4 verdades e mitos sobre conforto térmico em casa

0
128
4 verdades e mitos sobre conforto teŐĀrmico em casa
4 verdades e mitos sobre conforto teŐĀrmico em casa
5/5 - (1 vote)

4 verdades e mitos sobre conforto térmico em casa

Conheça o caminho para ter um ambiente mais aconchegante

Nada pior do que ter uma casa quente, sem ventilação e que não promove nenhum tipo de conforto térmico. O Brasil é um país tropical caracterizado por temperaturas altas na maior parte do ano e é preciso encontrar formas de resfriar o ambiente para ter mais comodidade ao ficar em casa.

Existem diversos mitos e verdades sobre conforto térmico para residências e hoje estamos aqui para apresentar e explicar essas ideias. Não basta apenas usar tinta clara ou apostar no ar-condicionado para ter mais conforto térmico, aqui vamos te mostrar como deixar o seu imóvel mais fresco da maneira certa.

Confira abaixo o que é verdade e o que é mito sobre conforto térmico em casa:

Somente a tinta de cor branca ajuda a ‚Äúrefrescar‚ÄĚ o ambiente

Esse √© um mito ou uma meia verdade, se considerarmos que pintar as paredes de cor branca podem, sim, refrescar os c√īmodos da sua casa. Mas existem diversos outros tipos de cores de tintas que podem ajudar a refrescar o ambiente e trazer mais destaque para a decora√ß√£o do seu im√≥vel.

Uma excelente op√ß√£o de cor para refrescar o ambiente √© o verde. Tons como o verde menta e o turquesa, por exemplo, s√£o colora√ß√Ķes neutras que combinam com diversos estilos de decora√ß√£o e n√£o ret√©m calor como cores mais escuras.

As cores azul, bege e cinza são cores com tons mais suaves e versáteis, que podem ajudar a refrescar ambientes mais quentes. Para isso, uma boa forma é apostar em tons mais frios destas cores, essa é uma boa dica para as paredes da cozinha, que costuma ser o lugar mais quente da casa.

Só o ar-condicionado resolve o problema!

Esse √© um mito! Quando pensamos em conforto t√©rmico, logo pensamos em ar-condicionado. N√£o s√£o poucas as promo√ß√Ķes do aparelho durante todo o ano, principalmente no ver√£o. O ar-condicionado pode ajudar a trazer mais conforto t√©rmico para o ambiente, mas sozinho ele n√£o resolve o problema.

Existem diversos fatores que podem ajudar a refrescar o ambiente. O ar-condicionado √© um deles, mas dependendo do ambiente o aparelho n√£o √© suficiente. √Č poss√≠vel adotar v√°rias formas como pintar a parede com cores claras, abrir ou mudar entradas de ventila√ß√£o (janelas, basculantes e portas).

Confiar apenas no ar-condicionado para resfriar ambientes mais escuros e fechados, por exemplo, acaba sobrecarregando o aparelho e eleva o gasto com manutenção. Por isso, é importante combinar diversos fatores para gerar mais conforto térmico da forma certa.

A temperatura pode influenciar no consumo de energia

Essa √© uma verdade! A temperatura influencia no consumo de energia do ambiente. Por isso, independentemente das condi√ß√Ķes de ventila√ß√£o do ambiente, o consumo de energia no ver√£o costuma ser mais alto. O ver√£o √© a esta√ß√£o mais quente do ano.

Nesse período, mesmo que o ambiente seja bem ventilado, a baixa umidade costuma deixar o tempo mais seco e com isso acaba sendo necessário o uso de aparelhos como ar-condicionado e ventiladores para melhorar o conforto térmico do ambiente.

Ventilação cruzada ajuda a resfriar o ambiente

Essa é uma verdade! A ventilação cruzada é uma excelente e natural alternativa para deixar o ambiente mais fresco. Essa técnica visa utilizar o melhor recurso natural e renovável para resfriar ambientes: o vento.

Basicamente, a ventila√ß√£o cruzada consiste em instalar portas, janelas e basculantes em posi√ß√Ķes opostas. Dessa forma, o ar que entra por estes locais pode circular com mais facilidade na casa, deixando o ambiente mais fresco.

Além de proporcionar conforto térmico, a ventilação cruzada ajuda a trazer um ar mais puro para o ambiente e pode diminuir o valor da conta de energia.

O conforto térmico é um fator essencial para o nosso bem-estar quando estamos em casa. Na nossa lista, trouxemos também diversas dicas que você pode aplicar em sua casa para ter mais conforto térmico com os investimentos corretos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here