Saiba como escolher o melhor comedouro para gatos!

0
10
Saiba como escolher o melhor comedouro para gatos!
Saiba como escolher o melhor comedouro para gatos!
5/5 - (1 vote)

Saiba como escolher o melhor comedouro para gatos!

Fatores como diâmetro e profundidade influenciam ao escolher o modelo para o seu companheiro

Quem tem um gato em casa sabe que um dos itens mais importantes para garantir o bem estar dele é o comedouro. Porém, não basta escolher qualquer modelo e servir a ração nele. O bem estar do felino também envolve escolher uma vasilha que seja apropriada.

Publicidade

 

Por exemplo, além de pensar no conforto e praticidade de higienizar o comedouro, você sabia que também é importante pensar na profundidade e na largura do item? E que existem opções como comedouros de altura regulável, que podem proporcionar mais saúde para o seu pet?

 

Essas são apenas algumas das características que o dono precisa conhecer para escolher o melhor comedouro para o animal. No texto abaixo, conheça outras recomendações importantes para levar para casa a melhor opção.

Avalie as necessidades do seu gato

Na hora de escolher o comedouro ideal para o seu gatinho, é preciso levar em conta as características comportamentais e necessidades dele. O dono consegue encontrar diferentes tipos de comedouros no mercado, cada um indicado para diferentes tipos e raças.

 

Há o tradicional, mais barato e que geralmente é feito de cerâmica, plástico ou inox, com diferentes cores ou formatos. Também existem comedores automáticos, uma alternativa mais tecnológica e interessante para quem fica muito tempo fora de casa. Nele, o dono coloca a ração e um sistema regula sua dosagem, liberando os grãos ao longo do dia — por conta disso, é uma opção mais cara.

 

Também existem comedouros elevados, que são mais ergonômicos e trazem benefícios para a saúde do animal. Quando se coloca o comedouro direto no chão, ele precisa se abaixar para se alimentar, o que pode causar quadros de refluxo e outros problemas digestivos. Dessa forma, esse modelo de suporte regulável é ajustável para o porte do seu animal e garantirá que ele se alimente de forma mais saudável.

Tenha atenção para o tamanho do comedouro

Um fator importante que todos os donos precisam observar para escolher o comedouro ideal é o diâmetro do acessório. A vasilha precisa ser grande o suficiente para que os bigodes do gato não toquem na sua extremidade quando ele se alimentar, pois se trata de uma região muito sensível que o deixa incomodado caso haja esse contato durante as refeições.

 

Com isso, escolher um comedouro com um tamanho agradável evita também que ele deixe sobras nas laterais, já que ele não se sentirá incomodado com a vasilha.

Escolha um comedouro fácil de limpar

Há potinhos feitos de diferentes materiais, cada um com suas vantagens e desvantagens. Porém, além de escolher uma opção que seja agradável para o animal, o proprietário também precisa pensar em uma escolha que seja de fácil limpeza, já que o comedouro deve estar sempre limpo.

 

Uma vasilha que não é higienizada com frequência pode fazer com que o gato não queira se alimentar. Outro problema é que a gordura da ração se acumula no potinho, fator que pode contribuir para causar a acne felina. Assim, os modelos feitos de cerâmica e inox são mais fáceis de lavar do que os de plástico.

Evite escolher um comedouro muito profundo

Outra característica que precisa ser avaliada ao escolher o comedouro é a profundidade dele. Isso é pelo mesmo motivo em relação às vasilhas com diâmetro grande, já que os bigodes do gato podem sofrer caso a profundidade não seja apropriada.

 

Assim, comedouros muito fundos farão com que eles toquem na lateral da vasilha, impedindo que ele alcance os grãos do fundo sem sentir incômodos. Dessa forma, é indicado que a escolha priorize comedouros com profundidade moderada, evitando desconfortos para eles.

 

Publicidade

Deixe seu comentário:

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui