Saiba identificar a gripe em cães e como tratá-la

0
92
Saiba identificar a gripe em cães e como tratá-la
5/5 - (2 votes)

Saiba identificar a gripe em cães e como tratá-la

Os cachorros podem desenvolver diversos problemas de saúde e um deles é a gripe. Confira quais são os sintomas mais comuns desse quadro clínico e como tratá-lo!

Você está com o seu cachorro em casa, até que o percebe mais quieto, parado e espirrando em alguns momentos. Em humanos, esses sintomas seriam sinais de uma possível gripe.

Mas, muitas vezes, pode ser difícil aos tutores associá-los à gripe em seus bichinhos de estimação. No entanto, os cachorros também podem ficar gripados. Confira a seguir como identificar se o seu cão está com esse problema de saúde e por que levar no veterinário é necessário!

Sintomas da gripe canina

A gripe que afeta os cachorros é causada por bactérias ou vírus que se propagam através do ar (ou seja, da mesma maneira como se propaga entre humanos). No entanto, o tipo de gripe que atinge humanos não é o mesmo tipo de gripe que ataca cães.

Nos caninos, este quadro clínico apresenta sintomas como tosse, cansaço, espirro, coriza, febre, tosse seca, perda de apetite, olhos lacrimejantes, moleza e até febre. O animal para de latir aos poucos e parece cada dia mais quieto, podendo passar boa parte do dia deitado.

Tratamento

Como o tipo de gripe que ataca os cães é diferente daquela que afeta os humanos, não se deve dar remédios caseiros que você geralmente toma quando está gripado ao seu cãozinho. Além de não dar fim ao quadro gripal, esses chás caseiros ainda podem prejudicar o estômago e o fígado do seu bichinho.

Ao perceber os sintomas de gripe no seu cachorro, é preciso levá-lo ao médico veterinário. A avaliação de um profissional da área é fundamental para que não haja diagnóstico equivocado e diferentes hipóteses sejam descartadas quando o bicho fizer exames médicos.

Para fazer essa avaliação, este profissional leva em conta fatores como idade, peso, histórico de saúde, raça e intensidade do quadro gripal. E verifica como foi a rotina do animal na semana imediatamente anterior à consulta. Os exames laboratoriais mais pedidos são o de fezes e o de urina.

Eliminadas as hipóteses, o veterinário vai receitar o melhor tratamento para o seu cachorro. A ida ao veterinário é ainda mais importante se o cachorro for idoso, filhote ou tiver alguma comorbidade anterior (como uma pneumonia).

Alguns cuidados básicos para manter com o seu cão até levá-lo ao veterinário são: mantê-lo bem hidratá-lo, protegê-lo do frio e até evitar dar banho nele enquanto ele estiver gripado, além de estimulá-lo a comer (caso contrário, o sistema imunológico dele vai ficar cada vez mais fraco) e deixá-lo descansar bastante.

Se você tiver algum aparelho de inalação para cães em sua casa, é bom utilizá-lo com ele. Mesmo se os sintomas desaparecerem após alguns dias, é importante levá-lo ao veterinário para ver se a gripe foi totalmente combatida pelo organismo dele e se os sintomas são sinais de quadro gripal ou se podem estar associados a outro problema de saúde.

Prevenção

Como ocorre com outros problemas de saúde, a gripe que afeta cães pode ser prevenida. Algumas medidas básicas contribuem para evitar que o seu cão adoeça por causa de gripe, como uma ótima alimentação, dormir em um ambiente confortável e aquecido, vacinas em dia e visitas regulares ao veterinário.

Como os cães não falam a linguagem dos humanos, não há como ele expressar as dores e incômodos que sente. Por isso, é fundamental não subestimar os sintomas e levá-lo a um veterinário para avaliar a saúde do bichinho como um todo e buscar o tratamento mais adequado para ele. Assim, o seu pet pode viver saudável e feliz!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here