Entenda como lavar corretamente as roupas dos bebês

0
61
Entenda como lavar corretamente as roupas dos bebês
Entenda como lavar corretamente as roupas dos bebês
Avaliação:

Entenda como lavar corretamente as roupas dos bebês

A lavagem deve ser feita com produtos específicos para evitar alergias

 

Ter um beb√™ em casa √© sin√īnimo de muita alegria, mas tamb√©m de muita aten√ß√£o. Afinal de contas, trata-se de um pequeno ser humano que ainda est√° em processo de desenvolvimento ‚ÄĒ agora, fora da barriga da m√£e.

 

Sendo assim, é preciso ter alguns cuidados básicos para protegê-lo de possíveis ameaças externas. Um bom exemplo disso é o ato de lavar as roupas, visto que as peças devem ser higienizadas separadamente e com produtos específicos.

 

Isso porque a imunidade de uma criança recém-nascida ainda não está completa, e elementos químicos, como certos tipos de sabão, podem causar alergias dermatológicas e até mesmo respiratórias. Para evitar esses e outros problemas, saiba como lavar as roupas de um bebê corretamente.

Cuidado deve anteceder o nascimento da criança

De modo geral, os pediatras sugerem que todo o enxoval da crian√ßa seja devidamente higienizado antes do nascimento ‚ÄĒ o que vai facilitar em grande medida a vida da futura mam√£e. A recomenda√ß√£o √© que isso seja feito a partir da 30¬™ semana de gesta√ß√£o, isto √©, entre o final do 7¬ļ m√™s e o in√≠cio do 8¬ļ.

 

Assim como para nós, adultos, não é recomendado que um bebê tenha contato direto com qualquer peça, seja ela um body ou uma manta, sem uma primeira lavagem. Isso porque as peças podem ter acumulado sujeira e ácaros, além de poder ter sido manuseada por outras pessoas.

 

Ao mesmo tempo, a higiene das peças evita que elementos químicos, como goma e perfumes, entrem em contato com o corpo da criança, sendo facilmente eliminadas com uma higienização adequada. Lembre-se, portanto, que a pele dos bebês é mais sensível, por isso é importante deixar o enxoval previamente limpo.

Lavagem correta das peças do bebê

Em relação à lavagem, é preciso lembrar que, em razão do sistema imunológico ainda em desenvolvimento, as peças da criança devem ser limpas separadamente de todo o restante da casa. Para ajudar nisso, vale a pena ter um cesto próprio para as roupinhas infantis.

 

Outro detalhe importante √© quanto ao uso de sab√£o neutro e sem excesso de perfume. Hoje em dia, j√° existem produtos espec√≠ficos para pe√ßas infantis, mas o importante √© que eles sejam hipoalerg√™nicos. Em todo caso, o sab√£o de coco l√≠quido ou em barra √© uma das melhores op√ß√Ķes.

 

Caso deseje fazer a lavagem √† m√£o, √© necess√°rio separar um balde pr√≥prio para tal atividade, evitando poss√≠veis contamina√ß√Ķes com produtos qu√≠micos. Ap√≥s esfregar delicadamente cada pe√ßa, enx√°gue tudo abundantemente, evitando o risco de deixar algum res√≠duo de sab√£o.

 

Se a lavagem for feita na m√°quina, o cuidado √© fazer a higiene do aparelho antes de us√°-lo ‚ÄĒ para tanto, siga as instru√ß√Ķes do fabricante. A √°gua usada n√£o precisa ser necessariamente morna ou quente, mas, caso tenha essa op√ß√£o, pode usar sem problema algum. O modo de lavagem usado nas pe√ßas ser√° o de roupas delicadas.

Separe as peças

Toalhas, roupas de cama e de vestuário devem ser lavadas separadamente e considerando os mesmos cuidados: sabão neutro, lavagem delicada e enxágue abundante. Dê preferência por fazer a lavagem em dias mais quentes, para que as roupas fiquem completamente secas.

Passe as roupas

Outra recomendação importante é que todas as peças, especialmente as que vão vestir o seu bebê, sejam passadas à ferro. O calor do aparelho ajuda a inibir qualquer resquício de ácaros, vírus ou bactérias que possam vir a causar alergias na criança.

Guarde tudo com cuidado

Por √ļltimo, na hora de guardar as pe√ßas, especialmente enquanto o seu nen√©m ainda n√£o vem, use saquinhos de TNT ou de seda, de modo a deixar as pe√ßas mias protegidas. Caso queira, voc√™ pode criar separa√ß√Ķes de acordo com o tipo de roupa, facilitando o trabalho na hora de separar aquilo que vai ser usado.

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here