Caroço na pele dos cães: o que pode ser?

0
286
CarocŐßo na pele dos caŐÉes_ o que pode ser_
CarocŐßo na pele dos caŐÉes_ o que pode ser_
5/5 - (2 votes)

Caroço na pele dos cães: o que pode ser?

Independentemente do que for, é essencial buscar uma avaliação veterinária o quanto antes

Assim como n√≥s, seres humanos, os c√£es tamb√©m podem apresentar alguns sintomas no corpo que refletem altera√ß√Ķes no seu organismo. O surgimento de caro√ßos, por exemplo, √© algo bastante comum e pode significar diferentes situa√ß√Ķes.

Pode ser uma rea√ß√£o al√©rgica, um ponto de ac√ļmulo de gordura ou, na pior das hip√≥teses, um tumor maligno. S√≥ que, a √ļnica pessoa capaz de definir qual a real situa√ß√£o √© o veterin√°rio. Portanto, o primeiro passo √© buscar ajuda em uma cl√≠nica ou hospital veterin√°rio.

Hoje você vai conhecer alguns tipos de caroços que costumam aparecer na pele dos cães e o que há por trás de cada um deles.

Buscar ajuda sim, mas sem desespero

A associa√ß√£o de um caro√ßo na pele do cachorro, muitas vezes, √© erroneamente associada a um c√Ęncer. Isso pode sim acontecer, mas, em grande parte dos casos, a protuber√Ęncia que voc√™ enxerga n√£o √© necessariamente um tumor.

√Č preciso dizer isso porque muitos donos de pet costumam se desesperar ao encontrar alguma altera√ß√£o em seus bichinhos. Obviamente que buscar ajuda veterin√°ria √© o melhor caminho, mas √© preciso manter a calma, pois o sentimento de apreens√£o √© facilmente transmitido ao animal ‚ÄĒ e desnecessariamente.

Vale dizer ainda que a maioria dos caro√ßos que aparecem n√£o s√£o tumores. Eles se diferenciam, principalmente, por serem uma esp√©cie de ac√ļmulo de fluidos e c√©lulas dentro da pele do c√£o. Os tumores, por sua vez, s√£o resultantes de uma protuber√Ęncia e/ou novo tecido formados por baixo da pele.

Agora que você já sabe a diferença entre caroços e tumores, vamos explicar os tipos mais comuns existentes.

Abscesso

O abscesso √© uma esp√©cie de cisto que aparece, geralmente, por conta de machucados ou infec√ß√Ķes relativas a mordidas, por exemplo. Sua principal caracter√≠stica √© a presen√ßa de pus e sangue em seu interior.

Se for esse o caso, jamais rompa a ferida por conta própria, porque o animal vai sentir muita dor. A drenagem desses líquidos só deve ser feita com a ajuda de um médico veterinário, evitando, assim, riscos de infeccionar o local.

Cisto apócrino

Devido ao bloqueio de gl√Ęndulas podem surgir os chamados cistos ap√≥crinos, um caro√ßo de massa dura que aparece abaixo da pele tanto de c√£es como em gatos. Em sua maioria s√£o benignos, mas devem ser analisados com cautela.

Efeito colateral de vacina

Outra razão para o aparecimento de caroços é como efeito colateral após a aplicação de alguma vacina. Essa espécie de hematoma, que fica no lugar onde o animal recebeu a injeção, acaba sumindo em alguns dias.

Hematoma

Da mesma forma como a gente, quando o cachorro sofre algum tipo de choque mec√Ęnico – uma pancada forte, por exemplo ‚ÄĒ h√° um ac√ļmulo de sangue abaixo da pele, criando o que conhecemos popularmente como ‚Äúgalo‚ÄĚ ou calombo, isto √©, os hematomas.

Hiperplasia das gl√Ęndulas seb√°ceas

Apesar do nome dif√≠cil, esses caro√ßos aparecem por conta do crescimento acelerado das chamadas gl√Ęndulas seb√°ceas, aquelas que s√£o respons√°veis pela produ√ß√£o do √≥leo que ajuda a lubrificar naturalmente a pele.

Esse tipo de caro√ßo √© benigno e √© mais comum de aparecer em regi√Ķes como p√°lpebras, torso e pernas do cachorro.

Histiocitoma

Tamb√©m benigno, o histiocitoma √© um tipo de caro√ßo mais comum em filhotes e surgem em regi√Ķes como pernas, cabe√ßa e orelhas do animal. Os caro√ßos, que t√™m o tamanho de um bot√£o pequeno e s√£o r√≠gidos, costumam desaparecer naturalmente com o tempo.

Lipomas

Esse tipo de caro√ßo aparece principalmente em animais acima do peso e obesos, exatamente por estar relacionado ao ac√ļmulo de gordura. Os lipomas aparecem gra√ßas ao crescimento acelerado de c√©lulas de gordura, ocasionando o surgimento desse tipo de tumor em regi√Ķes como peito, patas dianteiras e abdome do animal.

Tumores de pele malignos

Uma das características mais taxativas de um tumor maligno de pele é a não sua não cicatrização, a famosa ferida que nunca sara. Eles acabam sendo bem perceptíveis e precisam ser tratados imediatamente. Quanto mais rápido for detectado o problema, maiores serão as chances de cura.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here