
Entenda como introduzir o esporte na vida das crianças
Incentivar a criança a praticar esportes desde cedo traz inĂșmeros benefĂcios para a saĂșde dela
Ă natural que os pais queiram que seus filhos cresçam com saĂșde, desenvolvendo-se bem fisicamente como seres humanos. E uma das formas de promover isso na vida dos pequenos Ă© justamente incentivando-os a incluĂrem a prĂĄtica esportiva em seu dia a dia.
Não é por menos que hå vårios pais que dão uma chuteira de futsal infantil para seus filhos como forma de cultivar essa nova paixão. Contudo, nem sempre é uma tarefa fåcil incentivå-los, sobretudo quando as crianças acham mais interessante ficar em casa conectadas ao mundo digital de tablets, smartphones e videogames.
Afinal, como isso pode ser feito? Conheça dicas valiosas para incentivĂĄ-las, assim como entenda os benefĂcios que os esportes trazem para o bem-estar delas, no texto a seguir.
BenefĂcios da prĂĄtica de esporte para crianças
Começar a prĂĄtica esportiva desde criança proporciona diversos benefĂcios para a saĂșde do corpo e da mente dos pequenos. O esporte ensina liçÔes valiosas, ajudando na construção do senso de compromisso e responsabilidade ao praticar modalidades coletivas. Elas tambĂ©m aprendem sobre a importĂąncia de seguir regras, algo que impacta suas relaçÔes interpessoais.
No caso das crianças mais tĂmidas e introvertidas, o esporte pode ser uma maneira de desenvolver suas interaçÔes sociais, permitindo que cresçam com senso de coletividade e cooperação. Inclusive, o esporte Ă© benĂ©fico em ĂĄreas como aprendizado e cognição, jĂĄ que desenvolve novas conexĂ”es interneurais, melhorando aspectos como raciocĂnio lĂłgico, memĂłria e concentração dos pequenos.
Pelo lado fĂsico, ter o esporte na rotina ajuda a prevenir a obesidade, que estĂĄ ligada Ă falta de gasto calĂłrico no dia a dia da criança. Quando se mantĂ©m o corpo em movimento, o metabolismo Ă© acelerado, queimando mais rapidamente as calorias ao longo do dia. Outra vantagem Ă© que o movimento tambĂ©m ajuda a fixar o cĂĄlcio mais facilmente, prevenindo vĂĄrias doenças que atingem os ossos, como a osteoporose. Outros benefĂcios incluem a melhora da postura, resiliĂȘncia, equilĂbrio, elasticidade e motricidade.
Por fim, hĂĄ ainda os benefĂcios ligados Ă saĂșde mental. A prĂĄtica de um esporte contribui para que a criança tenha menos problemas psicolĂłgicos e sociais, como estresse, insĂŽnia e agressividade. Ela tambĂ©m reduz as chances de desenvolver problemas ligados Ă depressĂŁo e Ă ansiedade, dentre outros.
Como introduzi-las nessa rotina saudĂĄvel?
Entretanto, o que os pais podem fazer para incluir o esporte no dia a dia das crianças? O primeiro passo é analisar qual é o perfil do seu pequeno e ver quais são os esportes que combinam com ele, de modo que ele tenha interesse em praticå-lo. Afinal, a pråtica deve ser vista como algo prazeroso e não como uma obrigação, que ele farå contra sua vontade. Uma conversa com a criança ajudarå a descobrir o seu esporte favorito, ou caso ela não tenha, ajude-a a encontrar uma modalidade que chame a sua atenção.
Nessa etapa, Ă© muito vĂĄlido levĂĄ-la para fazer aulas experimentais de alguns esportes. Por exemplo, a natação nĂŁo tem restrição de idade, podendo ser ensinada desde cedo. Caso nĂŁo seja do interesse da criança, pode-se fazer aulas de outros esportes, como futebol, vĂŽlei, atletismo, basquete, dança, skate, handebol ou artes marciais. O segredo Ă© procurar por algo que ela tenha genuĂno interesse em aprender e desenvolver suas habilidades, alĂ©m de se sentir confortĂĄvel fazendo.
à importante que os pais entendam que o seu papel é o de incentivar, mas não o de pressionar a criança. Quando ela estå fazendo um esporte pela primeira vez e naturalmente faz algo errado, a função dos responsåveis não é criticå-la ou chamar a atenção. O importante é tentar criar um håbito de elogio, destacando a evolução dela com o passar do tempo para que ela se sinta mais encorajada.
Inclusive, uma das melhores formas de encorajĂĄ-la Ă© participar das atividades ao lado dela, ensinando-a por meio do exemplo. A criança ficarĂĄ mais Ă vontade e terĂĄ mais interesse em fazer um esporte se perceber que os pais tambĂ©m tĂȘm esse interesse. No quintal de casa ou na praça, participar desse tipo de atividade deixarĂĄ ela muito mais motivada e entretida.




