Como devemos fazer o descarte correto de rejeitos industriais

0
7
Como devemos fazer o descarte correto de rejeitos industriais_
Como devemos fazer o descarte correto de rejeitos industriais_
5/5 - (1 vote)

Como devemos fazer o descarte correto de rejeitos industriais?

Descubra como descartar de maneira correta os rejeitos e ajudar o meio ambiente

 

Publicidade

Você já precisou realizar o descarte de rejeitos industriais, mas ficou na dúvida de como fazê-lo? Realmente, não é uma tarefa simples e alguns passos devem ser seguidos para que essas sobras não retornem de forma negativa para o meio ambiente.

 

Isso contribui muito para a limpeza e higiene da sua empresa, além de ser útil para a limpeza de casas, escolas e outros locais privados e/ou públicos. Quer descobrir as melhores dicas? Basta continuar a leitura até o final!

O que é um resíduo industrial?

Antes de partirmos para a questão central do artigo, é preciso deixar bem claro como os resíduos industriais são definidos e entender também porque eles são descartados e não aproveitados pelas grandes indústrias.

 

O lixo industrial é o subproduto indesejado dos processos industriais. Esses processos incluem atividades de mineração e manufatura. Portanto, a gestão de resíduos industriais é o ato de remover e destinar com segurança os resíduos industriais.

Afinal, como devemos fazer o descarte correto de rejeitos industriais?

Existem boas maneiras de realizar o descarte correto desse tipo de material — e são tão práticas que podem ser realizadas por qualquer um. No entanto, caso os resíduos sejam em um volume muito grande ou até mesmo representem perigo para a saúde, é fundamental contar com o auxílio de empresas especializadas.

 

Confira abaixo as 4 principais formas de descarte:

Segregação e reciclagem

Grande parte do lixo gerado pelas necessidades de produção, transporte e embalagem de sua empresa não é reutilizável ou compostável, mas é reciclável.

 

O primeiro passo em seu programa de gerenciamento de resíduos industriais é identificar quais itens podem ser reciclados e configurar lixeiras ou postos de recebimento nos quais eles possam ser classificados. A maioria dos centros de reciclagem pode lidar com reciclagem de vidro, papel e plástico.

 

Muitos também podem lidar com reciclagem de sucata, reciclagem de papelão, reciclagem de resíduos de alimentos e reciclagem de eletrônicos. Para isso, você deve segregar e separar sua reciclagem de seus resíduos perigosos, resíduos compostáveis ​​e resíduos sólidos não perigosos.

Uso de aterros

Os aterros sanitários são uma das formas mais comuns de descarte de resíduos no Brasil. Os únicos resíduos que devem ser enviados para aterros são os não perigosos, não recicláveis ​​e não compostáveis.

 

Quando os resíduos são enviados para um aterro, eles ficam confinados a uma pequena área, compactados quando necessário e depois enterrados na terra. À medida que os resíduos se decompõem, liberam gases que podem ser convertidos em gases naturais usados ​​para energia e combustível.

 

Os aterros sanitários são econômicos e são projetados para minimizar os danos causados ​​ao meio ambiente.

Compostagem

O processo de compostagem transforma resíduos orgânicos em fertilizantes que podem ser usados ​​para nutrir as plantas. A maioria dos resíduos de alimentos pode ser compostado, e até mesmo itens orgânicos inseguros podem ser transformados em compostagem segura.

 

Você pode compostar restos de comida, folhas, jornais, pedaços muito pequenos de papelão, palha e serragem. O composto é então adicionado ao solo para fornecer nutrientes e estimular o crescimento. A compostagem é uma das formas mais eficazes de reutilizar e reciclar resíduos.

Recrutar empresas de gestão de resíduos industriais

Em vez de passar pelos processos rigorosos de triagem e compostagem de resíduos, uma empresa ou fabricante pode contar com a ajuda de empresas de gerenciamento de resíduos industriais.

 

Essas empresas são especialmente criadas para gerir resíduos industriais, como tal, uma fábrica pode poupar o stress da monitorização e gestão de resíduos.

 

No entanto, é importante fazer uma análise aprofundada da empresa de gestão de resíduos, pois algumas são conhecidas por adotar estratégias de gestão de resíduos que se concentram apenas na redução do custo operacional. Recrutar essas empresas irá derrotar as metas de gerenciamento

Publicidade

Deixe seu comentário:

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui