Como investir em criptomoedas?

0
7
Como investir em criptomoedas_
Como investir em criptomoedas_
5/5 - (1 vote)

Como investir em criptomoedas?

Hoje em dia, existem diversas soluções práticas e rápidas para comprar criptomoedas com facilidade

No início do mercado cripto, comprar Bitcoin e outras criptomoedas não era assim tão simples. Mais do que isso: muitas pessoas podiam ser vítimas de golpes financeiros.

Publicidade

Hoje em dia, existem as exchanges. Uma exchange é uma plataforma de negociação de criptomoedas, seja para compra, venda, empréstimo e poupança.

As exchanges funcionam como as corretoras que usamos para comprar ações e títulos de renda fixa, com a diferença que as primeiras focam no mercado cripto.

Sendo assim, com o auxílio dessas exchanges, é possível comprar suas criptomoedas de forma muito mais simples, seguindo alguns passos.

Criando um cadastro em uma exchange

Em primeiro lugar, toda exchange pede que o usuário faça um cadastro para poder negociar seus criptoativos. Entre os dados pedidos, podem estar: nome, documentação, e-mail e outros pontos.

De fato, alguns investidores de criptomoedas podem se incomodar em ter que informar dados pessoais dessa forma, uma vez que a descentralização é um ponto forte do mundo cripto.

No entanto, esse é um procedimento que as exchanges precisam fazer para poder dar um suporte mais dedicado ao usuário e para seguir as regulamentações de seus países de origem.

Sendo assim, o cadastro costuma demorar apenas alguns minutos para ser realizado. Depois, já é possível negociar ativos.

Por fim, vale notar que algumas exchanges funcionam de modo progressivo: quanto mais informações o usuário dá, mais funcionalidades ficam abertas.

Selecionando suas criptomoedas

Um ponto importante na hora de comprar suas criptomoedas é a seleção dos ativos: cada um precisa escolher os critérios segundo os quais vai investir o seu dinheiro.

Por exemplo: alguns buscam criptoativos com bons fundamentos e pensando no longo prazo; outros buscam ativos para fazer trades pontuais; outros querem moedas estáveis (stablecoins) etc.

Portanto, o investidor deve fazer um estudo prévio de seu perfil de investimento para escolher ativos que combinem com seu objetivo.

Comprando criptomoedas em uma exchange

Uma vez que se saiba quais ativos comprar, basta ir na exchange e comprá-la com o seu dinheiro.

Entretanto, nem todas as exchanges disponibilizam a compra de criptomoedas diretamente com reais.

Portanto, em alguns casos será preciso converter o real para outra cripto mais conhecida, como Bitcoin ou Tether (stablecoin atrelada ao dólar) e depois comprar essa moeda.

Tudo dependerá, de fato, de cada exchange e do quão popular é o projeto em que se pretende investir.

É arriscado comprar cripto em uma exchange?

Muitos se perguntam se há algum risco ao usar seu dinheiro e colocar seus dados em uma exchange para comprar criptomoedas. No entanto, esse medo não tem fundamento.

Em primeiro lugar, uma exchange funciona de forma muito similar a uma corretora de valores: ela é quem intermedia as suas negociações, mas ela não pode usar o seu dinheiro.

Em segundo lugar, desde que você escolha uma boa senha e não mostre-a para ninguém, não haverá problemas de ser hackeado ou algo do tipo.

Além disso, muitas exchanges contam com mais mecanismos de segurança, como autenticação em duas etapas e confirmação de saque em outros dispositivos.

Portanto, não há riscos relevantes quando se pensa em comprar criptos pela exchange, uma vez que elas são seguras desde que se tome os cuidados necessários.

Carteira privada

Por fim, muitos investidores preferem passar suas criptomoedas para uma carteira privada que seja de uso exclusivo do usuário.

Isso pode ajudar a aumentar a segurança em suas criptomoedas, é verdade. Por outro lado, o cuidado deve ser redobrado: se você perder suas palavras de segurança, nunca mais verá seu dinheiro.

Portanto, é preciso ter muita responsabilidade sobre suas criptomoedas antes de dar esse passo, sendo preciso cuidado para não perder seu dinheiro para sempre.

 

 

Publicidade

Deixe seu comentário:

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui