Como instalar tomadas de forma segura

0
5
Como instalar tomadas de forma segura
Como instalar tomadas de forma segura
Avaliação:

Como instalar tomadas de forma segura

A escolha da tomada é apenas a primeira etapa do reparo que requer atenção e conhecimento

As tomadas fazem parte dos principais ambientes que ocupamos no dia a dia: casa, trabalho, shoppings, lojas‚Ķ todos esses espa√ßos contam com o suporte necess√°rio para o uso de aparelhos eletroeletr√īnicos, √† medida que esses itens se tornam mais presentes no cotidiano.

Publicidade

Computadores, eletrodom√©sticos, utens√≠lios de cabelo‚Ķ a lista de itens que se alimentam de energia el√©trica √© inesgot√°vel. Acompanhando esse movimento, as tomadas e interruptores s√£o cada vez mais usados dentro de casa, o que pode ocasionar danos e a necessidade de trocas e instala√ß√Ķes.

Mas afinal, um reparo aparentemente pequeno como esse pode ser feito em casa? Quais cuidados devem ser tomados para instalar uma tomada com segurança?

Como instalar uma tomada de forma segura?

Antes de responder a essas perguntas, é preciso ter em mente que as tomadas e interruptores são ligados diretamente a uma fonte de energia elétrica, ou seja, por mais simples que um reparo possa parecer, ele oferece riscos graves caso os cuidados essenciais não sejam tomados.

Para realizar um reparo ou instalação elétrica, é necessário desligar a energia da casa e se certificar de que ela permanecerá desconectada durante todo o procedimento. Caso isso não seja possível ou você não tenha conhecimento sobre esses aspectos da residência, a dica é contratar um profissional especializado.

Agora, caso você consiga desligar a energia da casa e mantê-la assim durante todo o processo de instalação, é preciso seguir alguns passos importantes para um procedimento seguro.

Passo 1: escolha o tipo adequado de tomada

As tomadas possuem uma classificação própria, que varia conforme o nível da corrente de energia necessária para o funcionamento de um aparelho. Antes de

 

comprar a tomada e o interruptor para a instala√ß√£o, cheque as informa√ß√Ķes dos aparelhos que ser√£o conectados e escolha um modelo compat√≠vel para evitar danos tanto ao aparelho, quanto √† tomada.

Passo 2: desligue a energia

Como j√° apontado, esse √© um passo essencial a ser tomado antes de iniciar um reparo ou instala√ß√£o el√©trica. Na d√ļvida, a dica √© desligar o disjuntor geral da casa, cortando a transmiss√£o de energia em todo o ambiente. Por esse motivo, tamb√©m √© importante reservar um tempo pela manh√£, quando ainda h√° ilumina√ß√£o natural, para fazer o procedimento.

Passo 3: tenha cuidado ao remover a peça antiga

Antes de dar início a instalação de uma nova tomada ou interruptor, é preciso retirar a peça antiga. Para isso, é necessário possuir uma chave de fenda compatível, soltar os parafusos, retirar o espelho e desconectar os fios. Nesse momento, é importante ter cuidado para não danificar a fiação fixa.

Passo 4: prepare a fiação

Nessa etapa, apenas a fiação fixa deve permanecer, isto é, os fios que saem de dentro da parede. Com a ajuda de um alicate, retire as pontas danificadas caso seja necessário e desencape cerca de 5 milímetros do fio para que seja possível seguir com a instalação.

Passo 5: una os fios

Na hora de unir a fiação fixa à nova tomada, ligue o fio terra no pino do meio, o fio fase em uma extremidade e o fio neutro na extremidade restante. Todos podem ser identificados por cores, conforme a instrução de cada fabricante.

Passo 6: finalize a instalação

Fios unidos, já é possível finalizar a instalação. Para isso, acomode os fios com cuidado dentro do buraco da tomada e parafuse o espelho, de modo a dar acabamento para a instalação.

Passo 7: faça a checagem final

Ap√≥s seguir todos os passos, ligue novamente a energia e certifique-se de que a tomada est√° funcionando. Pronto, agora √© s√≥ manter o uso adequado e evitar sobrecargas de energia para que a tomada tenha uma vida √ļtil mais longa e segura

Publicidade

Deixe seu coment√°rio:

Por favor digite seu coment√°rio!
Por favor, digite seu nome aqui