Objetos afetivos na decoração da casa
Dicas para redecorar os ambientes aproveitando elementos que você já tem
Embora existam mil regras e tendências sobre decoração, esse é um assunto pessoal. Isso porque as melhores cores, objetos e estilos para a sua casa são aqueles que têm a ver com os seus gostos e com a funcionalidade que você vai dar àquele ambiente.
A ideia é que a decoração da sua casa transmita uma sensação de aconchego e isso quer dizer que é interessante trazer elementos que, de alguma forma, te lembrem afeto. É por isso que, independentemente do estilo, é tendência usar móveis e objetos antigos (ou retrô), pois eles costumam trazer memórias.
Há várias formas de fazer isso e separamos algumas inspirações para você ver o que faz sentido por aí. Como diria a escritora Martha Medeiros: “há uma regra de decoração que merece ser obedecida: para onde quer que se olhe, deve haver algo que nos faça feliz”.
Móveis e objetos de família
Um dos jeitos mais populares de inserir afeto na decoração é usar itens que pertenceram a membros da nossa família, como aquela penteadeira, mesa de jantar ou cristaleira que foi da sua mãe ou avó. Quanto mais história o objeto tiver, melhor.
Faça você mesmo
Objetos antigos podem precisar de reforma e é aí que entra outra tendência de decoração: o “faça você mesmo”. Você pode envernizar, pintar de outra cor, encapar ou trocar os puxadores e dar uma nova cara a esses elementos.
Também é possível contratar uma empresa especializada para fazer a reforma, mas colocar a própria mão na massa (ou tinta) também é uma forma de dar valor afetivo aos móveis. Afinal, você também vai poder lembrar de todo o processo que pode, inclusive, ser feito com membros da família, criando uma boa memória.
Lembranças de viagens
As recordações que trazemos das nossas viagens ou que alguém trouxe e nos presenteou, também são uma forma de encher os ambientes de estilo e memória. Incorporar aquela caneca ou escultura à decoração é uma ótima forma de lembrar daquele destino inesquecível, ou daquela pessoa que lembrou de você.
Você pode ter uma prateleira ou estante só para colocar esses objetos, mas também pode espalhá-los por diversos ambientes da casa. Tem gente que pendura por todo lado, até no teto.
Memórias na moldura
Os quadros são outro elemento que pode dar o tom de afeto que você quer. Você pode fazer montagens com fotos de todas as épocas ou colagens com elementos simbólicos – ingressos de show, desenhos e recortes de jornal, por exemplo.
A escolha das molduras é um trabalho à parte. Em ambientes mais descontraídos, até um mural pode ser uma boa ideia. Mas, molduras em estilo antigo e acabamentos envelhecidos podem ajudar a dar o tom de memórias e deixam qualquer ambiente mais aconchegante.
Mais cores nas paredes
Mudar a cor das paredes é um dos melhores jeitos de dar uma cara nova aos ambientes e pode ser interessante para complementar a decoração afetiva. Você pode, por exemplo, pintar de cor diferente aquela parede perto de onde vai colocar o móvel reformado ou os objetos importantes, chamando mais atenção para eles.
Outra ideia é pintar ou renovar a pintura dos ambientes com cores que tragam memórias afetivas e sensação de aconchego. A paleta de opções é imensa, mas tons como rosa, bege, amarelo e azul-claro costumam funcionar para esse fim. Uma parede de cor vibrante também pode dar o tom.
Plantas por todo lado
As plantas enchem os ambientes de vida, mas também de afeto. Afinal, elas são seres vivos que você precisa regar e cuidar para que fiquem bonitas. Tem gente que até fala com elas.
Escolha espécies adequadas para a quantidade de luz que os seus ambientes recebem e encha a casa de vasos e pendentes. Pode até dar algum trabalho, mas também é terapêutico.