Entenda o que é trekking e como iniciar essa prática

0
108
Entenda o que é trekking e como iniciar essa prática
Entenda o que é trekking e como iniciar essa prática
5/5 - (1 vote)

Entenda o que é trekking e como iniciar essa prática

A atividade exige certo preparo físico, mas pode ser feita em qualquer idade

O trekking é um tipo de caminhada feito por trilhas naturais. Envolve uma atividade divertida e fácil, tanto que pode ser praticada por crianças e idosos. Para se aventurar na prática é indispensável ter bons tênis esportivos, até porque você não quer acabar com bolhas e dores nos pés.

Quer saber mais sobre trekking e como incluir essa atividade física em sua rotina? Confira as dicas e aproveite para se divertir, seja sozinho, com amigos ou familiares.

O que é trekking

A palavra vem do inglês, derivada de trekken, que significa migrar. Os povos antigos tinham o hábito de mudar seu local de residência, faziam longas caminhadas até encontrar um novo espaço para viver. Então, trekken tinha um sentido um pouco negativo, de deixar para trás ou sofrer.

No entanto, a atividade de trekking não tem nada de triste. Muito pelo contrário, o objetivo é fazer caminhadas, curtas ou longas, em meio a natureza, desvendando trilhas de nível fácil. Ou seja, tem a ver com lazer e distração, tanto que pode ser feito nas áreas urbanas ou arredores.

Quais os tipos existentes

Os tipos de trekking são divididos em: de um dia, de longa distância, de regularidade ou de velocidade. Confira mais detalhes sobre cada modalidade:

De um dia

Como já diz o nome, é um trajeto para ser feito em um dia. Uma caminhada leve na cidade ou arredores, com percurso de até 10 Km, delimitando começo e fim. Ideal para quem está começando e pode ser feito sozinho ou em grupos.

De longa distância

O nome já é autoexplicativo, envolve ir de um lugar ao outro e não pode ser feito em um único dia. Ou seja, além das roupas de caminhada é preciso levar alimentos, água e equipamentos para pernoitar. São indicados para quem já iniciou no trekking e tem certa prática e preparo físico. Além disso, é indispensável ter um guia.

De regularidade

Ideal para quem gosta de desafios, pois envolve fazer um percurso desconhecido e ter um prazo para desvendá-lo. Feito em equipes, em que cada uma tem sua função, exige o uso de equipamentos específicos e conhecimento na prática.

De velocidade

Também tem o intuito de criar uma competição, como acontece no de regularidade, porém, no lugar de uma caminhada, é quase uma corrida de aventura. Precisa de bússolas e outros equipamentos. A ideia é chegar ao ponto final no menor tempo possível.

Dicas para iniciar a prática

Se você gostou do trekking e quer iniciar a prática, confira as dicas para se divertir sem medo.

Seja ativo em outro esporte

Vida sedentária não combina com trekking, mesmo os menores trajetos, de até 10 km, vão exigir bastante de você. Assim, o indicado é ser ativo em qualquer outro esporte, pode ser natação, ir para a academia, caminhar, correr ou patinar. O importante é se movimentar.

Comece com trilhas fáceis

Antes de começar o trekking, conheça trilhas fáceis de fazer em outras viagens. Por exemplo, aposte no acesso por trilha até uma praia que você ama. Prefira os trajetos planos e com piso firme, sem a necessidade de escalar ou caminhar em pedras.

Confira as regras da trilha

O trekking tem regras, mesmo quando não envolve a prática mais competitiva, como o de regularidade ou de velocidade. Existem trilhas restritas ou que só podem ser acessadas com autorização. Logo, a importância de contar com um guia para te ajudar, por mais simples que seja o trajeto.

Leve as roupas, calçados e equipamentos certos

Apesar de ter contato com a natureza, ainda se trata de um esporte. Aposte em roupas leves, mas que protejam do vento, use repelente e calce tênis próprio para caminhadas longas. Quanto aos equipamentos, bússola, isolante térmico, barraca e até mesmo saco de dormir vão ser úteis neste momento.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here