Você sabe como funciona o Alongamento Muscular ?

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Você sabe como funciona o Alongamento Muscular - Espaço Naya Nader Copacabana
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Você sabe como funciona o Alongamento Muscular ?

Você sabe como funciona o Alongamento Muscular - Espaço Naya Nader Copacabana
Você sabe como funciona o Alongamento Muscular РEspaço Naya Nader Copacabana

Hoje quem vai falar um pouco sobre o assunto, é a Educadora Física e Personal Trainer Naya Nader.

Uma Aula de Alongamento utiliza varia√ß√Ķes de posturas, a fim de alongar diversas
musculaturas, com ênfase ou não em alguma região. Costuma ser um trabalho global,
para o desenvolvimento do corpo como um todo, visando a melhoria das atividades
di√°rias.

A pr√°tica do alongamento, seja por atletas, iniciantes ou sedent√°rios, promove
diversos benef√≠cios para a sa√ļde e qualidade de vida. Podendo ser realizada por
pessoas de todas as idades, a qualquer momento, em qualquer lugar, sem necessidade
de acessórios ou sobrecarga.

Ao permanecer em uma postura de m√°xima extens√£o, por um determinado tempo, a
musculatura se alonga, devido ao relaxamento das suas fibras.
Cada posição pode ser sustentada de 15 a 45 segundos, dependendo do objetivo e
intensidade propostos. √Č importante perceber o seu ponto de desconforto. O
alongamento n√£o deve doer, por isso, deve ser realizado de forma confort√°vel e
evoluindo gradativamente.

Principais Benefícios:

– Aumenta a Flexibilidade.
– Alivia tens√Ķes musculares e dores relacionadas √†s mesmas.
– Melhora a postura.
РAlivia o estresse, relaxando não apenas o corpo, mas também a mente.
РAmeniza cólicas menstruais, ativando a circulação sanguínea.
РContribui na recuperação muscular após atividade física.

Para desfrutar de todos os benefícios dessa atividade, é importante praticá-la
constantemente, até diariamente e, de preferência, com orientação de um profissional
capacitado.

Comumente procurado para o relaxamento dos m√ļsculos e al√≠vio de tens√Ķes, o
alongamento também promove o aumento da flexibilidade, através de diferentes
formas de trabalho.

Principais Tipos de Alongamento:

– Alongamento Est√°tico
A pessoa permanece em uma mesma posição por alguns segundos, alongando a
musculatura at√© sentir um leve desconforto. √Č o mais comum, utilizado nas aulas e no
dia a dia.

– Alongamento Din√Ęmico ou Bal√≠stico
Realizado com movimentos leves, um balanço repetido da parte do corpo que está
sendo alongada. Geralmente utilizado para preparar o corpo antes de qualquer outra
atividade.

– Alongamento Passivo
Feito com ajuda de algum aparelho/acessório, como uma faixa elástica, bola suíça, ou
com ajuda de outra pessoa.

РFacilitação Neuromuscular Proprioceptiva
Realizado de forma passiva, ou seja, com a ajuda de outra pessoa, que vai auxiliar na
sustentação da posição por determinado tempo. Em seguida, o praticante realiza uma
força contrária ao movimento, enquanto o auxiliar sustenta a posição inicial. No
período de relaxamento que se segue, o auxiliar desloca um pouco além da posição
inicial, a fim de aumentar a amplitude do alongamento. Trata-se de uma técnica
específica, que deve ser realizada por profissional especializado.

Cuidados:

РEvitar antes da prática de musculação ou exercícios de impacto (saltos), que exigem
for√ßa e um alto grau de estabilidade das articula√ß√Ķes, porque o relaxamento dos
m√ļsculos diminui a estabilidade articular, reduzindo o papel do sistema nervoso.

– Pessoas com hiperfrouxid√£o ligamentar, que necessitam da musculatura para
estabilizar a articulação.

– Em caso de m√ļsculos lesionados ou alguma regi√£o dolorida, de forma a n√£o agravar o
problema.

Ôā∑ A falta de alongamento pode causar desequil√≠brios e compensa√ß√Ķes
musculares, gerando dores e, at√© mesmo, les√Ķes.
Ôā∑ Alongue quantas vezes quiser/puder/lembrar durante o dia.
Ôā∑ Procure manter uma pr√°tica orientada regular, para evoluir com seguran√ßa.

Espa√ßo Naya Nader – (21)99703-0337

Email: nayanader@yahoo.com.br

Instagram: @espaconayanader

Facebook: espaconayanader

 

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