Família aumentando: conheça os benefícios de morar em uma casa para as crianças
Maior espaço livre permite brincadeiras e melhor desenvolvimento infantil
Diversos aspectos devem ser considerados na hora de escolher o imóvel ideal. Este deve ter dimensões compatíveis com a quantidade de integrantes da família, algo que fica ainda mais latente quando se tem crianças pequenas.
É, principalmente, nesse sentido que a opção por morar em casa revela-se como extremamente vantajosa. Imagine a possibilidade de ter seus filhos em um local espaçoso, seguro e com mais liberdade?
Além disso, a vivência em uma casa com acesso a um espaço verde, por exemplo, beneficia o desenvolvimento infantil, especialmente na primeira infância. Confira a seguir alguns dos principais benefícios de morar em casa para as crianças.
Desenvolvimento infantil e moradia
Em um primeiro momento, você pode estar se perguntando o que tem a ver desenvolvimento infantil com morar em uma casa. Acontece que, ao permitir que a criança tenha acesso a determinadas atividades e ambientes, você estará ajudando-a no processo de se desenvolver como ser humano.
A relação entre isso e a opção por morar em uma casa está centrada nas diversas possibilidades que esse tipo de imóvel oferece para uma criança — algo que pode ser mais limitado quando se vive em um espaço com mais restrições, como é o caso de apartamentos.
É na primeira infância (período que compreende entre os primeiros meses de vida do bebê até os 6 anos de idade) que as crianças vão começar a desenvolver habilidades e competências que impactam a vida adulta. Nesse sentido, morar em uma casa pode facilitar esse processo de maneira um tanto quanto positiva.
Pensando nisso, selecionamos alguns dos principais benefícios encontrados ao optar por esse tipo de moradia, especialmente para os seus filhos.
Mais espaço para brincadeiras
Brincar de esconde-esconde, montar uma barraca de acampamento ou até mesmo pintar uma tela são atividades passíveis de acontecer com mais facilidade dentro de casa. Lembre-se que as brincadeiras são extremamente importantes no desenvolvimento infantil, mas devem ser sempre supervisionadas por adultos.
Menos riscos com sedentarismo infantil
O sedentarismo está ligado a problemas como a obesidade infantil, segundo a Organização Mundial da Saúde. Isso acende um alerta para que as famílias vejam a prática de atividades físicas com a devida importância. Uma casa que facilita as brincadeiras e as atividades físicas, porém, ajuda a inibir tais questões.
Possibilidade de construir área de lazer
Quando você mora em uma casa, é muito mais fácil construir uma área de lazer voltada para o público infantil do que quem mora em um espaço mais restrito. Um miniplayground ou mesmo uma casa na árvore podem ser o tipo de espaço ideal para que seus filhos possam brincar com total liberdade.
Pets mais livres
A presença de animais de estimação, como gato, cachorro ou periquito, também é um ponto benéfico para a criançada e é outro aspecto que deve ser considerado por quem está optando por morar em casa. Dessa forma, você garante que a interação entre os pets e os seus filhos ocorra de uma maneira mais livre e divertida.
Maior contato com a natureza
O contato com a natureza, seja com uma mini-horta, seja com um espaço com gramado, é fundamental no desenvolvimento de qualquer criança, sendo ainda mais interessante quando pode ser feito no conforto da sua própria casa. Se você ainda não tem um espaço assim, fica a dica.
Menos incômodo com a vizinhança
Quem tem criança em casa sabe que um dos problemas mais comuns é o barulho que pode incomodar os vizinhos. Quando você mora em uma casa, esse tipo de questão acaba tendo um peso bem menor, já que as paredes não são coladas umas nas outras, o que impede que a vizinhança se incomode com possíveis gritos e choros.