5 dicas para pilotar com segurança durante a noite

0
12
5 dicas para pilotar com segurança durante a noite
5/5 - (2 votes)

5 dicas para pilotar com segurança durante a noite

Trafegar com velocidade reduzida e a uma maior distância do carro da frente são formas de prevenir acidentes à noite.

 

Publicidade

Muitos motoristas têm receio de dirigir durante a noite. Trafegar durante esse período, seja em via urbana ou em rodovia, requer que o condutor adote uma série de cuidados e que tenha a atenção redobrada, uma vez que a menor visibilidade aumenta as chances de ocorrerem acidentes.

 

Por isso, além de utilizar um capacete de qualidade e outros equipamentos de segurança (no caso dos motociclistas), o motorista deve saber como se comportar ao dirigir à noite. O texto abaixo apresenta algumas dicas do que ser feito para trafegar com mais segurança, protegendo a integridade de todos.

Redobre a atenção

Pode parecer uma dica redundante, mas ela é fundamental. Ao dirigir durante à noite, todo cuidado é importante, e ter a atenção redobrada pode prevenir acidentes. Por exemplo, ter maior foco ajuda a desviar de buracos e de outros objetos que podem estar na via, além de provocar uma reação com mais rapidez para eventuais animais que possam cruzá-la rapidamente.

 

Vale lembrar que, à noite, há maiores chances de cruzar com motoristas que possam estar alcoolizados ou sob os efeitos de outras drogas. Assim, é importante que o condutor sempre reduza a velocidade ao encontrar com outros carros. Ao passar por cruzamentos, não confie plenamente nos semáforos: certifique-se de que não há outro veículo furando o sinal.

Desvie o olhar das luzes dos faróis

Um fator que prejudica a direção no período noturno é a intensidade das luzes do farol. Esse incômodo é tamanho, que o Código de Trânsito proíbe que o carro circule com farol alto em locais com iluminação pública, uma vez que isso pode prejudicar a visão e até mesmo causar acidentes.

 

Dessa forma, sempre que cruzar com outro veículo, o motorista deve desviar o olhar e não encarar o farol diretamente. A recomendação é que o condutor foque o seu olhar no lado direito da via, olhando para o acostamento. Para quem está trafegando pela rodovia, o uso de farol alto melhora a visibilidade no período noturno, mas, ao passar por outro veículo, é preciso abaixar o farol.

Diminua a velocidade

A visibilidade durante a noite é menor e, por causa disso, é mais difícil ver objetos, animais e até mesmo veículos que estejam mais distantes. Com a noção de espaço prejudicada, também é afetada a percepção de velocidade, já que o motorista pode ter a impressão de que ele está andando mais lento do que realmente está.

 

Por isso, a recomendação é que o condutor diminua a velocidade, seguindo os limites presentes na via e no Código de Trânsito. A velocidade reduzida faz com que o motorista tenha mais tempo para reagir a possíveis imprevistos, o que pode prevenir acidentes.

Mantenha uma distância segura em relação ao veículo da frente

Essa é uma dica que está relacionada à dica anterior. Uma vez que o tempo de reação ao volante precisa ser maior durante a noite, além de trafegar com velocidade reduzida, também é preciso uma distância maior ao veículo da frente.

 

Isso porque, quanto maior for esse espaço, mais tempo e maiores as chances do condutor reagir de maneira segura, desviando do automóvel em caso de uma freada brusca. Portanto, é fundamental evitar dirigir próximo demais ao carro da frente, uma atitude que protegerá todos os envolvidos.

Se estiver com sono, durma

Por fim, outra dica fundamental para garantir a integridade de todos: nunca dirija se estiver se sentindo sonolento. Muitos condutores pensam que podem contornar o sono ao volante, mas o corpo acaba não resistindo e sofre “apagões”, que podem causar acidentes fatais.

 

Por isso, se estiver sentindo sono durante a noite, não persista. Procure um lugar adequado para que você possa repousar, como um posto de gasolina. Isso irá garantir que você poderá dar sequência a sua viagem com segurança.

 

 

Publicidade

Deixe seu comentário:

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui