Entenda o que é a bromidrose e como melhorar os sintomas
Problema tem como principal característica o mau-cheiro em algumas regiões do corpo, como as axilas
O suor é algo natural do corpo humano. Uma forma de controlar a temperatura quando você faz alguma atividade que aumenta o calor interno, como correr, caminhar, dançar e pular.
O organismo tem uma temperatura limite de funcionamento e para mantê-la sempre na média faz você suar. No entanto, algumas pessoas podem lidar com a bromidrose, que está relacionada ao suor e envolve um odor desagradável em algumas regiões do corpo, como as axilas.
Para se prevenir é indicado praticar atividades físicas com roupas antiodor e antissuor, já que as bactérias que vivem nas axilas podem ser as responsáveis pelo cheiro ruim. Saiba agora o que é a bromidrose, como identificá-la e melhorar os sintomas.
O que é a bromidrose
A bromidrose é o mau-cheiro nas axilas e outras regiões do corpo, como pés e virilha. Nas axilas é chamado popularmente de cê-cê e nos pés de chulé. Acontece devido à produção de suor nessas regiões, e, por serem mais abafadas, ocorre a multiplicação das bactérias que vivem na pele.
Em alguns momentos é natural lidar com o problema, como após um exercício físico pesado, mas existem casos em que a pessoa sente o odor desagradável sem ter feito nenhum esforço. Nesta segunda situação é indicado investigar as causas e buscar o melhor tratamento.
Quais são seus principais sinais
O principal sintoma é o mau-cheiro, porém, ele é encontrado nas axilas, nos pés e na virilha. Os adolescentes, devido às alterações hormonais, podem lidar com o odor desagradável mais frequentemente e em todo o corpo.
Causas da bromidrose
O odor desagradável não é causado propriamente pelo suor, mas sim pelas bactérias e fungos que habitam naturalmente a nossa pele. No caso da bromidrose, o mau-cheiro se torna mais forte e característico, resultado da proliferação acima do normal dos micro-organismos que ali vivem. Estes decompõem o suor e a queratina presente na pele, o que leva ao famoso cê-cê (ou ao chulé).
A situação pode ser causada pelo uso de sapatos ou roupas que favorecem a multiplicação dos fungos e bactérias. Além disso, é consequência do uso de alguns medicamentos, consumo excessivo de álcool e de alterações hormonais.
Como melhorar os sintomas
Apesar de incomodar bastante e causar constrangimento em algumas situações, a bromidrose tem tratamento. O objetivo é controlar a microbiota que vive nessas regiões do corpo. Assim, para melhorar os sintomas é recomendado:
- Usar roupas leves que deixem o corpo respirar;
- Lavar o corpo com sabonete antisséptico ou antibacteriano;
- Usar um desodorante antisséptico;
- Aplicar pomadas ou outros medicamentos que diminuam a quantidade de bactérias e fungos (apenas com indicação médica);
- Secar bem a pele após o banho, principalmente nas axilas, pés e virilha;
- Trocar de roupas todos os dias;
- Lavar as roupas com produtos que ajudam a eliminar os odores;
- Deixe os sapatos tomarem um ar após o uso e evite repetir o mesmo calçado em menos de 24h;
- Evite o consumo excessivo de álcool;
- Cuidado com alguns alimentos, como o alho.
Em alguns casos podem ser recomendados tratamentos cirúrgicos que consistem na redução do número de glândulas sudoríparas. No entanto, essa alternativa é mais indicada para pessoas que lidam com um segundo problema, a hiperidrose (suar demais) que pode estar relacionada com a bromidrose.
Outra solução que pode ser recomendada pelo dermatologista é o botox. Ainda assim, nem todos os pacientes apresentam melhoras na sudorese após a aplicação da toxina botulínica. Sem contar que não é um tratamento definitivo, a reaplicação precisa ser feita entre 4 meses e 1 ano.
Assim como a remoção das glândulas sudoríparas, a aplicação de botox nas axilas também é mais indicada para os casos de hiperidrose