Entenda como lavar corretamente as roupas dos bebês
A lavagem deve ser feita com produtos específicos para evitar alergias
Ter um bebê em casa é sinônimo de muita alegria, mas também de muita atenção. Afinal de contas, trata-se de um pequeno ser humano que ainda está em processo de desenvolvimento — agora, fora da barriga da mãe.
Sendo assim, é preciso ter alguns cuidados básicos para protegê-lo de possíveis ameaças externas. Um bom exemplo disso é o ato de lavar as roupas, visto que as peças devem ser higienizadas separadamente e com produtos específicos.
Isso porque a imunidade de uma criança recém-nascida ainda não está completa, e elementos químicos, como certos tipos de sabão, podem causar alergias dermatológicas e até mesmo respiratórias. Para evitar esses e outros problemas, saiba como lavar as roupas de um bebê corretamente.
Cuidado deve anteceder o nascimento da criança
De modo geral, os pediatras sugerem que todo o enxoval da criança seja devidamente higienizado antes do nascimento — o que vai facilitar em grande medida a vida da futura mamãe. A recomendação é que isso seja feito a partir da 30ª semana de gestação, isto é, entre o final do 7º mês e o início do 8º.
Assim como para nós, adultos, não é recomendado que um bebê tenha contato direto com qualquer peça, seja ela um body ou uma manta, sem uma primeira lavagem. Isso porque as peças podem ter acumulado sujeira e ácaros, além de poder ter sido manuseada por outras pessoas.
Ao mesmo tempo, a higiene das peças evita que elementos químicos, como goma e perfumes, entrem em contato com o corpo da criança, sendo facilmente eliminadas com uma higienização adequada. Lembre-se, portanto, que a pele dos bebês é mais sensível, por isso é importante deixar o enxoval previamente limpo.
Lavagem correta das peças do bebê
Em relação à lavagem, é preciso lembrar que, em razão do sistema imunológico ainda em desenvolvimento, as peças da criança devem ser limpas separadamente de todo o restante da casa. Para ajudar nisso, vale a pena ter um cesto próprio para as roupinhas infantis.
Outro detalhe importante é quanto ao uso de sabão neutro e sem excesso de perfume. Hoje em dia, já existem produtos específicos para peças infantis, mas o importante é que eles sejam hipoalergênicos. Em todo caso, o sabão de coco líquido ou em barra é uma das melhores opções.
Caso deseje fazer a lavagem à mão, é necessário separar um balde próprio para tal atividade, evitando possíveis contaminações com produtos químicos. Após esfregar delicadamente cada peça, enxágue tudo abundantemente, evitando o risco de deixar algum resíduo de sabão.
Se a lavagem for feita na máquina, o cuidado é fazer a higiene do aparelho antes de usá-lo — para tanto, siga as instruções do fabricante. A água usada não precisa ser necessariamente morna ou quente, mas, caso tenha essa opção, pode usar sem problema algum. O modo de lavagem usado nas peças será o de roupas delicadas.
Separe as peças
Toalhas, roupas de cama e de vestuário devem ser lavadas separadamente e considerando os mesmos cuidados: sabão neutro, lavagem delicada e enxágue abundante. Dê preferência por fazer a lavagem em dias mais quentes, para que as roupas fiquem completamente secas.
Passe as roupas
Outra recomendação importante é que todas as peças, especialmente as que vão vestir o seu bebê, sejam passadas à ferro. O calor do aparelho ajuda a inibir qualquer resquício de ácaros, vírus ou bactérias que possam vir a causar alergias na criança.
Guarde tudo com cuidado
Por último, na hora de guardar as peças, especialmente enquanto o seu neném ainda não vem, use saquinhos de TNT ou de seda, de modo a deixar as peças mias protegidas. Caso queira, você pode criar separações de acordo com o tipo de roupa, facilitando o trabalho na hora de separar aquilo que vai ser usado.