Entenda o que é a bromidrose e como melhorar os sintomas

0
124
Entenda o que é a bromidrose e como melhorar os sintomas
5/5 - (1 vote)

Entenda o que é a bromidrose e como melhorar os sintomas

Problema tem como principal caracter√≠stica o mau-cheiro em algumas regi√Ķes do corpo, como as axilas

 

O suor é algo natural do corpo humano. Uma forma de controlar a temperatura quando você faz alguma atividade que aumenta o calor interno, como correr, caminhar, dançar e pular.

 

O organismo tem uma temperatura limite de funcionamento e para mant√™-la sempre na m√©dia faz voc√™ suar. No entanto, algumas pessoas podem lidar com a bromidrose, que est√° relacionada ao suor e envolve um odor desagrad√°vel em algumas regi√Ķes do corpo, como as axilas.

 

Para se prevenir é indicado praticar atividades físicas com roupas antiodor e antissuor, já que as bactérias que vivem nas axilas podem ser as responsáveis pelo cheiro ruim. Saiba agora o que é a bromidrose, como identificá-la e melhorar os sintomas.

O que é a bromidrose

A bromidrose √© o mau-cheiro nas axilas e outras regi√Ķes do corpo, como p√©s e virilha. Nas axilas √© chamado popularmente de c√™-c√™ e nos p√©s de chul√©. Acontece devido √† produ√ß√£o de suor nessas regi√Ķes, e, por serem mais abafadas, ocorre a multiplica√ß√£o das bact√©rias que vivem na pele.

 

Em alguns momentos é natural lidar com o problema, como após um exercício físico pesado, mas existem casos em que a pessoa sente o odor desagradável sem ter feito nenhum esforço. Nesta segunda situação é indicado investigar as causas e buscar o melhor tratamento.

Quais s√£o seus principais sinais

O principal sintoma √© o mau-cheiro, por√©m, ele √© encontrado nas axilas, nos p√©s e na virilha. Os adolescentes, devido √†s altera√ß√Ķes hormonais, podem lidar com o odor desagrad√°vel mais frequentemente e em todo o corpo.

Causas da bromidrose

O odor desagrad√°vel n√£o √© causado propriamente pelo suor, mas sim pelas bact√©rias e fungos que habitam naturalmente a nossa pele. No caso da bromidrose, o mau-cheiro se torna mais forte e caracter√≠stico, resultado da prolifera√ß√£o acima do normal dos micro-organismos que ali vivem. Estes decomp√Ķem o suor e a queratina presente na pele, o que leva ao famoso c√™-c√™ (ou ao chul√©).

 

A situa√ß√£o pode ser causada pelo uso de sapatos ou roupas que favorecem a multiplica√ß√£o dos fungos e bact√©rias. Al√©m disso, √© consequ√™ncia do uso de alguns medicamentos, consumo excessivo de √°lcool e de altera√ß√Ķes hormonais.

Como melhorar os sintomas

Apesar de incomodar bastante e causar constrangimento em algumas situa√ß√Ķes, a bromidrose tem tratamento. O objetivo √© controlar a microbiota que vive nessas regi√Ķes do corpo. Assim, para melhorar os sintomas √© recomendado:

 

  • Usar roupas leves que deixem o corpo respirar;
  • Lavar o corpo com sabonete antiss√©ptico ou antibacteriano;
  • Usar um desodorante antiss√©ptico;
  • Aplicar pomadas ou outros medicamentos que diminuam a quantidade de bact√©rias e fungos (apenas com indica√ß√£o m√©dica);
  • Secar bem a pele ap√≥s o banho, principalmente nas axilas, p√©s e virilha;
  • Trocar de roupas todos os dias;
  • Lavar as roupas com produtos que ajudam a eliminar os odores;
  • Deixe os sapatos tomarem um ar ap√≥s o uso e evite repetir o mesmo cal√ßado em menos de 24h;
  • Evite o consumo excessivo de √°lcool;
  • Cuidado com alguns alimentos, como o alho.

 

Em alguns casos podem ser recomendados tratamentos cir√ļrgicos que consistem na redu√ß√£o do n√ļmero de gl√Ęndulas sudor√≠paras. No entanto, essa alternativa √© mais indicada para pessoas que lidam com um segundo problema, a hiperidrose (suar demais) que pode estar relacionada com a bromidrose.

 

Outra solução que pode ser recomendada pelo dermatologista é o botox. Ainda assim, nem todos os pacientes apresentam melhoras na sudorese após a aplicação da toxina botulínica. Sem contar que não é um tratamento definitivo, a reaplicação precisa ser feita entre 4 meses e 1 ano.

 

Assim como a remo√ß√£o das gl√Ęndulas sudor√≠paras, a aplica√ß√£o de botox nas axilas tamb√©m √© mais indicada para os casos de hiperidrose

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here