Saiba como a falta de vitaminas afeta a nossa sa√ļde

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Saiba como a falta de vitaminas afeta a nossa sa√ļde

Entenda a import√Ęncia desses compostos org√Ęnicos e saiba o que consumir no seu dia a dia para dar um boost em sua sa√ļde

As vitaminas desempenham um papel fundamental no funcionamento do corpo humano. Elas nutrem as células de diversas maneiras, contribuindo com vários processos que acontecem no organismo, como sistema imunológico, função cerebral e metabolismo.

Embora o corpo humano seja capaz de produzir algumas vitaminas em quantidades suficientes, a maioria delas precisa ser obtida por meio da alimenta√ß√£o ou de suplementos. Por isso a import√Ęncia de ter uma dieta variada, com legumes, frutas, frutas c√≠tricas e vegetais.

Sintomas da falta de vitaminas

A falta de vitaminas no corpo pode ser percebida a partir de diversos sintomas. Por√©m, muitos deles acabam sendo ignorados ou entendidos como sinal de outras doen√ßas, principalmente por quem n√£o tem o h√°bito de cuidar da sa√ļde.

Alguns sintomas bem comuns causados pela falta de vitamina no corpo s√£o:

  • fadiga constante e falta de energia, mesmo depois de uma boa noite de sono;

  • des√Ęnimo;

  • problemas de mem√≥ria frequentes;

  • dificuldade de lembrar palavras e situa√ß√Ķes;

  • fraqueza muscular;

  • olhos ressecados;

  • pele muito ressecada;

  • queda de cabelo acima do normal;

  • unhas fracas e quebradi√ßas;

  • aftas que aparecem com frequ√™ncia;

  • c√£ibras e formigamento nos membros.

Caso tenha qualquer um dos sintomas, vale a pena procurar um médico para realizar os exames e ter certeza de suas causas, que podem ser variadas e até combinadas.

Por√©m, ter uma rotina de alimenta√ß√£o mais saud√°vel e variada j√° auxilia em diferentes aspectos da sa√ļde, por isso a import√Ęncia de ter essa preocupa√ß√£o. Afinal, focar em uma boa alimenta√ß√£o e em uma rotina mais saud√°vel promovem diferen√ßas em seu corpo.

Alimentos e bebidas para consumir no dia a dia

Ter uma alimenta√ß√£o equilibrada e variada √© a melhor maneira de obter as vitaminas necess√°rias para o corpo. Cada tipo de vitamina desempenha fun√ß√Ķes espec√≠ficas e a defici√™ncia delas pode levar a problemas de sa√ļde, tanto f√≠sica quanto mental.

As vitaminas s√£o encontradas em maiores quantidades principalmente em legumes, verduras, vegetais e frutas.

Frutas e verduras

  • frutas c√≠tricas (laranja e lim√£o): fonte de vitamina C, que fortalece o sistema imunol√≥gico e ajuda na absor√ß√£o de ferro;

  • cenoura: rica em vitamina A, essencial para a sa√ļde dos olhos e da pele;

  • espinafre: cont√©m vitaminas A, C e K, al√©m de √°cido f√≥lico, importantes para a sa√ļde √≥ssea, a fun√ß√£o cerebral e a forma√ß√£o de gl√≥bulos vermelhos;

  • couve: rica em vitaminas A, C e K, cont√©m folato, c√°lcio, pot√°ssio, ferro e fibras, al√©m de ser antioxidante;

  • feij√£o: fonte de v√°rias vitaminas do complexo B, que desempenham um papel importante na produ√ß√£o de energia e na sa√ļde do sistema nervoso;

  • tomate: rico em vitamina C e licopeno, um antioxidante associado √† redu√ß√£o do risco de certos tipos de c√Ęncer;

  • morango: rico em vitamina C e antioxidantes, os morangos ajudam na sa√ļde da pele, no fortalecimento do sistema imunol√≥gico, na redu√ß√£o do risco de doen√ßas cr√īnicas e na melhoria da sa√ļde cardiovascular;

  • banana: fonte de vitamina C, vitamina B6, pot√°ssio e fibras, as bananas auxiliam na fun√ß√£o muscular e na regula√ß√£o da press√£o arterial, al√©m da melhoria do humor e da sa√ļde digestiva;

  • abacate: rico em vitamina K, vitamina E, √°cido f√≥lico e gorduras saud√°veis, o abacate promove a sa√ļde cardiovascular e fun√ß√£o cerebral.

Sucos

  • Suco de laranja, cenoura e gengibre: rico em vitamina E, vitamina A e antioxidantes. Ajuda a fortalecer o sistema imunol√≥gico, melhorar a sa√ļde da pele e estimula a digest√£o.

  • Suco de morango e espinafre: uma combina√ß√£o que oferece vitamina C, vitamina K, √°cido f√≥lico e antioxidantes. Ajuda na sa√ļde cardiovascular, na fun√ß√£o cerebral e no fortalecimento dos ossos.

  • Suco de ma√ß√£, beterraba e cenoura: com vitamina C, vitamina A, ferro e antioxidantes, √© ben√©fico para a sa√ļde do sistema imunol√≥gico, melhora a circula√ß√£o sangu√≠nea e apoia a sa√ļde ocular.

  • Suco de abacaxi, kiwi e hortel√£: com vitamina C, vitamina E e antioxidantes, ajuda na digest√£o, fortalece o sistema imunol√≥gico e promove a sa√ļde da pele.

No entanto, é sempre recomendado buscar orientação médica antes de iniciar qualquer suplementação vitamínica para garantir que você esteja atendendo às suas necessidades específicas.

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