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Marketing para hamburgueria no Instagram
Segmento de food service cresce gradativamente na plataforma, mas ainda Ă© possĂvel se destacar. Veja algumas dicas
O Instagram Ă© uma excelente plataforma para uma hamburgueria explorar seu marketing. Com mais de 119 milhĂ”es de usuĂĄrios apenas no Brasil e muitos recursos gratuitos, a rede social oferece diversas oportunidades para que pequenos comerciantes possam crescer. AlĂ©m disso, cada vez mais empresas tĂȘm a ciĂȘncia de como Ă© importante ter um perfil ativo.
Quem deseja atrair mais clientes precisa investir em marketing para o Instagram. EntĂŁo, como se destacar em meio a um mercado tĂŁo amplo, como o de food service, que cada vez mais se expande na plataforma? Veja algumas dicas.
Use o Reels com frequĂȘncia
Em 2021, Adam Mosseri, chefe do Instagram, anunciou que o Instagram nĂŁo Ă© mais uma plataforma que prioriza fotos, e sim vĂdeos. Ă sĂł notar como a quantidade de Reels aparecendo no feed Ă© consideravelmente maior nos Ășltimos meses. AlĂ©m disso, a prĂłpria rede social tem uma seção chamada Suggested Reels, em que o usuĂĄrio pode assistir a vĂdeos de perfis que nĂŁo seguem.
Para a hamburgueria, o Reels Ă© uma chance de mostrar o produto com mais detalhes â o queijo derretido caindo na carne, o corte macio do hambĂșrguer, a fumaça saindo ao parti-lo ao meio.
Caso tenha uma loja fĂsica, use o vĂdeo tambĂ©m para mostrar clientes compartilhando momentos felizes na hamburgueria. Ă uma forma de mostrar como o negĂłcio Ă© o local ideal para fazer um happy hour ou comemorar uma data importante.
Mostre sua equipe
Quem tem loja fĂsica tambĂ©m pode usar o Reels para mostrar o local. Quando estrategicamente decorado â os famosos ambientes âinstagramĂĄveisâ, que ficam bonitos nas fotos do feed do usuĂĄrio â atrai ainda mais clientes.
Se a hamburgueria é apenas de entregas por delivery, a estratégia pode ser a de mostrar a equipe. Apresente a cozinha, quem faz os lanches, corta, coloca na chapa e faz a entrega. Valorizar a equipe faz com que o cliente se anime em comprar com a loja, pois isso reflete em um trabalho mais caprichado.
Poste fotos caprichadas
NĂŁo Ă© porque o Instagram valoriza mais os vĂdeos que o dono do perfil deve abrir mĂŁo das fotos. Elas, aliĂĄs, vĂŁo servir como uma espĂ©cie de âcardĂĄpioâ para quem deseja conhecer a hamburgueria.
Fotos caprichadas despertam no usuĂĄrio a vontade de experimentar os produtos. Elas podem ser feitas no estilo food porn â expressĂŁo utilizada para expressar quando a comida estĂĄ extremamente bonita e apetitosa. Alguns exemplos sĂŁo aquelas fotos de hambĂșrguer com cheddar derretendo e pedaços gigantes de bacon. Portanto, nĂŁo abra mĂŁo de fotos bem-iluminadas e tratadas no Photoshop ou Lightroom.
Explore os stories
O story Ă© uma excelente ferramenta para criar conteĂșdo. HĂĄ uma sĂ©rie de estratĂ©gias que podem ser feitas neste recurso:
- faça enquetes: o cliente pode palpitar entre um lanche e outro para ganhar descontos;
- abra uma caixa de perguntas: o seguidor pode tirar dĂșvidas sobre o preparo das receitas;
- mostre os bastidores: ver como a equipe se comporta no dia a dia de trabalho deixa o cliente mais seguro sobre as condiçÔes de preparo das refeiçÔes;
- faça lives: em dias de promoção, faça o sorteio ao vivo. A live também pode ser feita para anunciar uma novidade muito interessante para o consumidor.
Ofereça descontos exclusivos
Outra forma de atrair seguidores para o Instagram Ă© oferecendo exclusividades. Por exemplo: das 18h Ă s 20h, ofereça descontos nos drinks ou hambĂșrgueres para quem for seguidor. Para tanto, ele deve chegar Ă loja (fĂsica ou on-line) e dizer que quer a promoção do Instagram. TambĂ©m Ă© possĂvel pedir para que ele mostre determinada foto no caixa para obter 15% de desconto em um combo.
Outra estratégia vålida é um sorteio. O usuårio pode ganhar um combo para ele e um amigo. Para concorrer, deve seguir o perfil e marcar os amigos nos comentårios.
Tenha o hambĂșrguer do dia
A cada dia da semana, a hamburgueria pode oferecer um dos destaques do cardĂĄpio com um desconto especial. Isso estimula o seguidor a comprar e conhecer os lanches da loja.
Coloque o nĂșmero do WhatsApp
AlĂ©m de facilitar o contato entre hamburgueria e cliente, o WhatsApp tambĂ©m pode funcionar como um cardĂĄpio on-line mais prĂĄtico, em que ele vĂȘ o produto, faz o pedido e paga. Para isso, explore o Status colocando fotos dos produtos que serĂŁo servidos no dia â nĂŁo hĂĄ problema em repeti-los diariamente, contanto que estejam disponĂveis. Ă tambĂ©m um recurso vĂĄlido para colocar promoçÔes exclusivas. Assim, estimula o cliente a ficar sempre atento ao perfil.