Mercado D2C possibilita diversificar os negócios
Entenda como o mercado D2C está criando novas oportunidades de negócio e veja dicas para você aproveitar
O mercado está em constante transformação e a tecnologia tem contribuído fortemente para a incorporação de novos modelos e oportunidades de negócios. O comportamento de consumo também está em constante mutação, somados, esses fatores contribuíram para o surgimento do D2C.
Mas afinal, o que significa D2C? E por que ele é tão importante no cenário atual? Será que esse modelo atende a diferentes demandas de negócio? Como alinhar demandas e oportunidades?
Por dentro do mercado D2C
O D2C é uma sigla que segue a mesma lógica de outras siglas usadas para se referir a modelos de negócios como é o caso da B2B e B2C.
A seguir, explicamos o conceito de cada uma delas, já que esses conceitos vão ajudar você a entender o que é o D2C e como ele funciona na prática. Confira!
B2B
B2B é a sigla para “Business to Business” e se refere ao modelo de negócio no qual empresas vendem produtos e serviços para outras empresas. Assim, as vendas são direcionadas para pessoas jurídicas.
B2C
B2C é a sigla para “Business to Consumer” e se refere ao modelo de negócio no qual as empresas vendem produtos e serviços para consumidores. Assim, as vendas são direcionadas para pessoas físicas/consumidores finais.
D2C
D2C é a sigla para “Direct to Consumer”, ou seja, ela também contempla a venda ao consumidor final, porém, diferente do B2C ela é feita pela indústria.
Um dos grandes diferenciais do D2C é que ele surgiu como uma alternativa que visa ampliar as oportunidades de vendas para a indústria. Isso significa que a indústria deve manter sua rede atual, porém, é interessante investir na implantação de canais de venda próprios.
A importância do digital no D2C
O D2C é baseado na premissa da utilização das ferramentas digitais, isso porque o ambiente virtual viabiliza essas vendas a um custo mais competitivo, facilitando a operacionalização dos negócios.
Neste sentido, a empresa optando por uma atuação mista (B2B e D2C), pode atingir uma série de benefícios, como:
- aproximação e construção de um relacionamento com seus consumidores finais;
- fortalecimento da marca;
- expansão dos negócios;
- adaptação às novas demandas e realidades do mercado;
- oportunidade para testar novos produtos;
- formação de uma base de dados de clientes finais; e,
- oportunidades de ampliação das vendas e aumento do faturamento.
Fabricante com e-commerce próprio
Embora o D2C ainda esteja em uma fase de amadurecimento no Brasil, a expectativa é que ele cresça nos próximos anos.
Nos Estados Unidos, por exemplo, o mercado já está mais consolidado, tendo vivido um crescimento significativo nos anos de 2020 e 2021 em razão da pandemia e das mudanças no comportamento de consumo no período.
Voltando para o Brasil, nota-se um aumento nas buscas dos consumidores sobre a existência de e-commerce próprio nas marcas dos seus fabricantes preferidos.
Atentos a esse movimento, muitos gestores de indústrias têm investido no desenvolvimento de soluções voltadas para a abertura do mercado para o D2C.
Em um cenário de crescimento do digital e de transformação do comportamento de consumo, é fundamental que os gestores e grandes marcas estejam de olho nas melhores oportunidades.
Além de viabilidade na diversificação dos negócios, o D2C tem um grande potencial de desenvolvimento, contribuindo para a expansão das marcas, aproximação com os consumidores e acesso a novas maneiras de trabalhar.
Apesar de ser um processo desafiador, investir nessas práticas promove uma transformação na empresa e favorece a adaptação a uma demanda de mercado. Se os consumidores estão procurando formas de comprar diretamente da fábrica, você vai perder a oportunidade de vender?