Marketing para hamburgueria no Instagram

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Marketing para hamburgueria no Instagram
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Marketing para hamburgueria no Instagram

Segmento de food service cresce gradativamente na plataforma, mas ainda é possível se destacar. Veja algumas dicas

O Instagram é uma excelente plataforma para uma hamburgueria explorar seu marketing. Com mais de 119 milhões de usuários apenas no Brasil e muitos recursos gratuitos, a rede social oferece diversas oportunidades para que pequenos comerciantes possam crescer. Além disso, cada vez mais empresas têm a ciência de como é importante ter um perfil ativo.

Quem deseja atrair mais clientes precisa investir em marketing para o Instagram. Então, como se destacar em meio a um mercado tão amplo, como o de food service, que cada vez mais se expande na plataforma? Veja algumas dicas.

Use o Reels com frequência

Em 2021, Adam Mosseri, chefe do Instagram, anunciou que o Instagram não é mais uma plataforma que prioriza fotos, e sim vídeos. É só notar como a quantidade de Reels aparecendo no feed é consideravelmente maior nos últimos meses. Além disso, a própria rede social tem uma seção chamada Suggested Reels, em que o usuário pode assistir a vídeos de perfis que não seguem.

Para a hamburgueria, o Reels é uma chance de mostrar o produto com mais detalhes — o queijo derretido caindo na carne, o corte macio do hambúrguer, a fumaça saindo ao parti-lo ao meio.

Caso tenha uma loja física, use o vídeo também para mostrar clientes compartilhando momentos felizes na hamburgueria. É uma forma de mostrar como o negócio é o local ideal para fazer um happy hour ou comemorar uma data importante.

Mostre sua equipe

Quem tem loja física também pode usar o Reels para mostrar o local. Quando estrategicamente decorado — os famosos ambientes “instagramáveis”, que ficam bonitos nas fotos do feed do usuário — atrai ainda mais clientes.

Se a hamburgueria é apenas de entregas por delivery, a estratégia pode ser a de mostrar a equipe. Apresente a cozinha, quem faz os lanches, corta, coloca na chapa e faz a entrega. Valorizar a equipe faz com que o cliente se anime em comprar com a loja, pois isso reflete em um trabalho mais caprichado.

Poste fotos caprichadas

Não é porque o Instagram valoriza mais os vídeos que o dono do perfil deve abrir mão das fotos. Elas, aliás, vão servir como uma espécie de “cardápio” para quem deseja conhecer a hamburgueria.

Fotos caprichadas despertam no usuário a vontade de experimentar os produtos. Elas podem ser feitas no estilo food porn — expressão utilizada para expressar quando a comida está extremamente bonita e apetitosa. Alguns exemplos são aquelas fotos de hambúrguer com cheddar derretendo e pedaços gigantes de bacon. Portanto, não abra mão de fotos bem-iluminadas e tratadas no Photoshop ou Lightroom.

Explore os stories

O story é uma excelente ferramenta para criar conteúdo. Há uma série de estratégias que podem ser feitas neste recurso:

  • faça enquetes: o cliente pode palpitar entre um lanche e outro para ganhar descontos;
  • abra uma caixa de perguntas: o seguidor pode tirar dúvidas sobre o preparo das receitas;
  • mostre os bastidores: ver como a equipe se comporta no dia a dia de trabalho deixa o cliente mais seguro sobre as condições de preparo das refeições;
  • faça lives: em dias de promoção, faça o sorteio ao vivo. A live também pode ser feita para anunciar uma novidade muito interessante para o consumidor.

Ofereça descontos exclusivos

Outra forma de atrair seguidores para o Instagram é oferecendo exclusividades. Por exemplo: das 18h às 20h, ofereça descontos nos drinks ou hambúrgueres para quem for seguidor. Para tanto, ele deve chegar à loja (física ou on-line) e dizer que quer a promoção do Instagram. Também é possível pedir para que ele mostre determinada foto no caixa para obter 15% de desconto em um combo.

Outra estratégia válida é um sorteio. O usuário pode ganhar um combo para ele e um amigo. Para concorrer, deve seguir o perfil e marcar os amigos nos comentários.

Tenha o hambúrguer do dia

A cada dia da semana, a hamburgueria pode oferecer um dos destaques do cardápio com um desconto especial. Isso estimula o seguidor a comprar e conhecer os lanches da loja.

Coloque o número do WhatsApp

Além de facilitar o contato entre hamburgueria e cliente, o WhatsApp também pode funcionar como um cardápio on-line mais prático, em que ele vê o produto, faz o pedido e paga. Para isso, explore o Status colocando fotos dos produtos que serão servidos no dia — não há problema em repeti-los diariamente, contanto que estejam disponíveis. É também um recurso válido para colocar promoções exclusivas. Assim, estimula o cliente a ficar sempre atento ao perfil.

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