Viajar e economizar: como planejar sua viagem com antecedência

0
148
Viajar e economizar_ como planejar sua viagem com antecedência
Viajar e economizar_ como planejar sua viagem com antecedência
5/5 - (2 votos)

Viajar e economizar: como planejar sua viagem com antecedência

Conhecer o lugar previamente é essencial para calcular futuros gastos

 

Seja para outro país ou para uma cidade vizinha, viajar é uma experiência única. Claro que, para que isso aconteça, haverá um determinado custo. Os gastos com transporte, com hospedagem e com alimentação precisam ser considerados nesse cálculo.

 

A boa notícia é que existem formas de economizar, principalmente se você faz seu planejamento com antecedência. Adquirir um pacote de viagens e até mesmo viajar durante a baixa temporada são alguns exemplos disso.

 

A fim de que você consiga aproveitar ao máximo a sua próxima viagem, selecionamos algumas dicas de planejamento que trarão mais segurança ao bolso e, consequentemente, mais economia.

Por que planejar a viagem com antecedência?

Um bom planejamento faz com que você tenha mais segurança nas tomadas de decisão e que, também, consiga se antecipar minimamente aos imprevistos os quais possam surgir. Isso vale também no caso de uma viagem.

 

Dessa forma, planejar uma viagem com antecedência dá mais garantias sobre o tipo de viagem que você vai fazer. Além disso, outro benefício do planejamento prévio é a economia, pois você terá que calcular previamente todas as despesas.

 

Conhecer o lugar ao qual você está indo, valores de hospedagem, restaurantes, lanchonetes; a proximidade com bancos, com farmácias, com padarias e com supermercados; os passeios turísticos disponíveis… Todas essas informações são essenciais para um bom planejamento de viagem.

Defina o destino, o tempo e o orçamento da viagem

Um dos primeiros passos é a definição do destino da viagem, o tempo que você vai ficar no seu local de destino e o orçamento que se tem para a sua realização. Quem não tem um destino de viagem definido pode pedir opinião de amigos e fazer pesquisas na internet sobre lugares que tenham mais a ver com seu gosto pessoal.

 

O tempo diz respeito tanto ao período quanto à época do ano em que você vai viajar. Determine quantos dias você vai levar viajando, incluindo o deslocamento (de avião, de carro, de ônibus, de trem, de barco) e se informe quanto à previsão do tempo. Ninguém deseja ir à praia quando está chovendo, por exemplo.

 

Tendo resolvido esses dois pontos, saltamos para o orçamento. Como já foi dito, ele precisa considerar todas as despesas básicas e, ainda, um custo extra para compras e para passeios turísticos. Se a viagem for para fora do país, considere a moeda local e leve sempre uma parte do dinheiro em espécie consigo.

Escolha o tipo de hospedagem

Um dos fatores de maior peso no seu orçamento é a hospedagem. Aí é preciso considerar quais as opções disponíveis e quanto você está disposto a gastar e a investir no seu próprio conforto. Resorts e hotéis oferecem uma estadia com mais mordomia, mas são bem mais caros que pousadas, por exemplo.

 

Os hostels são outra opção para quem quer gastar ainda menos, tendo como porém a menor privacidade, já que os dormitórios são compartilhados. Você pode, ainda, alugar uma casa por temporada — escolha inteligente para quem viaja em grupo ou vai ficar por mais tempo no local.

Busque opções em agências de turismo

Ainda em se tratando de economia, vale a pena consultar as opções disponíveis em agências de turismo. Você pode pagar um valor único que englobe a ida e a vinda, a hospedagem e até mesmo os passeios programados com um guia turístico.

 

Os pacotes de viagem geralmente têm um ótimo custo-benefício para os viajantes, mas podem acabar “engessando” a viagem, já que os horários de transporte, a estadia e os passeios são previamente definidos pelas empresas.

Faça um roteiro prévio

Listar os lugares que você deseja conhecer também é algo que deve ser feito para o bom planejamento da sua viagem. Para tanto, fazer um roteiro prévio é uma recomendação importante a fim de evitar gastos extras de tempo e dinheiro.

 

Em cidades turísticas, vale a pena buscar recomendações em blogs e em sites de turismo para saber qual a melhor rota a se seguir. Lembre-se de considerar se há lugares para comer por perto e os valores, bem como o tipo de transporte disponível.

 

Tendo em mãos todas essas informações, você terá o planejamento perfeito para fazer a viagem que você tanto deseja sem gastar tanto.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here