Vai correr maratona? Saiba como se preparar para longas competi√ß√Ķes

0
98
Vai correr maratona? Saiba como se preparar para longas competi√ß√Ķes
Vai correr maratona? Saiba como se preparar para longas competi√ß√Ķes
Avaliação:

Vai correr maratona? Saiba como se preparar para longas competi√ß√Ķes

 

Veja o que é preciso para preparar o corpo e condicionar a mente para encarar 42 km de corrida

 

A primeira maratona representa um desafio √°rduo a ser superado, mesmo para quem j√° tem experi√™ncia em corridas longas, afinal, s√£o 42 km a serem percorridos. √Č uma prova que exige planejamento meticuloso, anos de preparo f√≠sico e mental.

 

Para se preparar, muitas coisas devem ser levadas em consideração, como os artigos para corrida, o tipo de alimentação durante o período de preparação e as estratégias que serão utilizadas em cada parte da prova.

 

Uma maratona é uma prova que exige muita força de vontade, dedicação e sabedoria, além de um preparo físico impecável para que o corpo aguente todo o trajeto, cruze a linha de chegada e desfrute da sensação incrível de percorrer todo o percurso de 42 km.

 

Se o seu objetivo é esse, você está no lugar certo, pois separamos o que é preciso para ter um preparo físico e condicionamento mental para encarar uma maratona.

 

Como preparar o corpo para correr uma maratona?

Antes de começar, é importante destacar que o primeiro passo para você correr sua primeira maratona é não ter pressa para superar o desafio. Alcançar o objetivo de correr 42 km não é uma tarefa simples, pois pode exigir anos de preparação para o corpo aguentar tamanho desgaste.

 

O processo de preparo físico deve iniciar com uma avaliação médica para certificar que seu corpo está saudável o suficiente para enfrentar uma maratona.

 

Depois disso, o pr√≥ximo passo √© procurar por preparadores f√≠sicos para ter a assessoria e acompanhamento de seus treinos espec√≠ficos para corridas de longas dist√Ęncias. Essa etapa requer paci√™ncia, pois nosso corpo n√£o evolui t√£o r√°pido quanto queremos.

 

Você precisará de um a dois anos com uma rotina diária completamente ajustada, com exercícios de fortalecimento, resistência muscular, cardio e alimentação adequada.

 

Uma boa dica para testar sua resistência e desempenho físico é começar com corridas diárias de 5 km e melhorar seu tempo o máximo que conseguir.

 

No primeiro ano de preparação, pense em correr meias maratonas, são 4 por ano e servem como aprendizado base de como se comportar ao longo de todo o trajeto. Já a maratona, é interessante encará-la somente em seu segundo ano de corrida.

O que é necessário para o condicionamento mental?

Pense que, al√©m de ter um preparo f√≠sico impec√°vel, voc√™ tamb√©m precisa de uma mente muito resiliente e equil√≠brio emocional. Isto porque, correr por 42 km n√£o √© apenas uma luta com suas pernas e seu f√īlego, existe um embate cont√≠nuo na mente devido √† exaust√£o e desgaste.

 

Se a mente n√£o estiver ‚Äúem dia‚ÄĚ para a maratona, voc√™ gastar√° sua energia de forma errada, perder√° a frequ√™ncia de seu ritmo e, muito provavelmente, n√£o conseguir√° termin√°-la.

 

A melhor forma de condicionar sua mente √© correr para ganhar viv√™ncia em corridas e amadurecer sua mente. Sentir o desafio na pele, aumentando a dist√Ęncia de seus treinos e competindo em corridas menores por pelo menos um ano antes da maratona √© a melhor forma de reunir bagagem e entender na pr√°tica como se comportar em trajetos muito longos.

 

Al√©m disso, tamb√©m √© importante assistir maratonas para entender os principais cen√°rios e condi√ß√Ķes adversas das provas. Assim, voc√™ saber√° qual o ritmo adequado para cada parte da corrida, quais as principais estrat√©gias para reservar energia e quando √© conveniente apertar o passo.

Como definir a estratégia de ritmo?

Se o seu objetivo é terminar a prova, você deve seguir o ritmo de acordo com sua capacidade física. O ideal é manter um ritmo contínuo dentro de seus limites físicos e apertar o passo quando sentir que tem energia o suficiente para acelerar, sempre levando em consideração que não se deve gastá-la toda durante seus sprints.

 

Caso você tenha uma meta de tempo, a melhor maneira de alcançá-la é entendendo a fisiologia da maratona para definir em quais partes da corrida é adequado manter o ritmo contínuo, correr mais rápido ou segurar o passo para descansar.

 

Sabendo todas as características do percurso, como subidas, descidas e trajetos planos, por exemplo, você conseguirá identificar se é melhor começar com tudo e seguir em frente, correr num ritmo uniforme durante toda a prova ou apostar em uma segunda metade mais rápida.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here