Piscina em casa: confira as prevenções e cuidados que precisa ter
Medidas ajudarão a tornar esse ambiente mais seguro para você e sua família
Já imaginou poder curtir um dia ensolarado e quente à beira de uma piscina? Quem tem uma peça dessas em casa sabe do conforto e da delícia que é poder dar um mergulho e relaxar na tranquilidade do lar.
No entanto, ter uma piscina em casa exige algumas medidas, tanto para tornar o ambiente mais seguro, quanto para evitar situações de risco, especialmente com quem tem crianças. Basta lembrar que o afogamento é a segunda causa de óbito em pessoas com idade entre 1 a 9 anos.
A boa notícia é que existem práticas relativamente simples que inibem a ocorrência de acidentes, como você vai ver a seguir. Dessa forma, você conseguirá obter tudo o que há de melhor em ter uma piscina em casa, sem abrir mão da segurança e da proteção de quem você ama.
10 cuidados básicos para quem tem piscina em casa
Tenha atenção com as crianças
Um dos principais cuidados ao ter uma piscina em casa é ter atenção com as crianças, já que elas podem facilmente se acidentar neste ambiente. A depender da idade, elas já conseguem compreender os riscos com uma explicação didática. O importante é estar sempre de olho para evitar situações de perigo.
Tenha boias e coletes para as crianças menores
O uso de boias e coletes, especialmente em crianças que ainda não sabem nadar, é uma medida de segurança fundamental para quem tem piscina em casa. Assim, elas vão poder se divertir com mais tranquilidade e proteção.
Evite brincadeiras violentas
Brincadeiras de aspecto violento, como empurrar alguém para debaixo d’água ou fingir afogamento, não têm nada de divertido e podem causar acidentes trágicos, principalmente quando envolvem o público infantil. Não dê esse mau exemplo aos seus filhos e também coíba tais atividades.
Não corra ao redor da piscina
Correr ao redor da piscina é algo extremamente arriscado, já que as bordas costumam ser escorregadias por conta da água. Não faça isso nem permita que suas crianças o façam. Explique que isso pode causar quedas e ferimentos graves.
Não traga objetos de vidro para a piscina
Outro erro de quem tem piscina em casa é trazer objetos de vidro, como copos, taças e garrafas de bebidas para esse ambiente. Por ser um espaço molhado, tais objetos podem facilmente cair e quebrar. Logo, dê preferência a acessórios não cortantes.
Tenha uma ducha
A ducha é um item indispensável para quem tem piscina, pois ela ajuda a eliminar possíveis sujidades e substâncias que ficam na nossa pele e em nossos cabelos, como cremes hidratantes e o nosso próprio suor. Lembre-se de tomar um banho de ducha ao entrar e ao sair da piscina.
Faça a limpeza adequada
Para a higiene correta da piscina, é importante seguir as instruções do fabricante que engloba manter os níveis de cloro regulados, retirar os resíduos em suspensão da água, verificar os níveis de alcalinidade e PH da água, além de, uma vez por semana, usar o decantador e o aspirador para uma limpeza completa.
Cerque a área com grades de proteção
A área do entorno da piscina deve ser cercada com grades de proteção de, pelo menos, 1,2 m de altura, tendo uma porta devidamente trancada para evitar o fácil acesso da área pelas crianças.
Mantenha a piscina coberta
Quando não está em uso, especialmente nas épocas mais frias do ano, o mais adequado é manter a piscina coberta. Isso evita possíveis quedas, mas também que qualquer elemento externo, seja poeira ou folhas e galhos de árvores, suje a água da piscina. Você pode optar por coberturas de lona ou decks.
Verifique as condições do ralo de fundo da piscina
Todos os ralos da piscina, especialmente o de fundo, precisam estar com a proteção devida. Existem dispositivos disponíveis no mercado que evitam a sucção de cabelos (situação que pode levar a graves acidentes), assegurando a segurança de todos e o bom funcionamento da piscina.