Saiba identificar a gripe em c√£es e como trat√°-la

0
98
Saiba identificar a gripe em caŐÉes e como trataŐĀ-la
5/5 - (2 votes)

Saiba identificar a gripe em c√£es e como trat√°-la

Os cachorros podem desenvolver diversos problemas de sa√ļde e um deles √© a gripe. Confira quais s√£o os sintomas mais comuns desse quadro cl√≠nico e como trat√°-lo!

Você está com o seu cachorro em casa, até que o percebe mais quieto, parado e espirrando em alguns momentos. Em humanos, esses sintomas seriam sinais de uma possível gripe.

Mas, muitas vezes, pode ser dif√≠cil aos tutores associ√°-los √† gripe em seus bichinhos de estima√ß√£o. No entanto, os cachorros tamb√©m podem ficar gripados. Confira a seguir como identificar se o seu c√£o est√° com esse problema de sa√ļde e por que levar no veterin√°rio √© necess√°rio!

Sintomas da gripe canina

A gripe que afeta os cachorros é causada por bactérias ou vírus que se propagam através do ar (ou seja, da mesma maneira como se propaga entre humanos). No entanto, o tipo de gripe que atinge humanos não é o mesmo tipo de gripe que ataca cães.

Nos caninos, este quadro clínico apresenta sintomas como tosse, cansaço, espirro, coriza, febre, tosse seca, perda de apetite, olhos lacrimejantes, moleza e até febre. O animal para de latir aos poucos e parece cada dia mais quieto, podendo passar boa parte do dia deitado.

Tratamento

Como o tipo de gripe que ataca os c√£es √© diferente daquela que afeta os humanos, n√£o se deve dar rem√©dios caseiros que voc√™ geralmente toma quando est√° gripado ao seu c√£ozinho. Al√©m de n√£o dar fim ao quadro gripal, esses ch√°s caseiros ainda podem prejudicar o est√īmago e o f√≠gado do seu bichinho.

Ao perceber os sintomas de gripe no seu cachorro, é preciso levá-lo ao médico veterinário. A avaliação de um profissional da área é fundamental para que não haja diagnóstico equivocado e diferentes hipóteses sejam descartadas quando o bicho fizer exames médicos.

Para fazer essa avalia√ß√£o, este profissional leva em conta fatores como idade, peso, hist√≥rico de sa√ļde, ra√ßa e intensidade do quadro gripal. E verifica como foi a rotina do animal na semana imediatamente anterior √† consulta. Os exames laboratoriais mais pedidos s√£o o de fezes e o de urina.

Eliminadas as hipóteses, o veterinário vai receitar o melhor tratamento para o seu cachorro. A ida ao veterinário é ainda mais importante se o cachorro for idoso, filhote ou tiver alguma comorbidade anterior (como uma pneumonia).

Alguns cuidados básicos para manter com o seu cão até levá-lo ao veterinário são: mantê-lo bem hidratá-lo, protegê-lo do frio e até evitar dar banho nele enquanto ele estiver gripado, além de estimulá-lo a comer (caso contrário, o sistema imunológico dele vai ficar cada vez mais fraco) e deixá-lo descansar bastante.

Se voc√™ tiver algum aparelho de inala√ß√£o para c√£es em sua casa, √© bom utiliz√°-lo com ele. Mesmo se os sintomas desaparecerem ap√≥s alguns dias, √© importante lev√°-lo ao veterin√°rio para ver se a gripe foi totalmente combatida pelo organismo dele e se os sintomas s√£o sinais de quadro gripal ou se podem estar associados a outro problema de sa√ļde.

Prevenção

Como ocorre com outros problemas de sa√ļde, a gripe que afeta c√£es pode ser prevenida. Algumas medidas b√°sicas contribuem para evitar que o seu c√£o adoe√ßa por causa de gripe, como uma √≥tima alimenta√ß√£o, dormir em um ambiente confort√°vel e aquecido, vacinas em dia e visitas regulares ao veterin√°rio.

Como os c√£es n√£o falam a linguagem dos humanos, n√£o h√° como ele expressar as dores e inc√īmodos que sente. Por isso, √© fundamental n√£o subestimar os sintomas e lev√°-lo a um veterin√°rio para avaliar a sa√ļde do bichinho como um todo e buscar o tratamento mais adequado para ele. Assim, o seu pet pode viver saud√°vel e feliz!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here