Mercado D2C possibilita diversificar os negócios

0
105
Copacabana 24Hrs - Mercado D2C possibilita diversificar os negoŐĀcios_
Copacabana 24Hrs - Mercado D2C possibilita diversificar os negoŐĀcios_
5/5 - (2 votes)

Mercado D2C possibilita diversificar os negócios

Entenda como o mercado D2C está criando novas oportunidades de negócio e veja dicas para você aproveitar

 

O mercado está em constante transformação e a tecnologia tem contribuído fortemente para a incorporação de novos modelos e oportunidades de negócios. O comportamento de consumo também está em constante mutação, somados, esses fatores contribuíram para o surgimento do D2C.

Mas afinal, o que significa D2C? E por que ele é tão importante no cenário atual? Será que esse modelo atende a diferentes demandas de negócio? Como alinhar demandas e oportunidades?

Por dentro do mercado D2C

O D2C é uma sigla que segue a mesma lógica de outras siglas usadas para se referir a modelos de negócios como é o caso da B2B e B2C.

 

A seguir, explicamos o conceito de cada uma delas, já que esses conceitos vão ajudar você a entender o que é o D2C e como ele funciona na prática. Confira!

B2B

B2B √© a sigla para ‚ÄúBusiness to Business‚ÄĚ e se refere ao modelo de neg√≥cio no qual empresas vendem produtos e servi√ßos para outras empresas. Assim, as vendas s√£o direcionadas para pessoas jur√≠dicas.

B2C

B2C √© a sigla para ‚ÄúBusiness to Consumer‚ÄĚ e se refere ao modelo de neg√≥cio no qual as empresas vendem produtos e servi√ßos para consumidores. Assim, as vendas s√£o direcionadas para pessoas f√≠sicas/consumidores finais.

D2C

D2C √© a sigla para ‚ÄúDirect to Consumer‚ÄĚ, ou seja, ela tamb√©m contempla a venda ao consumidor final, por√©m, diferente do B2C ela √© feita pela ind√ļstria.

Um dos grandes diferenciais do D2C √© que ele surgiu como uma alternativa que visa ampliar as oportunidades de vendas para a ind√ļstria. Isso significa que a ind√ļstria deve manter sua rede atual, por√©m, √© interessante investir na implanta√ß√£o de canais de venda pr√≥prios.

A import√Ęncia do digital no D2C

O D2C é baseado na premissa da utilização das ferramentas digitais, isso porque o ambiente virtual viabiliza essas vendas a um custo mais competitivo, facilitando a operacionalização dos negócios.

 

Neste sentido, a empresa optando por uma atuação mista (B2B e D2C), pode atingir uma série de benefícios, como:

 

  • aproxima√ß√£o e constru√ß√£o de um relacionamento com seus consumidores finais;
  • fortalecimento da marca;
  • expans√£o dos neg√≥cios;
  • adapta√ß√£o √†s novas demandas e realidades do mercado;
  • oportunidade para testar novos produtos;
  • forma√ß√£o de uma base de dados de clientes finais; e,
  • oportunidades de amplia√ß√£o das vendas e aumento do faturamento.

 

Fabricante com e-commerce próprio

Embora o D2C ainda esteja em uma fase de amadurecimento no Brasil, a expectativa é que ele cresça nos próximos anos.

 

Nos Estados Unidos, por exemplo, o mercado já está mais consolidado, tendo vivido um crescimento significativo nos anos de 2020 e 2021 em razão da pandemia e das mudanças no comportamento de consumo no período.

 

Voltando para o Brasil, nota-se um aumento nas buscas dos consumidores sobre a existência de e-commerce próprio nas marcas dos seus fabricantes preferidos.

 

Atentos a esse movimento, muitos gestores de ind√ļstrias t√™m investido no desenvolvimento de solu√ß√Ķes voltadas para a abertura do mercado para o D2C.

 

Em um cenário de crescimento do digital e de transformação do comportamento de consumo, é fundamental que os gestores e grandes marcas estejam de olho nas melhores oportunidades.

 

Além de viabilidade na diversificação dos negócios, o D2C tem um grande potencial de desenvolvimento, contribuindo para a expansão das marcas, aproximação com os consumidores e acesso a novas maneiras de trabalhar.

 

Apesar de ser um processo desafiador, investir nessas práticas promove uma transformação na empresa e favorece a adaptação a uma demanda de mercado. Se os consumidores estão procurando formas de comprar diretamente da fábrica, você vai perder a oportunidade de vender?

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here