tricas s√£o consideradas ve√≠culos h√≠bridos, ou seja, podem funcionar atrav√©s do motor ou com o ciclista pedalando. Assim, elas podem ser uma √≥tima ferramenta para a sa√ļde tamb√©m, pois h√° a possibilidade de se exercitar enquanto faz o trajeto. Por√©m, se o caminho for longo, d√° para utilizar o motor e chegar ao local sem se cansar e suar.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here