Entenda o que pode aumentar ou diminuir a oleosidade da pele
Saiba quais fatores contribuem para o aumento da oleosidade e o que pode ajudar a diminuí-la
Cuidar da pele do rosto virou um hábito para a maioria das pessoas. Mesmo que de forma simples, todo mundo tem uma rotina básica de cuidados, que inclui produtos que ajudam em determinadas áreas do rosto. Essa tendência tem crescido todos os dias e, com o tempo, vai se tornar algo natural, assim como escovar os dentes.
É claro que isso vai além de uma tendência, e é muito importante que as pessoas cuidem de suas peles para que o envelhecimento precoce não seja um problema ou para que outras doenças não apareçam. Mas existe uma condição que atinge a maioria das pessoas, a oleosidade. Existem diferentes tipos de pele, mas muitas pessoas sofrem com a oleosidade, que em muitos casos é até excessiva.
Por isso, estamos aqui para te ajudar a entender o que pode aumentar a oleosidade da pele e como pequenos hábitos podem estar fazendo mal para o seu rosto. Além disso, vamos te mostrar como manter o controle da oleosidade com dicas que, com certeza, vão te ajudar.
O que aumenta a oleosidade da pele?
Alimentação ruim
Um dos fatores ligados ao aumento da oleosidade é a má alimentação. Sabemos que ter uma alimentação saudável é superimportante para a nossa saúde, mas também é essencial para a pele. Comer doces e comidas gordurosas em excesso pode fazer com que a sua pele fique mais oleosa, por isso escolha alimentos com nutrientes e vitaminas e mantenha uma alimentação mais equilibrada.
Falta de hidratação
A falta de hidratação também pode estar relacionada ao aumento da oleosidade, já que uma pele sem hidratação se torna muito mais sensível, fazendo com que as glândulas sebáceas produzam óleos em excesso para suprir a falta de hidratação. Tenha uma rotina que inclua a hidratação da pele, usando cremes para peles oleosas, e não se esqueça do protetor solar — escolha sempre os que são à base de água.
Dormir de maquiagem
Todo mundo sabe que dormir de maquiagem faz mal para o rosto, mas não custa nada reforçar. Dormir sem tirar a maquiagem é prejudicial para a sua pele, já que os resquícios dos produtos podem entrar nos poros do rosto, deixando-os obstruídos, o que aumenta a oleosidade. Por isso, lembre-se sempre de tirar a maquiagem usando uma água micelar e lavando bem o rosto.
Problemas hormonais
Alguns fatores naturais podem estar ligados ao aumento da oleosidade, como problemas hormonais, que acabam causando um desequilíbrio no corpo e aumentando a produção de óleos. Os hormônios podem sofrer alteração em diversos momentos, como na gravidez e na adolescência, mas é sempre bom investigar para saber exatamente qual é a disfunção hormonal que está causando a oleosidade em excesso.
Como diminuir a oleosidade da pele?
Alimentação saudável
Como dissemos antes, uma alimentação saudável ajuda a equilibrar os óleos da pele, fazendo com que a oleosidade seja menor e mais fácil de tratar. Alimentos ricos em fibras e nutrientes são ótimas opções. Além disso, não se esqueça das vitaminas, que estão presentes em frutas e verduras.
Beba muita água
Hidratar o nosso corpo é uma das coisas mais importantes, por isso, beba a quantidade certa de água para que o seu corpo fique hidratado. Beber muita água também ajuda a equilibrar as glândulas sebáceas, diminuindo a oleosidade do rosto.
Dormir 8 horas por dia
O sono também está ligado à diminuição da oleosidade. Uma boa noite de sono pode fazer milagres na pele. Quando temos uma noite de sono ruim, o corpo aumenta a produção de cortisol, o que resulta no aumento da oleosidade. Por isso, tente dormir o mais cedo possível para que o seu corpo descanse e não produza nada em excesso.
Hidratar a pele corretamente
É superimportante que a sua pele receba a hidratação necessária todos os dias. Uma pele hidratada dificilmente vai sofrer com a oleosidade em excesso, a menos que seja um problema hormonal. Nesses casos, o indicado é procurar um médico. Mesmo assim, use protetor solar diariamente e não se esqueça de manter a hidratação sempre em dia.