Objetos afetivos na decoração da casa

0
101
Objetos afetivos na decoração da casa_
5/5 - (1 vote)

Objetos afetivos na decoração da casa

 

Dicas para redecorar os ambientes aproveitando elementos que você já tem

 

Embora existam mil regras e tendências sobre decoração, esse é um assunto pessoal. Isso porque as melhores cores, objetos e estilos para a sua casa são aqueles que têm a ver com os seus gostos e com a funcionalidade que você vai dar àquele ambiente.

 

A ideia √© que a decora√ß√£o da sua casa transmita uma sensa√ß√£o de aconchego e isso quer dizer que √© interessante trazer elementos que, de alguma forma, te lembrem afeto. √Č por isso que, independentemente do estilo, √© tend√™ncia usar m√≥veis e objetos antigos (ou retr√ī), pois eles costumam trazer mem√≥rias.

 

H√° v√°rias formas de fazer isso e separamos algumas inspira√ß√Ķes para voc√™ ver o que faz sentido por a√≠. Como diria a escritora Martha Medeiros: ‚Äúh√° uma regra de decora√ß√£o que merece ser obedecida: para onde quer que se olhe, deve haver algo que nos fa√ßa feliz‚ÄĚ.

Móveis e objetos de família

Um dos jeitos mais populares de inserir afeto na decoração é usar itens que pertenceram a membros da nossa família, como aquela penteadeira, mesa de jantar ou cristaleira que foi da sua mãe ou avó. Quanto mais história o objeto tiver, melhor.

Faça você mesmo

Objetos antigos podem precisar de reforma e √© a√≠ que entra outra tend√™ncia de decora√ß√£o: o ‚Äúfa√ßa voc√™ mesmo‚ÄĚ. Voc√™ pode envernizar, pintar de outra cor, encapar ou trocar os puxadores e dar uma nova cara a esses elementos.

 

Também é possível contratar uma empresa especializada para fazer a reforma, mas colocar a própria mão na massa (ou tinta) também é uma forma de dar valor afetivo aos móveis. Afinal, você também vai poder lembrar de todo o processo que pode, inclusive, ser feito com membros da família, criando uma boa memória.

 

Lembranças de viagens

As recorda√ß√Ķes que trazemos das nossas viagens ou que algu√©m trouxe e nos presenteou, tamb√©m s√£o uma forma de encher os ambientes de estilo e mem√≥ria. Incorporar aquela caneca ou escultura √† decora√ß√£o √© uma √≥tima forma de lembrar daquele destino inesquec√≠vel, ou daquela pessoa que lembrou de voc√™.

 

Você pode ter uma prateleira ou estante só para colocar esses objetos, mas também pode espalhá-los por diversos ambientes da casa. Tem gente que pendura por todo lado, até no teto.

Memórias na moldura

Os quadros s√£o outro elemento que pode dar o tom de afeto que voc√™ quer. Voc√™ pode fazer montagens com fotos de todas as √©pocas ou colagens com elementos simb√≥licos ‚Äď ingressos de show, desenhos e recortes de jornal, por exemplo.

 

A escolha das molduras é um trabalho à parte. Em ambientes mais descontraídos, até um mural pode ser uma boa ideia. Mas, molduras em estilo antigo e acabamentos envelhecidos podem ajudar a dar o tom de memórias e deixam qualquer ambiente mais aconchegante.

Mais cores nas paredes

Mudar a cor das paredes é um dos melhores jeitos de dar uma cara nova aos ambientes e pode ser interessante para complementar a decoração afetiva. Você pode, por exemplo, pintar de cor diferente aquela parede perto de onde vai colocar o móvel reformado ou os objetos importantes, chamando mais atenção para eles.

 

Outra ideia √© pintar ou renovar a pintura dos ambientes com cores que tragam mem√≥rias afetivas e sensa√ß√£o de aconchego. A paleta de op√ß√Ķes √© imensa, mas tons como rosa, bege, amarelo e azul-claro costumam funcionar para esse fim. Uma parede de cor vibrante tamb√©m pode dar o tom.

Plantas por todo lado

As plantas enchem os ambientes de vida, mas também de afeto. Afinal, elas são seres vivos que você precisa regar e cuidar para que fiquem bonitas. Tem gente que até fala com elas.

 

Escolha espécies adequadas para a quantidade de luz que os seus ambientes recebem e encha a casa de vasos e pendentes. Pode até dar algum trabalho, mas também é terapêutico.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here