Como descobrir qual a fruta da época?

0
181
Como descobrir qual a fruta da época
5/5 - (2 votes)

Como descobrir qual a fruta da época?

Saiba 5 dicas para saber a sazonalidade das frutas e ter sempre alimentos frescos e de qualidade na sua mesa

Ter uma alimenta√ß√£o equilibrada e variada √© essencial para conseguir todos os nutrientes necess√°rios para uma boa sa√ļde. E saber quais s√£o as frutas e legumes da √©poca pode contribuir muito com seu planejamento na hora de pensar nas suas refei√ß√Ķes.

 

Afinal, todo mundo quer manter refei√ß√Ķes saud√°veis, mas sem extrapolar o or√ßamento do mercado, al√©m de fazer sempre as melhores escolhas para a fam√≠lia.

 

Vamos ver algumas dicas para descobrir as frutas de cada estação e se alimentar melhor o ano todo?

5 dicas para descobrir a fruta da época

Conhecer a sazonalidade das frutas é muito interessante para quem quer ter sempre frutas frescas e saborosas em casa, além de economizar mais na hora das compras. Mas como estar em dia com as frutas da época? Vamos ver algumas dicas para aprender de uma vez por todas!

1.   Observe a disponibilidade nos mercados

A maior parte dos mercados já segue a sazonalidade padrão da produção de frutas, pois geralmente são aquelas que estão em mais disponibilidade para compra e venda também, já que estão em sua produção máxima.

 

Por isso, ao chegar no mercado, analise quais são as frutas que estão em maior quantidade e também mais bonitas, ou seja, que parecem estar em seu tamanho pleno. Isso também influencia o preço: comprar frutas da época sai mais barato, pois a disponibilidade é maior.

2.   Consulte calendários sazonais de produção

Se quiser saber para preparar sua alimentação, outra dica é procurar pelos calendários sazonais de produção de frutas. E isso muda de região para região, sabia? Afinal, o clima é diferente, principalmente nos alimentos produzidos no Brasil.

 

Muitas regi√Ķes t√™m calend√°rios sazonais dispon√≠veis, que mostram quais frutas est√£o em temporada em cada m√™s. Esses calend√°rios s√£o √ļteis para orientar voc√™ sobre quais frutas esperar encontrar em diferentes √©pocas do ano.

3.   Observe a qualidade e o preço

Como observamos, as frutas que est√£o mais bonitas nas g√īndolas do supermercado s√£o, muitas vezes, as que est√£o dentro da sua √©poca de produ√ß√£o. Isso porque, fora desse per√≠odo, as frutas ficam menores, menos coloridas e at√© com machucados, pois o pr√≥prio clima n√£o permite que elas cres√ßam plenamente.

 

Verifique se a casca da fruta está brilhante, se há sinais de maturação adequada e se ela parece estar em bom estado geral, sem machucados, por exemplo. Além disso, observe o preço: as frutas da estação tendem a ser mais baratas devido à maior oferta no mercado, como falamos anteriormente.

4.   Pesquise sobre a região em que você está

As frutas da √©poca podem variar de acordo com a regi√£o em que voc√™ est√°, principalmente por conta do clima. Ou seja, nem sempre voc√™ vai encontrar as mesmas frutas em todo o Brasil, principalmente considerando que algumas s√£o cultivadas apenas em algumas regi√Ķes.

 

Com isso, se tiver a oportunidade, vale a pena explorar outros locais tamb√©m, para descobrir novas op√ß√Ķes. E, claro, saber quais s√£o as mais comuns na sua regi√£o, para n√£o perder o per√≠odo e aproveitar as melhores frutas dispon√≠veis sempre.

5.   Evite frutas fora de época

As frutas fora de época costumam ser bem mais caras que as da época, pois a disponibilidade é bem menor que nos outros momentos do ano. Além disso, também perdem um pouco da qualidade, pois o clima muda a maneira como amadurecem.

 

Avalie sempre a apar√™ncia e analise os calend√°rios para entender quais as melhores op√ß√Ķes. Vale lembrar que algumas delas est√£o sempre dispon√≠veis no mercado, como banana e ma√ß√£, sempre uma boa pedida. Isso acontece, pois suas produ√ß√Ķes s√£o bem controladas quando se trata sobre o clima, permitindo que estejam sempre presentes.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here