Principais instalações de condomínio

0
4
Principais instalações de condomínio 1
Avaliação:

Principais instalações de condomínio

As infraestruturas ajudam o morador a ter mais conforto e praticidade no dia a dia

Construir um condomínio novo é um trabalho e tanto. Além de pensar no apartamento em condomínio, é preciso ficar de olho em diversas outras questões, como nos materiais, nos funcionários e nas instalações necessárias para ter um ambiente bonito, confortável e útil.

Publicidade

 

As instalações dos condomínios, também chamadas de “áreas comuns”, são pensadas para dar opções de lazer e estruturas úteis para os moradores. Essas vantagens trazem conforto e segurança para quem mora e, hoje em dia, já são considerados itens fundamentais na hora de escolher um imóvel.

Área privativa x área útil

Os condomínios, sejam de casas ou apartamentos, são divididos em dois tipos de áreas: as privativas e as úteis, ou seja, as áreas comuns.

 

Em geral, as privativas são as que o dono do imóvel tem total controle e domínio, ou seja, o próprio imóvel e, em caso de condomínio de casas, os espaços dentro do terreno, como piscina, sauna, campos de futebol, garagem, etc.

 

Já as áreas comuns são as que os moradores dividem, ou seja, a infraestrutura que o condomínio disponibiliza para os donos dos imóveis. Nas áreas comuns, ou úteis, podem estar diversas instalações, como as que veremos adiante.

Portaria

Área em que geralmente o porteiro fica durante o dia e, em alguns casos, durante a noite também. Esse local ajuda a garantir a segurança, controlando quem entra ou não nos imóveis, além de receber mercadorias e entregas.

Piscina

Faz parte da área de lazer e é requisito básico de diversos condomínios. As piscinas podem ser aquecidas ou não, e ficar em áreas cobertas ou abertas, além de terem diferentes tamanhos e opção para adultos e crianças.

Salão de festas

Uma comodidade e tanto para os moradores, pois não precisam sair do condomínio para celebrarem as datas especiais. Geralmente é cobrado um valor simbólico para o agendamento e sai bem mais em conta que os salões de festa externos.

Playground

Para quem tem crianças na família, essa instalação é um grande benefício. O playground nada mais é do que um espaço com brinquedos para os pequenos se divertirem. Geralmente é muito colorido e conta com escorregas, piscina de bolinhas e mesinhas para as crianças pintarem.

Espaço pet

Essa instalação é novidade nos condomínios e está super em alta. É um local onde os pets, como gatos e cachorros, podem brincar soltos e gastarem energia. Contam com brinquedos e uma área grande para eles correrem e se divertirem.

Academia

Mais uma área comum muito útil, a academia dos condomínios costumam ser bem equipadas, apesar de serem mais compactas. Muitas contam também com aulas coletivas para os moradores.

Espaço gourmet

Essa instalação também é novidade e vem fazendo muito sucesso nos condomínios. O que antigamente era somente a churrasqueira, hoje conta com uma decoração mais estilosa, mesas e cadeiras, além de eletrodomésticos como freezer, geladeira e forno.

 

É uma ótima opção para fazer um jantar com os amigos ou um almoço em família sem precisar chamar todo mundo para dentro de casa.

Estacionamento

Apesar de parecer um item básico, ainda existem condomínios que não contam com estacionamento. Nesse caso, moradores precisam deixar o carro na rua ou alugar vagas em locais externos.

 

Por isso, ter estacionamento no próprio condomínio pode ser um diferencial e tanto, principalmente se houver disponível mais de uma vaga para cada imóvel.

Sala de cinema

Alguns condomínios já começaram a investir nas salas de cinema ou TV e elas fazem sucesso entre os moradores. É uma ótima opção de lazer e pode ser combinada com jogos como sinuca e pingue-pongue, para deixar o ambiente ainda mais descontraído.

 

 

Publicidade

Deixe seu comentário:

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui