Banho no bebê: tudo o que você precisa saber

Criar uma rotina adequada de higiene ajuda a tornar o momento mais tranquilo para pais e bebês

0
55
Banho no bebê tudo o que você precisa saber
Banho no bebê tudo o que você precisa saber
5/5 - (2 votes)

Banho no bebê: tudo o que você precisa saber

Criar uma rotina adequada de higiene ajuda a tornar o momento mais tranquilo para pais e bebês

Quando se est√° √† espera de um beb√™, √© comum surgirem diversas preocupa√ß√Ķes: com a gesta√ß√£o, o momento do parto, a escolha do enxoval e toda a prepara√ß√£o para a chegada do novo membro da fam√≠lia. Ap√≥s o nascimento, essa lista aumenta e inclui ‚Äúsimples‚ÄĚ tarefas da rotina, como o momento do banho!

Comprar uma banheira de bebê é o primeiro passo para se preparar. Mas e depois? Alguns cuidados com a temperatura da água, a escolha dos produtos e a criação de uma rotina de higiene são essenciais. Confira abaixo algumas dicas importantes para tornar o momento mais tranquilo para pais e bebês:

Cheque a temperatura da água antes de começar

√Č muito comum alguns pais deixarem a banheira do beb√™ enchendo enquanto pegam os produtos necess√°rios e se preparam para o momento do banho. Por isso, √© essencial checar a temperatura da √°gua antes de colocar a crian√ßa em contato direto, certificando-se de que ela n√£o est√° nem muito fria, nem muito quente.

O ideal √© que a temperatura fique entre os 35 e 37,5 graus. Voc√™ pode usar um term√īmetro espec√≠fico caso queira maior precis√£o. Para quem n√£o tem o acess√≥rio, a dica √© colocar um pouco de √°gua no seu antebra√ßo e sentir se a temperatura est√° confort√°vel.

Faça o uso de produtos de higiene indicados para bebês

A pele dos bebês possui sensibilidade extra em comparação à pele dos adultos. Portanto, é preciso ter cuidado na hora de escolher os produtos de higiene que fazem parte do banho: sabonete, shampoo, condicionador, desodorante, cremes, óleos e perfumes devem ser indicados para a faixa etária da criança.

Os artigos espec√≠ficos para beb√™s possuem formula√ß√£o diferente, que n√£o agride a pele e evita ard√™ncias em √°reas sens√≠veis como os olhos. O aroma tamb√©m √© mais delicado, evitando inc√īmodos.

Redobre a atenção com o umbigo

O umbigo é uma das áreas mais sensíveis dos bebês, principalmente nos primeiros dias após o nascimento. Estima-se que o coto umbilical demora entre 7 e 15 dias para cair, enquanto isso, o indicado é fazer a higiene de 1 a 2 vezes por dia com um pedaço de algodão umedecido em álcool 70%.

Ap√≥s a queda do coto, a limpeza do umbigo durante os banhos deve ser o suficiente. Em caso de d√ļvidas ou dificuldades, o mais indicado √© conversar com o profissional da sa√ļde que acompanha a evolu√ß√£o da sa√ļde da crian√ßa.

Invista em um suporte para a banheira

O suporte para a banheira é um item indispensável para muitos pais e responsáveis. Com a ajuda dele, é possível adequar a altura do objeto, tornando o banho mais fácil para os adultos e evitando dores nas costas ou desconfortos a longo prazo.

Na hora de comprar, é importante ficar atento à qualidade do produto! Como é o suporte que dá apoio à banheira, é essencial que ele seja resistente e firme, evitando acidentes ou descartes precoces.

Crie uma rotina de limpeza e conex√£o

O momento do banho n√£o precisa ser de tens√£o ou preocupa√ß√£o. Seguindo todas as dicas acima, √© poss√≠vel transformar a etapa da higiene em um espa√ßo de conex√£o entre pais e filhos. √Č nessa hora que os adultos desaceleram e colocam a sua presen√ßa e aten√ß√£o focadas 100% nos pequenos.

Para tornar o banho ainda mais divertido, √© poss√≠vel acrescentar itens ou etapas, respeitando sempre a faixa et√°ria de cada crian√ßa. Uma das op√ß√Ķes √© adicionar brinquedos ou espumas divertidas na banheira para entreter os pequenos. Com o passar do tempo, permitir que eles tamb√©m ‚Äúajudem‚ÄĚ estimula a autonomia ainda nos primeiros anos de vida. O essencial √© sempre respeitar os beb√™s e aproveitar o momento.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here