Como oferecer maior segurança sanitária aos colaboradores nos escritórios?

0
97
5/5 - (1 vote)

Como oferecer maior segurança sanitária aos colaboradores nos escritórios?

Descubra como adaptar o seu escritório para que você e seus funcionários se sintam seguros na volta ao trabalho presencial.

Durante a pandemia de COVID-19 as empresas precisaram adaptar seu modelo de trabalho para o home office, mas agora a questão é outra: como organizar o escritório na volta ao trabalho presencial?

Os escritórios são ambientes de bastante interação e, por isso, é importante seguir algumas regras de limpeza, disponibilizar produtos de higiene e conscientizar os funcionários sobre essa nova rotina, para que todos possam trabalhar em um espaço tranquilo e seguro.

Como cuidar da limpeza?

Durante os últimos meses aprendemos que todas as superfícies devem ser muito bem limpas para evitar a contaminação pelo coronavírus, e isso deve se manter mesmo com a volta ao trabalho presencial.

As mesas de todos os funcionários devem ser limpas com produtos de higiene indicados para combater vírus. As áreas comuns da empresa, como refeitório e copa também devem ser limpos regularmente, já que são espaços onde as pessoas ficam sem máscara e em constante interação.

Tapetes e carpetes também devem ser bem limpos, pois são locais que acumulam bastante sujeira, então o ideal é usar um aspirador de pó regularmente e lavá-los sempre que possível.

Além disso, equipamentos como computadores e superfícies como tomadas devem ser bem higienizados. Por mais que o mesmo funcionário utilize sempre aquele equipamento, o correto é que eles sejam limpos para evitar a contaminação de outras pessoas.

Como organizar o escritório?

Embora a maioria de nós já tenha tomado as duas doses da vacina, ainda podemos transmitir o vírus, então é importante organizar o escritório de modo que evite o contato próximo e constante entre os funcionários.

Algumas empresas optaram por colocar divisórias entre as mesas no escritório, afastar mais as cadeiras, interditar algumas áreas comuns e deixar janelas abertas para que o ar possa circular. Dessa forma você evita que, caso alguém esteja com o vírus, passe para os outros funcionários.

O que a empresa pode fazer?

O principal passo da empresa nessa volta ao trabalho presencial é distribuir kits com produtos de higiene entre os funcionários. Ter itens como álcool em gel disponíveis é importante, mas o ideal é que, além disso, cada pessoa tenha seu próprio.

Outro ponto que merece destaque é ter tapetes próprios para higienizar os sapatos, os quais são feitos para você colocar água sanitária e limpar o calçado logo na entrada da empresa.

É essencial que tenha alguma forma de medir a temperatura na entrada do escritório, pois um dos sintomas do coronavírus é a febre e, ao verificar a temperatura, você evita que funcionários que têm suspeita de estarem doentes possam ter contato com os outros naquele dia.

O que os funcionários podem fazer?

Os funcionários podem adotar uma série de medidas essenciais para evitar a proliferação do vírus entre eles. A primeira é utilizar a máscara em todas as áreas. Alguns estados permitem a liberação da máscara em lugares abertos, mas a empresa é um ambiente fechado, então é importante que ela seja utilizada durante todo o dia de trabalho.

Eles não devem compartilhar produtos de higiene ou que tenham contato com a boca, como copos, garrafas e comida. Dessa maneira a pessoa que estiver assintomática não irá infectar seu colega de trabalho.

Por último, é importante ter consciência e não ir trabalhar quando estiver com algum sintoma do vírus. Nesses casos a empresa deve instruir o funcionário para que, se apresentar qualquer indisposição relacionada à COVID-19, vá fazer o teste.

Como se acostumar à nova rotina?

Depois de quase um ano trabalhando de casa e voltando para um ambiente com regras diferentes relacionadas à limpeza e ao contato com os colegas, é comum que todos fiquem confusos sobre isso.

É responsabilidade da empresa instruir os funcionários sobre como se comportar para trabalhar de maneira segura, eficaz e confortável no escritório. Então é importante que eles tenham os kits de higiene e manuais ensinando a se adaptar a essa nova rotina.

Uma ideia interessante é investir em banners espalhados pelo ambiente para que eles sempre se lembrem de como manter esse contato com os colegas de maneira segura.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here